PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

RESPOSTA 18

Srª Anónima,neuropsicologia-B

Ao seu comentário:

“Tenho uma filha com dificuldades escolares que dizem ter dislexia ou coisa semelhante.
Não escreve devidamente, fala mal e a professora acha que deve ser submetida a terapia da fala.
Não sei o que fazer.”

respondi que daria uma RESPOSTA logo que me fosse possível e que consta da transcrição seguinte, das páginas 137 a 139 dePsicologia-BNEUROPSICOLOGIA NA REEDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO (I):

“Sendo mais frequente a utilização da Escala de Wechsler para a avaliação das funções cognitivas, o perfil seguinte, de um rapaz de 15 anos de idade, a frequentar o 8º ano de escolaridade obrigatória, pode indicar tendência para a disfasia:

               * Informação ………….    7
               * Vocabulário …………  12
               * Aritmética ……………  10Interacção-B30
               * Dígitos ……………….    7
               * Lacunas ……………..  14
               * Cubos ………………..    8
               * Reconstituição ………  12
               * Código ……………….    7

Neste caso, deveria ter sido efectuado, em princípio, um despiste neuropsicológico de disfasia que, por uma questão de economia se dispensou, visto que se iria efectuar uma reeducação correcta, com avaliações periódicas. Uma criança com este
mario-70perfil, tem geralmente o nível intelectual global dentro da normalidade. Porém, este facto não deve, de modo algum, impedir ou evitar que a reeducação se efectue.


Muitas vezes, como poderia ter acontecido com este rapaz, o facto de ter um QI total ou global de 96, um QI de verbalização de 101 e um QI de execução ou performance de 91, leva os pais a julgarem que tudo está bem e que não é necessária qualquer acção correctiva ou supletiva. É uma ilusão temporária que, muitas vezes, após a conclusão do 2º ciclo, se torna a causa principal do insucesso a partir do 7º ou 8º ano da escolaridade. Não se liga importância aos défices na leitura, escrita, desenho, educação musical e trabalhos manuais, Bibliojulgando que o tempo irá colmatar as deficiências. Porém, estas vão-se avolumando à medida que o tempo passa e se criam hábitos comportamentais difíceis de erradicar.

No caso citado, não houve por parte dos pais qualquer resis­tência em aceitar as deficiências apresentadas pelo filho. Porém, a reeducação, antes da citada avaliação, foi tão mal conduzida durante 3 anos, que ajudou a deteriorar as capacidades cognitivas, baixando para 96, o QI global, avaliado em 112, cerca de 3 anos antes. Nesses 3 anos, a reeducação da disfasia foi uma espécie de «brincadeira» que se efectuou 2 vezes por semana com um grupo de mais 4 crianças de nível intelectual bastante inferior ao do rapaz em questão. Quando, no 8º ano, teve apoio psicopedagógico individualizado, embora tardio, mas convenientemente orientado, as suas capacidades começaram a sofrer melhorias lentas mas seguras.

Passados 24 meses de reeducação, o perfil com notas da Escala de Wechsler a ser apresentado a seguir, fez significar que se verificavam progressos embora com ligeira redução de algumas capacidades outrora mais desenvolvidas (os números entre parêntesis referem-se à avaliação antecedente – A).
A interpretação deste perfil, que na coluna S vai indicar as notas subsequentes, exigiu que a estratégia de actuação se modificasse, fazendo com que a reeducação incidisse essencialmente nas funções em que as notas se situavam abaixo de 9. Além disso, a avaliação da personalidade indicou redução de alguns problemas (sentimentos de rejeição, falta de autoconfiança, percepção pouco adequada da realidade, dificuldades na interacção socio-familiar e na adaptação a situações novas), com aumento de outras características (aceitação do EU e autovalorização). Nestas circunstâncias, a psicoterapia é o apoio mais importante a ser dado no momento.reed2
Itens ……………..A……..S
Informação…….. (7)…….8
Vocabulário…… (12)……9
Aritmética……… (10)……8
Dígitos………….. (7)…….8
Lacunas……….. (14)……8
Cubos…………… (8)…..10
Reconstituição.. (12)…..13apoio2
Código………….. (7)……7  

Acerca da sua filha, não sabendo mais nada do que está mencionado no seu comentário, posso apenas dizer que é melhor tratar do assunto o mais rápido possível porque as incapacidades, défices e desleixos ocorridos na infância e adolescência, pagam-se muito caro quando a pessoa for adulta e se preparar para uma vida produtiva.
Então, criam-se ressentimentos contra os pais que não foram capazes de dar o apoio necessário quando foi oportuno.

Já leu os comentários?arvore-2

Clique em BEM-VINDOS

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “HISTÓRIA DO NOSSO BLOG – sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

2 thoughts on “RESPOSTA 18

  1. Anónima on said:

    Lendo este poste fiquei um pouco aflita porque não tenho dinheiro para consultar psicólogos particulares e os que estão nos agrupamentos escolares não podem fazer os exames de que a minha filha necessita.
    Haverá alguma coisa que possa fazer por mim própria?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: