PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

PSICOLOGIA PARA QUÊ?

Há dias, um velho conhecido, do tempo em que eu mantinha no Jornal de Queluz, em 1980, um espaço intitulado PsicologiaBiblio para quê? com informações para os leitores, perguntou-me porque razão não continuava com essa actividade, agora que deveria ter muito mais experiência do que nos primeiros tempos de clínica.
Respondi-lhe que, além de ter colaborado com outros jornais e revistas como CONHECER A PESSOA, do Centro de Psicologia Clínica e o TIL, de Portimão, estava a manter este blog com informações para quem quisesse colaborar, dando sugestões ou pedindo opiniões, apenas com um comentário em qualquer dos posts.
Além disso, estava a tentar difundir as informações através de alguns livros que vamos refundir e publicar logo que haja oportunidade e capacidade financeira.
Já que a Psicologia é tão útil e está mal difundida e compreendida, porque não tentas qualquer outro tipo de informação para aqueles que necessitam dela? – foi a pergunta quase final.mario-70
Esta pergunta deu-me a oportunidade de pensar em elaborar este post, a ser melhorado logo que possível, para explicar com maior precisão aquilo que os psicólogos podem fazer.

Quando uma pessoa tem problemas psicológicos, pode ir imediatamente ao psicólogo ou, na impossibilidade, pode tentar compreender a sua situação através de algumas leituras e aquisição de novos conhecimentos.
* Se nunca consultou um psicólogo, tente saber, em primeiro lugar, se tem carteira profissional.
* Procure avaliar a sua capacidade ou bom nome através de informações de pessoas conhecidas que já o consultaram.
* Quando se sentir confiante, siga as suas orientações e instruções.Psicologia-B
* Na primeira consulta, não o assoberbe com informações que podem não interessar no momento. Também não deixe de responder às suas perguntas com toda a sinceridade. É preferível dizer que não responde à pergunta em vez de «mentir» ou tentar distorcer a verdade. O psicólogo saberá lidar com a situação.
* Em caso de psicoterapia, esteja disponível para fazer alguns exer-cícios que, por vezes, são indispensáveis e aumentam a rapidez de recuperação, tornando-a mais eficaz e duradoura. Podem demorar apenas 5 minutos no momento de ir dormir (ver no meu anterior blog PSICOLOGIA PARA TODOS o post Profilaxia e Psicoterapia na Depressão, de 6Jun09). O que se passar depois desses 5 minutos não interessa, a não ser para o psicólogo ter conhecimento disso.
* Antes de ir para a consulta, pode experimentar fazer os exercícios indicados no post acima mencionado. Ficará mais apto a Interacção-B30responder às perguntas do psicólogo.
* Tente escolher e ler alguns livros que indicam aquilo que outras pessoas com problemas semelhantes fizeram e os resultados que conseguiram obter (ver post Livros Disponíveis, de 15Set10). A leitura dos livros com as experiências dos outros, pode ajudar a fazer uma psicoterapia eficaz, que ajude na prevenção e profilaxia no futuro, sem perder tempo nem dinheiro.
* Consulte os posts que mais interessam neste e nos outros dois blogs anteriores, escolhendo-os através do post História do Nosso Blog, sempre actualizada, de Novembro de 2009, deste blog.
* Comente qualquer post e peça informações.Joana-B
A moderação dos comentários foi introduzida por este motivo: alerta atempadamente o autor do blog para a notícia ou pedido de informação.

Com estas informações, parece-me que se está a tentar ajudar as pessoas que necessitam de aconselhamento psicológico, tornndo-o mais acessível, económico e eficaz.

Já leu os comentários?

Ver post LIVROS DISPONÍVEISarvore

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual

Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

2 thoughts on “PSICOLOGIA PARA QUÊ?

  1. Também sou psicólogo e não concordo com este tipo de divulgação de informações que está a fazer.
    Até parece que está a fazer a propaganda dos seus livros e serviços. Péssimo serviço para a psicologia.

  2. Olá, adorei o blog!
    Façam uma visitinha no meu..é bem voltado para a psicologia clínica.Obrigada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: