PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

JOANA a traquina ou simplesmente criança? – índice remissivo

ÍNDICE REMISSIVO

Alfabético dos conceitos, exemplificados,
da modificação do comportamento
contidos neste livro.

Conceito / explicação com exemplo? (número das páginas)

Aculturação / Influência das culturas e sub-culturas nos preconceitos (155-158)Biblio
Adolescência / Seus problemas explicados ao bancário, amigo do pai da Joana (175-180)
Contingências / Substituição, no comboio, da minha pessoa pela idosa que alterou a resposta da Joana (100)
Contingências / Erros dos pais – comportamentos inadequados e extemporâneos (259-266)
Desenvolvimento / Entre os 7 e os 9 meses de idade (L. R. Ferguson) (286)
Desenvolvimento humano / Generalidades sobre o desenvolvimento psicológico (163-168)
Desvios comportamentais / Conversa sobre desvios comportmentais com a mãe da Joana (225)mario-70
Dissonância cognitiva / Explicação técnica, com exemplos (43-44)
Efeito de Zeigarnick / Reatamento, pelo engenheiro, da conversa do dia anterior (58-59)
Extinção / Colega do infantário da Joana e eu, quando pequeno (24-25)
Extinção / Exemplos para o pai da Joana (56-58)
Facilitação social / Trabalho da Joana com o bebé na piscina, na modelagem, moldagem, etc.(247-248)
Feedback / explicação ao engenheiro (77-78)
Furtos afectivos / História da Marília filha da amiga da mãe da Joana (109-111)Psicologia-B
«Educação» errada / Inoportunidade e inadequação dos reforçadores (217-220)
Interacção familiar / Explicação da sua necessidade ao pai da Joana (89-92)
Interacção familiar-educação / Necessidade para modelagem e identificação (284-286)
Lista de procedimentos / Observação e registo (96-97
Modelagam e identificação / Explicação dos parâmetros no caso da Joana (122-124)
Modelagem / Criança pequena a tentar imitar-me com espirro (255-256)
Modelagem abstracta / Joana e o modelo do rapazinho da praia do ano anterior (32-35)Interacção-B30
Modelagem-Identificação / Pai da Joana a falar de si quando criança, quase a elogiar isso, em presença de filha (16-18)
Modificação do comportamento / Adequação e oportunidade das acções – exemplo das contingências com uma bebé prima da Joana (218-220)
Modificação do comportamento / Resultado da acção do bancário com o filho transviado (ver D/175-180) (249-252)
Moldagem / Experiência feita pelos alunos com um professor, explicada ao pai da Joana (51-55)Imagina-B
Moldagem / Exemplo da mendiga no Parque Eduardo VII (125-127)
Motivações gerais / Explicação dada à mãe da Joana (291-296)
Nível intelectual / Diferença entre a posição ordinal dos filhos – investigação de 1976, nos EUA (Weinberg e outros) (232)
Pico de extinção / Conversa com a senhora idosa (59-60)
Previsão / Previsão do comportamento de Joana conforme o meio ambiente (20)
Psicanálise-modificação do comportamento / Exemplificação da diferença entre pensamentos psicanalítico e Maluco2comportamentista (129-132)
RCI / Bloco de papel apresentado à Joana no comboio (19)
Reforço / Explicações pormenorizadas, com exemplos, para o pai da Joana (67-74)
Teimosia / Aprender a teimosia por culpa dos mais velhos (47-50)

Este índice foi preparado devido a algumas incompreensões verificadas em quem consulta este blog.

Estes conceitos e exemplos relacionam-se com o livro indicado no post seguinte:
https://livroseterapia.wordpress.com/2011/09/21/joana-a-traquina-ou-simplesmente-crianca-d/Psicopata-B

Já leu os comentários?

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual

Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]arvore

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

 

Anúncios

Single Post Navigation

One thought on “JOANA a traquina ou simplesmente criança? – índice remissivo

  1. Sabendo que tínhamos adquirido e estávamos a ler “JOANA a traquina ou simplesmente criança?”, duas pessoas do nosso grupo quiseram que lhes explicássemos melhor os conceitos de extinção e de dissonância cognitiva e, se possível, a sua aplicação na vida prática.
    CãoPincha – compincha.wordpress.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: