PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

PSICOLOGIA PARA QUÊ? 2

Comentário

Também sou psicólogo e não concordo com este tipo de divulgação de informações que está a fazer.
Até parece que está a fazer a propaganda dos seus livros. Péssimo serviço para a psicologia.”
Anónimo

Pretenso ou alegado colega,

Estive a ler o seu comentário e pensei bastante antes de lhe responder.

Antes de tudo, não sei se é psicólogo ou se não passa de um simples SPAM que aparece na Internet. Há dias, tinha na minha caixa de correio a oferta de prémios, um de 500.000.00 libras e outro de 1.000.00 dólares só para me «apanharem» os dados pessoais. Valeu?

 

Posso dizer ainda que os meus posts são preparados para dar respostas às pessoas que pedem informações. Tento dá-las o melhor possível e com a documentação de que se possam socorrer em caso de vontade ou necessidade. Recomendo que a consultem e não proponho que a adquiram. Digo como a Bibliopoderão obter. As pessoas que a desejam ou não a tem e necessitam dela, se não a puderem pedir emprestada, podem tentar adquiri-la. É a vontade de cada um.

 

Já dei uma resposta adequada, há bastante tempo, no post ESCLARECIMENTO, de 22Jul08, do blog  PSY FOR ALL.

Dei uma segunda resposta no post RESPOSTA A UM COMENTÁRIO, de 14Set08, no blog PSICOLOGIA PARA TODOS.

Uma terceira resposta foi dada a uma também alegada ou pretensa psicóloga, no post CONFLITO E DESUMANIZAÇÃO, de 27Set10, neste blog.

 

Posso também dizer que o blog inicial (ver a HISTÓRIA DO NOSSO BLOG, sempre actualizada, de Novembro de 2009) foi elaborado por ideia e vontade de Psicologia-Bantigos consulentes que, estando à distância, me queriam contactar. Se em vez de dar resposta a um, pudesse satisfazer a necessidade de muitos, achei que a melhor solução era um blog e os comentários associados.

Dentro da minha maneira de actuar, julgo que não estou a propor consultas como vejo em vários locais da internet, nem estou a fazer publicidade dos livros. Apenas estou a informar quais os livros publicados, onde e como se podem adquirir e qual a sua aplicação e utilidade na prática.

Estou a tentar dar às pessoas que o solicitam, um conselho ou uma informação especializada que de outro modo não a teriam sem se deslocarem a um consultório, gastar muito tempo e talvez bastante dinheiro. Pode ser que este meu procedimento possa reduzir algumas consultas, mas não me estou a queixar disso. Mais alguém se sente prejudicado?

Será que o pretenso ou alegado colega de profissão também acha mal as muitas coisas que se ouvem na televisão e se lêem nos jornais sobre psicologia, medicina, Interacção-B30nutricionismo, economia, advocacia, arquitectura, belas-artes e outras profissões?

Não viu na televisão colegas seus a dizer muita coisa e até a dar opiniões com as quais eu tenho o direito de não concordar? E com as quais até vários colegas não concordem? Consulte o post SÍNDROME DE PERSEGUIÇÃO FILIAL, de 24Jan10.

 

Há bastantes anos, um livreiro amigo quis ter nas suas estantes algumas brochuras publicadas pelo Centro de Psicologia Clínica que eram destinadas aos nossos consulentes, utentes ou pacientes. Alguns colegas que esse livreiro conhecia, criticaram as nossas publicações porque achavam mal colocar uma técnica científica específica nas mãos de toda a gente. Diziam eles que a psicologia devia ser praticada nos gabinetes dos psicólogos. Nesses gabinetes, tal como no meu, também se paga a consulta. Qual seria a ideia deles?Saude-B

 

Quanto a si, posso garantir que não lhe vou fazer concorrência nem lhe vou «roubar» a clientela. E as minhas informações do blog muito menos o farão.

 

Bom desempenho, muita sorte e maior clientela!  

De qualquer modo,  muito obrigado pelo comentário que me obriga a pensar no assunto e me ajuda a corrigir quaisquer erros que possa ter cometido ou venha a cometer. arvore

Já leu os comentários?

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS 

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual

Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial“História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também um outro assunto acerca do qual não tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

4 thoughts on “PSICOLOGIA PARA QUÊ? 2

  1. CãoPincha on said:

    Estivemos a ver este poste e a examinar os anteriores que nele foram citados. Tal como outros já disseram nos vários comentários anteriores, parece que alguns psicólogos não são bons da cabeça. Muito do que ouvimos e vemos nos vários programas da televisão, parecem-nos fantasias a mais, tal como as demonstrações da hipnoterapia que bem mostrou conhecer.
    Se, por acaso, já está mais descansado, quando quiser, gostaríamos de saber mais alguma coisa sobre como evitar tantos desmandos dos quais vamos tendo conhecimento. Parece-nos que o mundo vai ficando cada vez mais alienado em todos os sentidos – moral, emocional, económico, político, social — e com tendência a concentrar tudo nas mãos de uns poucos que conseguem manipular quase tudo com a ajuda de muitos que se deixam alienar.
    O que é que nos diz sobre isto?
    Bom fim-de-semana!
    Cão Pincha

  2. Mário de Noronha on said:

    Embora não esteja totalmente «descansado» como desejam, a resposta tem de ser rápida. Não se queixem que seja muito «comprida».
    Mário de Noronha

  3. Como o conheço há muitos anos, desde o Centro Médico de Diagnóstico da Av.ª Infante Santo, em Lisboa, (ver poste ENCOPROSE 2), desagradam-me os comentários dos seus colegas como os que deram origem a este poste e ao de 27 de Setembro deste ano.
    No seu gabinete exclusivo, onde trabalhava até com mais colabora-dores, nunca vi um único diploma na parede, como acontecia até nos vários consultórios partilhados por muitos especialistas.
    Como me custou aceitar as críticas que foram feitas, passei quase todo o último fim-de-semana a reler a maior parte destes postes.
    Já agora, por uma questão de esclarecimento, fico curiosa para saber porque razão as empregadas da recepção diziam que tinham muita confiança em si, profissionalmente e no capítulo do seriedade, corroborada pela maior parte dos pacientes.
    Anónima amiga da «Júlia».

    • Agradeço este comentário tal como todos os outros, mesmo que sejam negativos ou hostis. Obrigam-me a pensar e a agir de uma maneira mais coincidente com a realidade que nos cerca, podendo a dos outros não ser igual à minha.
      Para tentar satisfazer em parte a sua curiosidade, necessito de tempo, paciência e alguma ajuda. Veremos quando é que isso possa acontecer a fim de conseguir preparar o MEU PERFIL, a incluir num post deste blog, do mesmo modo como estão os LIVROS DISPONÍVEIS e a HISTÓRIA DO NOSSO BLOG, sempre actualizada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: