PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

REFORÇO ALEATÓRIO

ComentárioPsicologia-B

“Estive a ver este blogue e vários outros anteriores e especialmente dois.
Verifiquei que no post
ENCOPROSE, de 4 Set 10, uma psicóloga que não deseja ser identificada, fez um comentário desfavorável à modificação do comportamento.
O mesmo foi respondido com o poste
CONFLITOS E DESUMANIZAÇÃO.
No entanto, o comentário de um outro colega seu, José António, feito em 15 de Novembro no post
REFORÇOS POSITIVO E NEGATIVO, indica que ele demonstra o seu muito apreço pela modificação do comportamento.
Porém, quanto ao que me interessa, não consegui saber bem através deste poste, o que é o reforço aleatório.
Quando é que sai o livro
«PSICOLOGIA PARA TODOS»?”Biblio

 

Caro Comentador,

Em primeiro lugar, cabe-me o dever de pedir desculpa pelo meu lapso de não ter respondido correcta e completmente à pergunta sobre reforço aleatório feita pelo comentador que deu origem ao post e, antes que me esqueça de novo, vou dizer que é tão simples como jogar na lotaria, no totoloto, na raspadinha ou no euro milhões: mario-70
nunca sabemos se vamos ganhar (ter a satisfação de receber o prémio = reforço positivo secundário) quanto e quando. É uma incógnita que nos deixa suspensos do resultado. Por isso, continuamos sempre a tentar ganhar algum prémio com a nossa actividade de «jogar na lotaria».

Em segundo lugar, posso dizer que a publicação do livro depende da sua finalização e de um esforço financeiro que não é possível neste momento. É a crise.

Em terceiro lugar, o livro “JOANA a traquina ou simplesmente criança?” satisfaz perfeitamente, no essencial, a compreensão dos conceitos fundamentais da modificação do comportamento. Já leu as páginas 27-28 e 67-74 em Joana-Bque o Maurício explica ao pai da Joana os diversos tipos de reforço?

E as diversas páginas em que ao longo do livro se está a tentar fazer compreender à criança de 7 anos o que é o reforço?

Nas 316 páginas deste livro, são dados inúmeros exemplos da vida prática com a qual somos confrontados no nosso dia-a-dia. Em breve talvez até se prepare uma colecção de biblioterapia para cada um se poder desevencilhar das dificuldades e desequilíbrios psicológicos que são muito frequentes.

Consulte também o Índice Remissivo relacionado com o livro e publicado,  em Setembro passado, no post JOANA a Psicopata-Btraquina ou simplesmente criança? Veja se consegue ler o livro e depois faça os seus comentários e as perguntas que julgar necessárias e úteis. Estarei sempre ao dispor de acordo com as minhas possibilidades.

Obrigado pela colaboração com o comentário e pela lembrança quanto ao reforço aleatório que eu também vou procurar até Sexta-feira.

Já leu os comentários?

Ver post LIVROS DISPONÍVEISarvore

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual

Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado. 

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: