PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

RESPOSTA 3

No post RESPOSTA 1, li o seguinte comentário que vou responder de imediato:Interacção-B30

“Faço este comentário muito desencontrado porque não tenho outra alternativa de colocar esta questão.
Ouvi hoje um psicólogo dizer, muito indignado, na TVI, em resposta a Barra da Costa, que os relatórios periciais que eles fazem são científicos e quase sem falhas.
O que diz em relação a isto?”

Não tendo visto esse programa e não sabendo do que se trata, mas apenas conhecendo de vista Barra da Costa, que diz coisas Psicologia-Bmuito interessantes, posso afirmar que muito do que os psicólogos fazem pode ser honesto mas também pode ter falhas. Por isso, existem as segundas opiniões que se pedem frequentemente e que também foram solicitadas no caso da «Maria» (a criança roubada), mencionada no post SÍNDROME DE PERSEGUIÇÃO FILIAL, de 24 Janeiro de 2010.
O relatório pericial do psicólogo feito a pedido do pai da Maria não me pareceu «isento» ou «científico» mas sim muito «alienado».
Talvez tenha sido por isso que o juiz proferiu a sentença de «enclausurar» a «Maria» numa instituição de confissão ou sectarismo religioso, não coincidente com os dos progenitores para aí «reconstruir» a sua personalidade Saude-Bsegundo a decisão do juiz e quase sem a criança poder manter contacto com os pais.
Invocar a ciência em favor de actos subjectivos e pessoais parece-me exagerado. Por isso, vamos transcrever um excerto da página 52 do livro SAÚDE MENTAL sem psicopatologia (A) que trata deste assunto.
 
“A propósito, convém saber que, por exemplo, Zigler e Phillips (1961) fizeram um estudo com 793 pacientes para descobrir qual o grau de concordância no diagnóstico feito por técnicos diferentes. Verificaram que a avaliação de alguns sintomas apresentava uma concordância pouco definida.

A confirmar esta ideia, a investigação de Beck, Ward, Mendelson, Mock e Erbaugh (1962) abrangendo 153 doentes e quatro Maluco2psiquiatras muito experientes apresentou resultados pouco satisfatórios. Antes de iniciar a investigação, os psiquiatras reuniram-se para discutir os critérios do DSM-III e sua aplicação. Na investigação propriamente dita, cada um dos psiquiatras diagnosticou separadamente todos os doentes na primeira semana de admissão ao hospital e a concordância global entre eles foi de apenas 54 por cento. A taxa de concordância obtida nas seis categorias mais frequentes consta da tabela seguinte que não abona a favor da fidedignidade e consistência dos diagnósticos.”

As categorias nosológicas estudadas, com a percentagem da concordância dos diagnósticos, foram: Depressão neurótica (63 %), Reacção ansiogénica (55%), Sociopatia (54%), (Reacção Esquizofrénica (53%), Melancolia involutiva (40%) e Distúrbio de Imagina-Btraços de personalidade (38%). Concordâncias entre 38% e 63% deixam muito a desejar na certeza científica.

Se cientistas da categoria daqueles que se mencionam chegaram a estas conclusões, como é que um psicólogo, por melhor que imagine ser, pode garantir que não falha numa avaliação e, com mais razão ainda, numa previsão?
Pode dizer que fala a «sua» verdade, que é honesto e deu o melhor de si. … E nada mais!

Já leu os comentários?arvore

Clique em BEM-VINDOS

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual

Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “HISTÓRIA DO NOSSO BLOG – sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado. 

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

One thought on “RESPOSTA 3

  1. Caro doutor,
    Gostou da intervenção de Carlos Coelho num programa Prós e Contras, de Fátima Campos Ferreira, em Maio deste ano?
    Carlos Coelho foi Presidente da Ivity Brand Corp. (empresa de con-sultoria e gestão de marcas), entre 2009 e 2010 e manteve uma par-ceria estratégica com o Instituto Português de Administração de Mar-keting (IPAM), onde foi Conselheiro para a Inovação e Tendências do Ensino. Em 2010 fundou o World Bank of Creativity – um banco de ideias criativas – e é um dos mais reputados criadores e gestores de marcas em Portugal.
    O que tem a dizer em psicologia?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: