PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

RESPOSTA 4

Em resposta a esta pergunta,Organizar-B

“Caro doutor,
Gostou da intervenção de Carlos Coelho num programa Prós e Contras, de Fátima Campos Ferreira, em Maio deste ano?
Carlos Coelho foi Presidente da Ivity Brand Corp (empresa de consultoria e gestão de marcas), entre 2009 e 2010 e manteve uma parceria estratégica com o Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), onde foi Conselheiro para a Inovação e Tendências do Ensino. Em 2010 fundou o World Bank of Creativity – um banco de ideias criativas – e é um dos mais Biblioreputados criadores e gestores de marcas em Portugal.
O que tem a dizer em psicologia?”

Tive de descobrir o tal programa que não tinha visto e posso afirmar que gostei imenso de tudo o que  Carlos Coelho disse. Não é aquilo que vocês também dizem no Compincha – CãoPincha? Como vocês também, eu não votei em qualquer dos pomposamente candidatos a Primeiro-Ministro, especialmente porque não sei como é que se vota nele. Também não votei no Presidente da República e sei que foi eleito por menos de metade da população. Neste contexto, a grande abstenção que se verifica cada vez mais, pode querer significar, em Modificação do Comportamento, que a população não deseja ser punida com a responsabilidade de eleger indivíduos que nãoAuterapia-B30 lhe interessam e não merecem confiança porque prometem muito, «esquecem-se?» das promessas logo que chegam ao poder e fazem tudo ao contrário. Não desejam ficar frustrados com as escolhas feitas para entrarem a seguir em depressão aprendida. Por acaso, haverá agora mais «doentes» psiquiátricos?

Em segundo lugar, acho que nenhum deles está a pensar nos portugueses. Qualquer dos governantes parece estar mais preocupado consigo próprio do que com o país, enquanto diz exactamente o contrário. Qualquer deles está mais interessado em fazer intervenções «bem atempadas» para dar nas vistas, como por exemplo um que diz que falou no momento certo, outro que diz que viaja em classe económica e ainda um outro que viaja de moto só para chegar ao parlamento.       Imagina-B

Em psicologia, necessitamos mais de modelagens e reforços adequados e atempados, do que de lições de moral ou sermões para dizer o que os outros devem fazer. Que modelos de actuação estamos a obter dos governantes?

Assim, não se faz psicoterapia. Senão, é melhor ver os posts sobre Síndrome de Perseguição Filial, Diagnósticos (1, 2, 3, 4, 5, 6 e Diagnóstico Final) e «arregaçar as mangas».

Já que me falam na governação, também não estou admirado com o que se passa com Dominique Strauss-Khan, do FMI. Se Acredita-Bninguém quis falar do seu desvio sexual antes, porquê tanta pressa em apresentar no tribunal, só agora, queixas de factos que se passaram há mais de 5 anos? Quem ganha com isso? Tudo isso pode ser estudado e enquadrado na Psicologia Social, mas fora das minhas capacidades e funções que se limitam agora à psicoterapia.

Já leu os comentários?

Clique em BEM-VINDOS

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS arvore

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual

Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “HISTÓRIA DO NOSSO BLOG – sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado. 

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

3 thoughts on “RESPOSTA 4

  1. Conversadores on said:

    Gostámos deste poste e discutimos todos sobre a sujidade que existe nos jogos políticos.
    É uma tristeza!

  2. Anónima on said:

    Já que está a dar respostas a algumas pessoas que necessitam de ajuda, gostava de saber se posso fazer alguma coisa no caso da minha filha, ainda pequenina, que começou a embirrar com o biberão. O médico diz que ela é normal e que se há-de habituar. Contudo, ela chora muito e eu fico desorientada. Em breve, terei de ir trabalhar e o que será dela?

    • Acabei de entrar do meu blog e vou tentar dar uma resposta sem saber alguns pormenores que seriam necessários. Vou transcrever um trecho do livro PSICOLOGIA PARA TODOS (F), que estou a preparar para publicar em breve.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: