PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO 3

ComentárioBiblio

“A minha amiga esteve sempre de olho no computador e já leu o post. Eu também já li algumas coisas mas fiquei preocupada quando soube da dissonância cognitiva. Associei isso ao comportamento do meu marido. Ele também dá, de vez em quando, umas palmadas nos filhos quando eles se portam mal. Será que tudo o que fazemos, está errado? A «Júlia», que é minha amiga, diz que não. Tudo, não.”

Senhora comentadora,Joana-B
Já que fez outro comentário depois de ler o post dedicado a si e é amiga da «Júlia», vou tentar dar uma resposta quase imediata.

Desejo que leia em profundidade ou pelo menos os posts mencionados e os comentários que foram feitos.

Entretanto, quero salientar alguns pontos:
A atitude firme e coerente dos pais exigindo comportamentos consequentes é muito importante (pág. 187 e seguintes):Psicologia-B

“Durante o jantar, Fernanda quase não conseguiu falar comigo porque as perguntas que a Joana me fazia eram tantas que não deixavam qualquer espaço a ser preenchido pelos pais. Pouco antes da meia-noite, a Fernanda impôs à Joana que se fosse deitar. Eram horas de ir para a cama mesmo em dia de férias.
            – Normas são normas – disse ela, não admitindo mais justificações e acrescentou: – Nos outros dias vais para a cama às dez, o mais tardar e, aos fins-de-semana, não pode ser depois da meia-noite.
            Lá foi a Joana, muito contrariada, dormir para o seu beliche, depois de se lavar e arranjar, acompanhada dos pais Interacção-B30mas não sem me dar previamente as boas-noites e conseguir a promessa de que eu estaria bastante cedo em casa dela para sairmos no dia seguinte.”
 
Discutindo apenas este trecho do livro:

  • Se depois de a mãe ter dado a indicação para a Joana ir para a cama o pai tivesse discutido essa ordem divergindo da mesma, em que situação de confronto ou desconforto mental ficaria a Joana? Acreditaria na mãe ou no pai? Em nenhum? Nos dois, entrando em dissonância cognitiva? Ou, no futuro, iria aproveitar a ideia de um deles conforme lhe conviesse? Seria uma aprendizagem para a intriga e chantagem?Saude-B
  • Depois de dar à Joana a indicação de ir para a cama, se ela conseguisse não ir dormir, não seria uma aprendizagem de desobedecer às ordens, por mais legítimas, lógicas e coerentes que as mesmas sejam?

Um outro ponto importante para reflexão é o que aconteceu na Praia da Luz quando todos estavam na Pastelaria Kiwi (149). É uma discussão a respeito da dissonância cognitiva por má interpretação do seu verdadeiro conceito.

Nestas condições, peço que leia, juntamente com o marido, todos os posts que indiquei, assim como os comentários, consulte oAcredita-B Índice Remissivo deste livro, tentem aplicar as medidas necessárias, verifiquem os resultados, corrijam as falhas e informem-me se os comportamentos dos filhos não mudarem nem um bocado.

O facto de não actuarem devidamente agora, pode dar origem a uma educação defeituosa e a uma má estruturação da personalidade. Tenham em atenção que «os exemplos vêm de cima» e que as figuras de modelagem, identificação, reforço vicariante (especialmente se for negativo e aleatório) podem ocasionar, às vezes, muitos «danos» que deixem alienada a pessoa no futuro.

Os meus cumprimentos a todos e também à «Júlia».arvore

Já leu os comentários?

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual

Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também um outro assunto acerca do qual não tivesse pensado. 

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

3 thoughts on “MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO 3

  1. Passámos todo o dia de hoje a consultar vários postes e ficámos com vontade de ler o “JOANA, a traquina ou simplesmente criança?”
    Como a minha amiga «Júlia» emprestou-o a uma pessoa que está agora longe dela, peço o favor de me enviar um exemplar à cobrança pelos CTT, para o endereço antes utilizado.
    Obrigada por tudo.

  2. Este post deu-me que pensar e levou-me aos anteriores porque temos muitas vezes comportamentos semelhantes aos descritos.

  3. Estivemos a ver este poste e gostámos imenso do que nele vem especificado.
    Isto levou-nos a ver os anteriores e outros relacionados com os diversos tipos de reforço.
    Ajuda muita gente a tentar dar apoio aos filhos o melhor que puder ser.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: