PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

REFORÇO DO COMPORTAMENTO INCOMPATÍVEL 3

No post REFORÇO DO COMPORTAMENTO INCOMPATÍVEL 2 cheguei a ver o seguinte comentário feito por um Imagina-BAnónimo:

Já li este poste e o anterior sobre o reforço do comportamento incompatível.
Sou pai solteiro e tenho uma filha que desejo educar o melhor que puder dentro das minhas possibilidades. Será possível dar-me mais algum exemplo sobre esta técnica?
Às vezes parece que a devo utilizar quando ela fala sobre a mãe e eu não posso dar as respostas todas.
Compreenda a minha situação.Psicologia-B
Anónimo.

Senhor Anónimo:
Depois de lhe ter dado uma resposta imediata a este comentário, tenho de dizer que no livro PSICOLOGIA PARA TODOS apresento um caso em que o pai não conseguiu «falar» com o filho já adolescente, acerca do abandono do lar pela mãe, para ir viver fora de Portugal com outro homem. O filho, não conseguindo estabelecer diálogo com o pai, «meteu-se na droga» e, expulso de casa, só depois de apanhado num furto a que foi obrigado pelos traficantes, foi «recuperado» através dum artifício utilizado por um antigo colega de estudos a trabalhar no momento, na Interacção-B30Polícia, para recuperação de toxicodependentes.

Por isso, vou elaborar este post com a transcrição das páginas 60 a 62 do livro “JOANA, a traquina ou simplesmente criança?” em que o psicólogo conversou com uma senhora idosa que se queixava sempre de dores nas pernas, sem ninguém poder fazer algo de benéfico em seu favor. Exemplifica a simplicidade de procedimentos para a utilização desta técnica que também facilita imenso a da extinção. Para tanto, o importante é raciocinar ou pensar logicamente e não permitir que a pessoa fique envolvida emocionalmente na situação como ficou o engenheiro.Joana-B

Eis a transcrição:
“Íamos entrar para o restaurante quando uma senhora idosa se aproximou e abordou o engenheiro:
– Como vai senhor engenheiro? Como está a Joana? – Ao que o engenheiro respondeu:
– A Joana está com a mãe, como em todos os fins-de-semana.
Depois, segredou-me ao ouvido que a senhora se queixava permanentemente de dor nas pernas e que iria insistir nessa ideia sem esmorecer.
– Hoje vem acompanhado dum novo amigo? Ai, as minhas pernas!Saude-B
O engenheiro logo respondeu:
– Não se preocupe. Há-de melhorar dentro em breve. Este meu amigo é estudante de Psicologia, na Inglaterra. Vem cá passar férias.
E segredou-me novamente: 
– Não dizia que iria continuar a conversa da dor nas pernas? A má circulação sanguínea e os seus 70 anos desaconselham qualquer tipo de intervenção médica activa. 
A minha resposta para ele foi rápida:Maluco2
Tente extinguir esse comportamento.
Entretanto, a senhora fazia-lhe outra pergunta:
– A sua senhora tem-se dado bem pela Figueira da Foz?… Sabe a dor que tenho nas pernas?
Apesar da minha discreta cotovelada, o engenheiro respondeu-lhe:
– Deixe lá, vai ficar boa e conseguir andar melhor do que nós. A mãe da Joana está a trabalhar e tem-se dado bem com o ambiente em que vive.
Em seguida, a conversa foi comigo:Psicopata-B
– Sabe, as minhas pernas são uma desgraça. O senhor está a tratar de malucos?
– Não, minha senhora. Eu estudo a maneira de ser das pessoas e se houver necessidade de as ajudar em alguma medida, quer sejam malucos quer não, faço os possíveis para o conseguir. Por enquanto, sou estudante de Psicologia e ainda não posso ajudar profissionalmente qualquer pessoa.
– Sabe? As minhas pernas é que não ajudam. A sua família é de cá?
– Sim. Moramos perto de Sintra mas estivemos muitos anos fora.
– Sabe, a região de Sintra é muito bonita mas as minhas pernas é que não dão para andar.Consegui-B
– De facto, minha senhora, resolvi passar as férias a ver Sintra e Lisboa que não conhecia bem. Sabe que cada vez gosto mais de Portugal?
– Não me diga que tem saudades da sua terra! Vocês os rapazes novos o que querem é estrangeiro. Vão para lá e nunca mais regressam.
– Não é verdade. Eu espero tirar o meu curso e voltar para Portugal desde que arranje cá um lugar onde possa ganhar o suficiente para me poder manter sem as misérias que quase todos passamos.
– De facto, esta terra é boa para alguns. Para outros é bem madrasta. Se todos trabalhassem para melhorar o nível de vida da população seria tão bom! – disse a Senhora, sem voltar a falar nas suas pernas.Psi-Bem-C
– Esperemos que dentro de alguns anos as coisas se modifiquem e que todos possamos viver em melhores condições do que agora. Espero poder ganhar o suficiente quando acabar o meu curso e faço votos para que as pessoas não imaginem que os psicólogos só trabalham com malucos. Tive muito gosto em conhecê-la e até à próxima.
– Boa viagem e bons estudos – disse a senhora despedindo-se também do engenheiro que ficara muito admirado porque a senhora não insistira comigo em relação à sua doença das pernas.
– Não lhe fiz sinal para não-reforçar ou extinguir a conversa sobre a doença das pernas? – perguntei.
– Isso não pareceria indelicadeza da minha parte?Difíceis-B
– Não sei porquê. Viu claramente que respondi a todas as perguntas desviando a atenção para assuntos mais importantes do que as desditas acerca das pernas em relação às quais nada se podia fazer. Falar nelas seria manter ou aumentar a angústia da senhora. Não falar nas pernas ou apresentar-lhe assuntos mais interessantes foi prestar-lhe um grande favor, mesmo em relação à sua sanidade mental (A). Verificou o interesse com que ela conversou comigo? Utilize sempre que possa o procedimento de extinção, do reforço do comportamento incompatível e da facilitação que conseguirá benefícios imediatos (F) (K).neuropsicologia-B
– Já estou a lembrar-me de mais algumas coisas que posso fazer com a Joana. Vamos para o restaurante conversar porque a seguir, em chegando a casa, tenho de ler mais alguma coisa sobre o assunto.”

Já leu os comentários?

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVOarvore

de cada livro editado em post individual

Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “HISTÓRIA DO NOSSO BLOG – sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado. 

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Single Post Navigation

3 thoughts on “REFORÇO DO COMPORTAMENTO INCOMPATÍVEL 3

  1. Anónimo on said:

    Gostei deste poste que foi feito a meu pedido. Suponho que esse livro deve ter mais exemplos de como lidar com as crianças em diversas circunstâncias. Agradeço que me envie pelo correio o livro “JOANA a traquina ou simplesmente criança?” para o endereço que vou indicar no seu e-mail.

  2. Anónimo on said:

    Estes assuntos estão a interessar-me. Já comecei a ter algumas ideias sobre o meu comportamento.

  3. Temos discutido esta vossa técnica e alguns vão tentar utilizar em casa com os filhos. Agora, mais do que nunca, com a miséria que vamos viver e o tempo de sobra que devemos ter, deve ser importante.

Deixe uma Resposta

