PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

RESULTADO DE UM ACONSELHAMENTO 2

Comentário do AntónioConsegui-B

“Senhor doutor.
Agradeço a resposta imediata que deu ao meu pedido.
Consultei os seus três blogues, os postes indicados e não só.
No Natal tive mais do que o tempo de estar só, em casa, comer bolo-rei e beber um pouco de porto.
Tentei praticar o que recomendou e indicou no poste. Foi difícil conseguir alguma coisa. Passei a ler de relance o livro “Eu Também CONSEGUI!” que um meu conhecido me emprestou. Fui para Psicopata-Buma esplanada descansar um pouco, ler e estar entre outras pessoas. A partir de estar na esplanada comecei a recordar alguns factos agradáveis da minha vida.
Li o caso do TIAGO e fiquei mais entusiasmado. Fiz os exercícios de relaxamento muscular como ele fez. Assim foi melhor. Tenho 35 anos, não estou a tomar qualquer droga e quero progredir na vida.
Obrigado por tudo.
Compreendi quase tudo mas fiquei na dúvida porque não entendi a sua frase “Faço lembrar que as drogas para a depressão dão ânimo mas exageram-no em certos momentos mais críticos, o que pode ser mau.Difíceis-B
Como estou a ficar entusiasmado com o que aconteceu com o Tiago e com a Cidália, quero ler tudo outra vez mas esse meu conhecido deseja que lhe devolva o livro na segunda-feira, hoje de manhã. Agradeço que me mande rapidamente um pelo correio, com porte a pagar por mim.
Posso dizer que o Natal foi menos triste e mais calmo. Estou a sentir-me melhor este fim-de-semana.
Boas entradas no Novo Ano.Psi-Bem-C
António”

Senhor António,
Ao ler o comentário que fez em relação ao meu post, fiquei muito satisfeito por lhe ter conseguido dar uma pequena ajuda. O trabalho foi todo seu e tem de continuar do mesmo modo. Nestas coisas não há pessoa alguma que «possa» fazer o trabalho por nós.

Quanto à minha frase do post que citou no comentário, quero referir que no caso de neurose depressiva ou de angústa (pg 59), aSaude-B pessoa sente,no início, um certo desânimo que pode ir aumentando com o tempo. Quando vai ao médico, ele ajuda-a prescrevendo um ansiolítico para eliminar ou diminuir a angústia que sente. Quando a angústia diminuir e o sentimento de desânimo se reduzir, como no caso da psicose maníaco-depressiva, a euforia pode aumentar (pgs.72-74 ).
Pode haver pessoas que se entusiasmem tanto, que julguem poder fazer tudo já que não se sentem deprimidas. Se a medicação não for devidamente controlada a cada momento, essa euforia sem o desânimo, pode levar o indivíduo a cometer actos exagerados. Esses actos podem ser contra si ou contra os outros.

Foi por isso que recomendei que se recordasse dos bons momentos passados na vida, partindo do princípio de que os mesmos Psicologia-Bserão de bem-estar e satisfação, como acontece com quase toda a gente. Se forem de satisfação por magoar alguém, já não são recomendáveis (G). Também disse que seria melhor ter consultas ou apoio psicológico porque esses pensamentos, sentimentos e emoções são controladas e orientadas. Quando não existe o efeito da droga mas sim o de relaxamento (pg. 157-163), o perigo de fazer qualquer disparate é menor, quer dizer, magoar os outros ou magoar-se a si próprio.
Nestes termos, deve compreender que não gosto de fazer aconselhamento a pessoas que estão a ser medicadas porque o relaxamento sem qualquer medicação, ajuda a ter comportamentos mais controlados e menos «instintivos» e irreflectidos (págs. 149-155 /157-163).Acredita-B

Depois disto tudo, resta-me desejar-lhe boa sorte. Se puder, leia também outros livros que estão recomendados mas continue a fazer os exercícios de relaxamento e seguir, mais ou menos, as pisadas da Cidália ou, se puder, do Antunes.  A leitura atempada,  cuidadosa e repetida para o conhecimento do que se passou com os outros é muito importante. Se Beers (pg. 29) não tivesse publicado o livro “A Mind That Found Itself”, contando a sua odisseia pessoal no mundo da «maluqueira», não teria surgido, nos meados do século passado, a Associação Nacional para a Saúde Mental nos EUA. A ampla divulgação que esta livro teve no mundo de então, ajudou imenso a que as ideias sobre a saúde mental mudassem para melhor. Vale a pena saber tudo isto para nos situarmos no mundo e nos Depressão-Bconhecermos profundamente. É esta a minha ambição.

Posso acrescentar que todos temos momentos bons e maus. As estações do ano vão-se sucedendo com acontecimentos agradáveis e desagradáveis. O calor, a chuva, a neve, o gelo, são agradáveis e, às vezes, desagradáveis para certas pessoas, em determinados momentos e nas várias regiões do globo. Tudo depende da nossa situação e da nossa capacidade de ultrapassar os maus momentos, ganhando a força necessária durante os bons. «Agarre-se» aos seus bons momentos e «lute» para os conseguir reproduzir ou, pelo menos, reviver «para ganhar coragem» e ultrapassar os maus momentos.
Melhor sorte no Novo Ano que se aproxima. O livro foi para os CTT ontem de manhã. Atenção ao correio.arvore

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro
editado em post individual

Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post ini-cial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Single Post Navigation

3 thoughts on “RESULTADO DE UM ACONSELHAMENTO 2

  1. António on said:

    Logo depois de receber o livro da «Cidália» que queria ler com muita atenção, tive tempo e disposição mais do que suficiente para meditar na minha vida.
    Os meus pais fizeram-me muita falta porque era filho único e nunca me dei com muitos amigos. Eles eram a minha companhia quase permanente.
    Até ao fim-do-ano tive tempo de ler, descansar, meditar e fazer relaxamento e agora estou mais interessado no trabalho e na vida social.
    Gostaria também de saber o que se passou com o «Antunes».
    Preciso de ler mais. Por isso, quero os outros dois livros que mencionou nos dois postes. Podem ir para o mesmo endereço do anterior.
    Estou satisfeitíssimo porque concordo consigo. Não sei se teria tempo e disponibilidade para a consulta. Apenas uma consulta ficaria muito mais onerosa do que os três livros que vão custar 43€. Não a conseguiria com um psicólogo de confiança mesmo procurando entre os muitos anuncios. Posso ler os livros onde quiser…, quando quiser e praticar tudo ao meu gosto.
    Fico assim com as instruções técnicas para fazer as experiências que desejar.
    Agradeço-lhe os conselhos e o envio de todos os livros e desejo um Bom Ano de 2011.
    António

    • Os livros vão logo de manhã para os correios. Aconselho a ler, em primeiro lugar, as últimas páginas de “Saúde Mental” para compreender bem a sua situação. Profilaxia e boa compreensão da situação de cada um é o mais importante.
      Boa sorte e também um Bom Ano de 2011 para si.
      Mário de Noronha

  2. Vi este post e os comentários e fiquei satisfeita porque este blog, muito útil para todos, parece que está a ser devidamente consultado e aproveitado.
    O aconselhamento que me fez em tempos em relação ao meu filho está a dar resultado.
    Já aprendi a ter cuidado com as expressões faciais e outros trejeitos que podem denunciar intenções diferentes das palavras que estamos a proferir. A dissonância cognitiva também passou a ser do conhecimento do meu marido. Ambos aprendemos a não ralhar nem a não ligar importância quando o filho apresenta os seus problemas, às vezes estúpidos e a aflorar o mesmo tema, com calma, quando estamos bem dispostos. Com a filha vamos seguir o mesmo método como prevenção.
    Todos os livros serviram para muito. Espero que me mande o livro “PSICOLOGIA PARA TODOS” logo que seja publicado.
    Já sabe o endereço.
    Bom Ano Novo de 2011.

Deixe uma Resposta

