PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

PUNIÇÃO

Há já bastante tempo (12 de Fevereiro) que um comentador Anónimo me sugeriu que falasse na punição.

Peço desculpas por não o ter feito há mais tempo. Só hoje consegui arranjar tempo e disponibilidade para tratar deste assunto por duas razões: a primeira é que estava completamente empenhado na publicação do livro que vou mencionar hoje e, a segunda, é ter sido «punido» pelo ISMAT com três exames de avaliação num só mês e na mesma disciplina. É o pior que me pode acontecer porque não gosto de avaliar seja quem for.

Mas, passando à punição, posso dizer que a punição é o oposto da gratificação da qual todos gostam, Acredita-Bdetestando a punição. Contudo, a punição é necessária e, às vezes, imprescindível, pelo menos como uma potencial ameaça.

Quem não gosta que existam separadores no meio da estrada de duas vias? Quem detesta que sejam colocados as faixas de metal na berma das estradas para que os automobilistas não sejam cuspidos ou saiam do leito da estrada? Se não houvesse esses separadores e essas faixas de metal, muitos acidentes seriam mais graves, mais violentos e com consequências bem piores do que acontecem em locais em que essas faixas não existem.

Maluco2Muitos mais exemplos se poderiam dar mas, o que mais interessa reter deste exemplo, é que deve existir a ameaça da punição eficaz e eficiente para que algumas pessoas não se excedam naquilo que devem ou não fazer e que outros se salvem com uma punição adequada em tempo oportuno.

Quem quiser aprofundar esta matéria, enquanto o livro PSICOLOGIA PARA TODOS não ficar concluído e publicado, pode recorrer aos livros A PSICOLOGIA NO DIA-A-DIA ou aos 5 volumes de COMO MODIFICAR O COMPORTAMENTO. Aí se fala amplamente na punição e seus efeitos.

Psicopata-BComo não desejamos ser punidos, se não conseguirmos evitar ou fugir dessa punição, entramos em frustração (ver post Frustração) e procuramos formas alternativas de, pelo menos, a suavizar. Se não conseguirmos atingir este intento e continuarmos a ser punidos, podemos entrar em depressão aprendida, o que é patológico (Saúde Mental sem psicopatologia).

Quando conseguirmos resolver ou minimizar o sentimento de frustração, tentamos utilizar o mesmo mecanismo das vezes seguintes até chegarmos ao ponto da perfeição para podermos entrar, eventualmente, na motivação para o sucesso: é, provavelmente, a aprendizagem com reforço secundário positivo aleatório.

Joana-BPara verificar isto, podemos escrutinar o passado e a vida de muitos empresários de sucesso.

E para não irmos muito longe, a Cidália de quem fala o livro aqui apresentado, foi punida várias vezes pelo seu afastamento forçado em relação aos pais, durante os primeiros vinte anos de vida. Foi de novo punida, aos 25 anos, pela exigência dos pais que a quiseram junto de si logo que vieram de Moçambique para a «Metrópole». Também foi mais violentamente punida quando soube que os seus próprios pais levavam uma vida «indecente», segundo os cânones por ela aprendidos com os avós, seus únicos «pais».

Psicologia-BTudo isto a levou a entrar em frustração e a adoptar, como resposta ou reacção, comportamentos reprováveis até aos seus próprios olhos: alcoolizar-se e prostituir-se. Se não fosse um «tio» amigo que a encaminhou para a psicoterapia, que vida teria essa Técnica de Comunicação Social?

Essa resposta nova e inovadora para a ultrapassagem da frustração fez com que a vida da Cidália mudasse de tal maneira que até a vida «indecente» dos seus pais a deixou indiferente em relação aos «ganhos» que iria obter com uma nova conduta sua, a ponto de poder exclamar bem alto: Eu Também CONSEGUI!

Interacção-B30Embora a punição não seja boa e se torne necessária quando eficiente e eficaz, é indispensável como uma ameaça possível de se concretizar e pode tornar-se útil como um meio de ultrapassar frustrações de maneira engenhosa e proveitosa para o próprio.arvore

E até a comunidade pode ganhar com isso!

Já leu os comentários?

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual

Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Anúncios

Single Post Navigation

4 thoughts on “PUNIÇÃO

  1. Fernanda Lima on said:

    Já vi o seu novo livro. Quando vier a Portimão, peço que deixe um exemplar na recepção do consultório com a indicação do preço. Irei buscá-lo logo que possa.

  2. CãoPincha on said:

    Afinal, quando é nos nos fala do tema que propusemos por e-mail há bastante tempo ?

    • Mário de Noronha on said:

      Confesso que não tive tempo nem paciência para satisfazer o vosso e-mail em que me propunham que falasse do «bullying» porque é como o «lobbying» ou qualquer coisa semelhante que nos espanta por causa da terminologia estrangeira e é um bom tema de «exploração» dos «media».
      Logo que possa, vou tratar do assunto porque a edição dos meus livros fica em primeiro lugar e a «JOANA» está na calha para a publicação, assim como a 2ª edição do «ACREDITA».

  3. Anónima on said:

    Fomos à “HISTORIA DO NOSSO BLOG sempre actualizada” como recomenda.
    Descobrimos este poste que nos pareceu muito interessante assim como os dois últimos.
    Agora que já sabemos mexer no computador e na internet vamos pesquisando muita coisa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: