PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

RESPOSTA A UM OUTRO COMENTÁRIO (republicado)

Vendo o segundo Comentário feito por um Anónimo ao post PSICANÁLISE, posso dizer que este blog se destina Saude-Bessencialmente a falar de PSICOLOGIA, sendo tudo o resto acessório. Não se destina a falar em legislação ou em desvendar a veracidade dos factos. No caso específico do post, interessou-me mais fazer a distinção entre a técnica terapêutica da Psicanálise e a de Imaginação Orientada que até pode funcionar como profiláctica e ser «manipulada», em grande parte, pelo próprio.
Isto quer dizer que os factos mencionados, embora verdadeiros, não têm interesse relevante. Interessa saber o modo e a razão porque surgiram «na cabeça» da pessoa e em que momento, bem como a maneira como a «fazem funcionar».Imagina-B
O mais importante é o modo como as pessoas sentem e reagem a certos acontecimentos, a possibilidade de alguns «traumatismos» poderem desorientar a vida do indivíduo, assim como a profilaxia ou psicoterapiaque se pode fazer em relação aos mesmos.
Foi neste contexto que esses factos foram mencionados, não muito abertamente, mas podem ser perfeitamente explicados oralmente se alguém tiver interesse nisso, de acordo com as minhas possibilidades.
A atribuição que faço em ralação ao comentador anónimo é a de se tratar de uma pessoa bastante versada em assuntos Psicopata-B
militares.
Por enquanto, a um anónimo, e muito particularmente num blog, posso apenas dizer que, pedindo exoneração do meu cargo de Conservador interino da Biblioteca Nacional de Goa, em Nov. de 1957, entrei imediatamente para a Força Aérea, como voluntário, para o curso de pilotagem, aos 23 anos, com a possibilidade de, ao fim de 4 anos, poder ingressar nos TAIP.
Chumbei no curso de pilotagem de P1/58 (não interessa saber porquê) e ingressei no NAV 1/58 (navegadores) que terminei em 3º lugar num grupo de 10.
No Verão de 1960, pouco antes de terminar os 4 anos de serviço militar, apesar de não ter querido ir a Águeda para ser Oficial do Quadro Permanente, tive de resolver o dilema entre ser nomeado para Angola por vontade Acredita-Bdo futuro Comandante da Base, ou oferecer-me como voluntário para Angola e entrar imediatamente no Quadro Permanente de Pilotos-Navegadores.
Optei pela segunda hipótese, mas entrei para o Quadro bastante mais tarde.
Fiquei cerca de 4 anos em tenente e, quando fui tirar o curso de promoção a capitão, realizado em três grupos, tive como colegas de curso dois Generais, actualmente na reserva ou reforma, um deles ex-CEMFA e outro, com «direito à indignação», ex-Chefe do Estado Maior das Forças Armadas. Quando estive na Base dos Açores, como Oficial do Quadro Permanente, tinha 2 anos de Angola, mais 2 anos do Montijo e quase 4 anos dos Açores. Não seria Consegui-Bpossível optar por outra situação ao fim de 8 anos de serviço no Quadro Permanente? Entretanto, no meu tempo, houve muitas coisas que «aconteceram pontualmente», talvez por «conveniência de serviço», e que não interessa aqui mencionar porque não são do âmbito da Psicologia. Houve pessoal do Quadro Permanente que ficasse em comissão de serviço em diversos Organismos estatais ou particulares, quem conseguisse passar para o Quadro do Complemento e ir trabalhar fora da Força Aérea, quem tivesse autorização para se matricular na Faculdade e quem conseguisse autorização para acumular outro serviço além do da Força Aérea (o que consegui apenas nos dois últimos anos quando estava em tratamento psiquiátrico).Contudo, mais uma vez friso que no blog interessam mais as percepções das pessoas, o modo como elas as encaram, as atribuições Maluco2que são obrigadas a fazer e a possibilidade que existe em se efectuar uma profilaxia para que as mesmas não funcionem como traumatismos no sentido negativo.

A recordação do conhecimento do simples facto de que um oficial superior navegador tinha no seu currículo uma licenciatura em História tirada durante a sua permanência na Força Aérea, fez-me lembrar que três vezes me tinha sido negada autorização para continuar o curso de Direito no qual me matriculara em 1958. Depois, foi o resto do rol das recordações (subjectivas).

Como outro exemplo, posso dizer que a palavra «camarada», embora a aceite com toda a naturalidade, provoca-me uma certa Depressão-Brepulsa porque além de vários acontecimentos anteriores, até o meu estágio profissional de Psicologia foi «mal» supervisado por «camarada» que mais tarde me «boicotou», em conjunto com outro «camarada», a minha investigação em neuropsicologia, depois de um ano de trabalho árduo. Contudo, embora eu não pertença a qualquer «confraria» damo-nos todos, aparentemente, muito bem.Se quisesse ir para TAP tê-lo-ia feito depois de passar à reserva, pela Junta de Saúde de 22 de Abril de 1974. Mas, nessa ocasião, estava muito mais empenhado em tirar um curso superior (sem qualquer autorização, por ser particular) cuja possibilidade me tinha sido negada durante a permanência de quase 17 anos na Força Aérea.
Agora, interessa-me mais a Psicologia e, especialmente, a Psicoterapia.Biblio

Já leu os comentários?
Clique em BEM-VINDOS
É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVOarvore-2
de cada livro editado em postindividual
Blogs anteriores:

PSY FOR ALL (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “HISTÓRIA DO NOSSO BLOG – sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado. 

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: