PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

RESPOSTA 14

“Sou mãe solteira e tenho grande dificuldade na educação do meu filho gordinho. Dizem que a obesidade Joana-Bestá correlacionada com a ausência das mães em casa. Para não ficar no desemprego, tenho de deixar o meu filho muitas horas sozinho em casa. Posso fazer alguma coisa que ajude a melhorar a situação?”

A minha resposta a este comentário, e baseia-se nos conhecimentos sobre a modificação do comportamento.
1.  Qualquer ser animal e especialmente o humano, necessita de reforço, isto é, satisfação. Por isso, procura obtê-la da maneira que lhe é mais fácil e económica. Em cada momento, cada um sente essa satisfação da maneira que lhe é Acredita-Bpeculiar, isto é, através de elogios, carinhos, honras, dinheiro, reconhecimento do seu trabalho, etc. que se traduz em reforço.
2.  Qualquer criança necessita de atenção, carinho e afeição e isto até se verifica nos restantes seres animais. É por isso que as crias ficam nos primeiros tempos de vida, com os progenitores ou com a sua espécie até se autonomizarem e se tornarem adultos, obtendo destes os reforços adequados.
3.  Se não houver carinho, afecto e atenção que proporcionem reforço, o ser humano pode eventualmente conseguir obter esse reforço que lhe é necessário através de diversas acções, tais como, comer, brincar, maltratar os outros, imaginar situações fantasiosas, fazer disparates para chamar a atenção, etc.neuropsicologia-B
4.  O reforço é obtido quando qualquer das acções equivalentes às enunciadas têm bom resultado e dão satisfação. É o reforço positivo.
5.  Quando situações semelhantes se repetem e continuam a dar reforço, especialmente o de razão variável ou aleatório, é provável que exista uma aprendizagem, cada vez maior e mais alienante porque funciona para dar satisfação, que não é conseguida de outro modo.
6.  Quando a falta da mãe ou o pouco contacto com ela reduz o carinho, o afecto e a atenção necessárias, a comida pode funcionar como um substituto, especialmente porque os pais, muitas vezes, dão guloseimas em vez do carinho e Psicopata-Bafecto que são imprescindíveis. Assim, a falta de atenção dos pais é substituída por presentes, uma boa refeição ou guloseimas. Também, o exemplo de consumo de guloseimas pelos pais, pode muitas vezes servir como um modelo a ser imitado. Isto acontece frequentemente, com os pais que dizem aos filhos que os mesmos fazem mal, embora eles próprios os consumam. Obtido o reforço com estas comidas e com os modelos que os pais proporcionam, pode até haver a possibilidade de os filhos tentarem identificar-se com eles e até tentar superá-los.
Por isso, não admira que a obesidade tenha vindo a aumentar ao longo do tempo e que seja mis dominante nos lares em que a «ausência» ou «desapego» dos pais em relação aos filhos, é também maior do que em qualquer outro contexto.Maluco2

– Se os pais mantiverem um bom contacto com os filhos;
– se lhes derem conselhos acerca duma alimentação saudável;
– se lhes proporcionarem exemplo e modelo adequados através dos seus comportamentos;
– se elogiarem os filhos e lhes prestarem maior atenção sempre que tiverem uma alimentação saudável;
é muito provável que esta correlação de chamada «ausência das mães» possa ser substancialmente reduzida, especialmente se o pai também «entrar no jogo» de educar os filhos com bons modelos e reforços.

Muitas vezes, não é só a ausência, mas a falta de paciência para «aturar os filhos», depois de um dia de trabalho e «chatices», Depressão-Bque ocasiona o «desapego». No seu caso, na ausência do pai, seria muito importante que o filho tivesse «ocupação» durante a ausência da mãe em casa.

Por este motivo, todos os Governos, especialmente na Europa, têm de pensar muito bem no «equipamento social» chamado família, dando-lhe boas condições para procriar e educar os filhos saudavelmente. O tempo e a qualidade para o bom acompanhamento dos filhos pode ser crucial para o desenvolvimento saudável duma nação.

Se isso não acontecer e se este facto não for tomado em conta, em pouco tempo poderemos ter um mundo Saude-Bocidental alienado, tecnologicamente avançado, delinquente, obeso e viciado.

Não se julgue que os vícios da droga, do álcool, da ganância, incluindo o de defraudar os outros, ou qualquer outro, como os actuais jogos de computador ou da lotaria, não se situam nestes parâmetros. Basta ouvir as televisões a apresentarem outros estudos, que tiram conclusões com os efeitos que esses vícios ou alienações ocasionam. É necessário descobrir quais as causas que provocam o efeito, que é essa alienação ou vício. As pessoas vão buscar a satisfação naquilo que conseguirem fazer melhor e mais rapidamente para se sentirem felizes, embora não se possa dizer que o consigam ser, de facto.

A insatisfação sentida pelos que praticam actos desviados moral e financeiramente, são o reflexo disso.«Educar»-B

Estamos todos inseridos numa cultura que prevalece como uma norma social a seguir. Não nos é estranho ver realçados os valores do dinheiro da aparente beleza, da confusão, da satisfação, da felicidade com os bens materiais e financeiros, privilégios e honrarias. Nesta cultura, as pessoas que não conseguem obter aquilo que a sociedade realça como fins a atingir, sentem-se frustradas. Para obter a sensação de vencer, ensaiam diversas actuações até imaginar que estão a conseguir sair vencedoras segundo os cânones sociais estabelecidos. Entretanto, foi a execução de comportamentos «desviados» que proporcionou uma aprendizagem tão vincada e a longo prazo, que é difícil de ser desaprendida com facilidade e até pode prejudicar a boa saúde física e mental. Esta actuação não é o resultado de um dom ou de uma predisposição inata mas sim duma capacidade adquirida com a aprendizagem nessa sociedade.Psicologia-B

Senão, vejamos o que acontece em muitas sociedades primitivas em que a «gordura» ou a «competição» não é valorizada mas até é desaconselhada.
Para tanto, a «educação» é extremamente importante mesmo nas comunidades animais selvagens, onde as crias ficam muito tempo com os progenitores. Será que o mesmo acontece agora nos aglomerados humanos primitivos? E se olharmos para os «civilizados» podemos dizer o mesmo?

Tudo isto está cientificamente enquadrado e explicado em linguagem simples em PSICOLOGIA PARA TODOS (F) bem Interacção-B30como no volume SAÚDE MENTAL sem psicopatologia (A).

O livro da JOANA (D) também pode ajudar imenso. Descubra como se pode utilizar a modificação do comportamento.

Diversos posts anteriores trataram deste assunto respondendo a várias perguntas feitas pelos comentadores.

Com o contacto, cada vez mais reduzido estabelecido pelos pais (pai e mãe) com os filhos, é durante este importante tempo de educação que se adquirem muitos vícios que só tardiamente são «estudados» para se descobrirem os seus Imagina-Befeitos nocivos.

Depois, surgem as propostas para os combater com medidas extraordinárias de maior envergadura e menor eficácia do que as possíveis numa educação saudável desde a nascença, pelo menos, até à puberdade.

Por isso, quer tenha muitas ou poucas possibilidades financeiras, tente motivá-lo para fazer ginástica ou desporto, mantendo uma dieta saudável ou enquadrá-lo num clube de bairro ou de qualquer agremiação desportiva de confiança. É a «ocupação» de que falei no início.Biblio

Espero que tenha conseguido dar a resposta possível à minha comentadora anónima, a quem agradeço a colaboração prestada com o seu comentário oportuno.

Já leu os comentários?

Clique em BEM-VINDOS

Ver post LIVROS DISPONÍVEISarvore-2

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual

Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “HISTÓRIA DO NOSSO BLOG – sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado. 

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: