PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

«arregaçar as mangas»

Quando estava a acabar de almoçar, o telefone tocou e o meu amigo Antunes, meio a rir meio a gozar com a situação, disse-me, arvore
entre outras coisas:
— Já li o teu último post «Diagnóstico Final» e gostei imenso dele, especialmente do teu interesse em «arregaçar as mangas». Lembrei-me dos nossos velhos tempos em que aparecias e desaparecias na Faculdade de Direito, quando vinhas da Base de Sintra.

Esta constatação do meu amigo Antunes dá-me azo a que diga mais alguma coisa sobre as pretensas necessidades de diagnóstico para executar uma acção psicológica. É esta a vertente que quero explorar e aquilo que mais gosto é que me façam perguntas, exponham as dúvidas e me obriguem a esmiuçar aquilo que os outros precisam para serem autónomos.

Nestes termos, numa conversa com o Director da Biblioteca Municipal de Lagos, fiquei a saber que seria útil fazer umas palestras sobre algumas acções de psicologia com as quais o público possa beneficiar.
— Como já tinha livros publicados nessa orientação, eu não poderia fazer algo neste sentido?
Comprometi-me a fazer umas palestras mensalmente desde que houvesse gente interessada e público suficiente.

Deste modo, nasceu a ideia de fazer, pelo menos durante os próximos 3 meses, palestras que possam dar aos ouvintes uma ideia Bibliodo que podem fazer em psicologia, sem serem psicólogos ou até sem terem qualquer ideia sobre as consequências dos comportamentos comuns no dia-a-dia.

As palestras ficaram marcadas para as 17 horas dos dias 2 de Maio, 13 de Junho e 11 de Julho próximos, de acordo com o cartaz seguinte.

Em 2004, em palestras semelhantes na Biblioteca Municipal de Portimão, houve bastante participação do público.mario-70

Em 2005, aconteceu o mesmo na Biblioteca Municipal de Lagoa.
E agora, como será na Biblioteca Municipal Júlio Dantas, em Lagos?

Por acaso, já leu os posts anteriores relacionados com Diagnósticos 1Diagnóstico 2Diagnóstico 3Diagnóstico 4Diagnóstico 5Diagnóstico 6, Diagnóstico Final?

Depois das actuais palestras se verá o que pode acontecer e a apetência do público para o efeito. ,

 (Clique duas vezes sobre o cartaz para aumentar a imagem)

Já leu os comentários?

Ver post LIVROS DISPONÍVEISSaude-C

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO

de cada livro editado em post individual

Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado. 

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Single Post Navigation

5 thoughts on “«arregaçar as mangas»

  1. CãoPincha on said:

    Até que enfim, ouvimos dizer aquilo que muitos têm de fazer: começar a trabalhar, especialmente os que nos governam.
    Gostámos dos diversos posts sobre diagnósticos que foram sendo feitos ao longo destes dias.
    Já estávamos com saudades de ler as suas crónicas.
    Agora, vá trabalhar para a Biblioteca de Lagos.
    Boa sorte.

  2. Júlia on said:

    Embora não tenha assistido à sua palestra no dia 2, na Biblioteca de Lagos, porque os filhos quiseram organizar uma festinha no Dia da Mãe, uma amiga que assistiu à mesma e com quem falei, disse-me que tinha sido interessante e que talvez me pudesse dar alguma ajuda.
    O meu filho, com 17 anos, está completamente virado do avesso e não sabe o que fazer em relação aos estudos e ao futuro. Ainda está no 10º ano pela segunda vez, sem nunca ter reprovado.
    Por causa da actual crise, o meu marido teve de emigrar temporariamente.
    O filho começou a ter más notas e não sabe o que fazer; parece que anda desorientado. Não sei em que companhias anda e a minha preocupação em participar na festinha deles foi por esse motivo.
    A filha, três anos mais nova, ainda não me inspira cuidados.
    Será que posso fazer alguma coisa antes que o meu marido volte da sua comissão e veja o filho desorientado?
    Pode chamar-me Júlia.

  3. Ricardo on said:

    Agora que existem muitos assaltos e outros desacatos, o que se pode fazer em Psicologia Social para os evitar, reduzir ou eliminar?
    Estou ligeiramenre preocupado com a minha integridade física e já não tenho os 30 anos que tinha há 10.
    Pode-me chamar Ricardo e vou ficar atento ao seu blogue de que gosto muito. Obrigado pela atenção que me dispensar.
    Ricardo.

  4. Anónima on said:

    Eu também gostaria de ouvir dizer qualquer coisa sobre estes assaltos, roubos, etc. que não param de acontecer. Como os poderemos evitar? Ou não será possível?

  5. Mário de Noronha on said:

    Saber o que se passou com o Joel, é elucidativo. https://livroseterapia.wordpress.com/2012/04/14/psicopata-eu-g/

Deixe uma Resposta

