PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

RELAXAMENTO 3

Sr. Inácio (Anónimo)mario-70
Li o seu «comentário»:

“Apesar de ler com toda a atenção este poste e vários outros, custa-me aceitar a força que faz por causa do relaxamento. A doença da pessoa é só mudar de ideias, perder os medos ou deixar de ter comportamentos compulsivos.
Pode tratar-me por Inácio.”

feito no post RELAXAMENTO 2 e dei a resposta imediata:Imagina-B

“Pelo facto de o relaxamento e a imaginação orientada serem muitíssimo importantes e imprescindíveis tanto para a psicoterapia como para a prevenção e profilaxia, vou preparar, logo que possível, um novo post “RELAXAMENTO 3” para enquadrar este tema.”

Depois de dar esta resposta e antes de tudo, devo dizer que o meu interesse máximo em que o paciente faça o relaxamento e o treine com afinco, está praticamente relatado no «caso» do Januário (L).
À noite, fui fazer o relaxamento e a imaginação orientada para descobrir se poderia preparar um post mais condicente Psi-Bem-Ccom a informação que desejava dar e o resultado foi o seguinte.
Fui para a cama com este tema em mente e logo depois de começar o relaxamento, essa voz conhecida que mais parecia a voz da consciência, perguntou-me:

Para explicares tudo bem, da maneira como tu queres, se até os  políticos (ou politiqueiros?) utilizam o futebol e a sua linguagem para «endrominar» os seus eleitores, porque razão não fazes o mesmo para esclarecer devidamente os teus leitores?

Continuei a fazer o relaxamento e tentei dormir com isto na cabeça e, passado pouco tempo pareceu-me que essa voz conhecidaAcredita-B voltava a fazer mais perguntas:
– A capacidade de disponibilidade e de relaxamento mental não é necessária para uma boa saúde mental?
– Para uma boa saúde mental não é indispensável que a pessoa deixe de estar numa situação neurótica?
– Para uma boa resolução da situação neurótica não é necessário que a pessoa entre em relaxamento mental e consiga raciocinar bem?
– Todo este raciocínio não é feito com as vivências da própria pessoa?
– Quem mais tem acesso a esse «material» a não ser o próprio?
– Se essa pessoa não conseguir aceder a esse «material», enquanto fica completamente relaxada, quem mais o pode fazer?Consegui-B
– O relaxamento pode ser encomendado a outra pessoa?
– Também pode ser necessário que mais alguém a ajude a atingir esse estado para evocar o «material». Quem? Um treinador? Um psicoterapeuta, que o pode ajudar mas nunca fazer o trabalho por ele?
– Será possível pedirmos agora ao actual melhor treinador de futebol do mundo, o «Paixão», que pegue num grupo de crianças exímias como foram o Eusébio, o Pelé, o Ronaldo, o Cristiano Ronaldo, o Liedson e muitos outros que, ao fim de 2 meses de treino, os ponha a ganhar contra equipas já treinadas durante anos por outros futuros «Paixão» que existem no mundo?
– Por melhor que seja o «Paixão» poderá vencer com equipas que não estejam treinadas?Psicopata-B
– A tua equipa não é composta por jogadores em bruto, sem qualquer treino mas que quer ganhar o campeonato do futebol da vida saudável?
– Como poderão alcançar isso sem o treino necessário?
– E se o tempo for curto e os campos de treino escassos, os interessados não poderão treinar no seu quintal ou num locasl público quando os outros meios não estiverem disponíveis?
– Não será melhor que a equipa esteja sempre treinada para enfrentar qualquer jogo difícil?
– Tu não és o treinador deles?
– Não tens o direito e a obrigação de os fazer treinar mesmo que seja num campo vulgar e com parceiros medíocres se não Depressão-Btiveres outra alternativa?
– Como pensas fazer os teus jogadores ganharem o campeonato se eles não quiserem treinar?
– Achas que se todos eles estivessem sentados numa bancada a ver os teus treinos, a ouvirem as tuas recomendações e a lerem as técnicas, seriam capazes de ganhar qualquer desafio sem o treino necessário?
– Achas que o melhor «Paixão», do mundo, seria capaz de conseguir isso?

Parece que, na minha sonolência, ainda tomei consciência de todas estas perguntas e que respondi:
– De facto, o conhecimento das técnicas e do modo de actuar são essenciais, mas o treino é fundamental e ainda mais importante.Saude-B

A seguir, devo ter dormido profundamente porque me parecia que essa voz interior tinha razão e que eu devia insistir para que os meus jogadores treinassem. Se não, nada poderia fazer para eles ganharem o campeonato da vida saudável.
De manha, logo que acordei, lembrei-me de repente do Januário, que tinha estado dezenas de anos com os seus problemas neuróticos, desiludido com a medicação, a psicanálise e a psicoterapia a que se tinha submetido. O treino intenso de relaxamento, durante anos, feito a pedido da Germana tinha atingido 1500 períodos de psicoterapia ou 750 horas. A leitura de livros,  algumas centenas de horas e, por isso, a sua psicoterapia (comprimida)   demorara menos de 50 Biblioperíodos ou 25 horas, concluída em 2 ou 3 dias (C) (L).

Por descargo de consciência (e talvez por curiosidade?), telefonei para ele logo de seguida a perguntar pela família e pelo seu negócio de turismo. Informou-me calmamente que tudo estava mau mas que eles não podiam baixar os braços. Tinham de ser criativos e de continuar a lutar por melhores dias, tanto mais que os filhos estavam a crescer e a necessitar de ajuda.
Estava a treiná-los a fazer relaxamento todas as noites para conseguirem ter mais ânimo para enfrentar as agruras da vida que não deveriam ser poucas. Eles é que não podiam baixar os braços.

Com este discurso e com a calma com que falou, tive a certeza de que arranjara mais um adepto para meu ponto de vista e da Dificeis-Bpsicoterapia que estou a utilizar.

Também tinha acabado de arranjar quem propusesse, enquanto estava a dormir, uma resposta elucidativa para a pergunta colocada pelo Sr. Inácio e que me surpreendera bastante.

Julgo que o relaxamento e a imaginação orientada estão a cumprir o seu papel.

Já leu os comentários?

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS arvore

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual

Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado. 

 Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

5 thoughts on “RELAXAMENTO 3

  1. Já li este poste e mais alguns. Agora fico mais compenetrado da importância do treino, da prevenção e da profilaxia de que tem vindo a falar.
    É pena ainda não ter todos os livros publicados.
    Fico à espera.

  2. Inácio on said:

    Um amigo meu a quem emprestei os livros que me foram emprestados por um outro amigo, conseguiu com muita persistência fazer o relaxamento.
    Agora, está a tentar conseguir pelo menos parte do que fez o Antunes.
    Obrigado pela ajuda.

  3. Já me conhece e deu-me uma resposta que me ajudou bastante.
    Os medicamentos não irão ajudar também?
    E as leituras são tão importantes que podem ajudar a fazer uma psicoterapia?
    Agrdeço, desde já, a ajuda que me possa dar.
    Inácio.

    • Vou tentar responder-lhe logo que tenha oportunidade. Contudo, se se quiser adiantar, aconselho a ler as páginas 153 a 164 do livro da Cidália — Eu Tanbém CONSEGUI! — onde ela apresenta um resumo dum artigo, antes se se acabar a sua narrativa.
      Espero transcrever no próximo post aquilo que julgar necessário para um entendimento melhor das minhas recomendações.
      Mário de Noronha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: