PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

PSICOLOGIA PARA TODOS – 6

Caro senhor Anónimo,Psicologia-B

Conforme prometi, estou a transcrever mais uma parte do capítulo GRATIFICAÇÕES E PUNIÇÕES do livro PSICOLOGIA PARA TODOS (F).
Boa sorte na leitura e na execução.

CONSEQUÊNCIAS DA GRATIFICAÇÃO E DA PUNIÇÃO

As consequências da gratificação na aprendizagem são diferentes daquelas que provoca a punição. Enquanto a primeira produz Interacção-B30um estado de satisfação e bem-estar, a segunda ocasiona frustração, podendo desencadear comportamentos de fuga ou de tentativa de resolução das dificuldades a um nível superior.
Em experiências efectuadas no laboratório, controlando todas as variáveis, verificou-se que a aprendizagem duma determinada tarefa exige o mesmo número de ensaios, quer seja acompanhada de gratificação, quer de punição. No caso exclusivo da gratificação, se o ensaio ou a execução do comportamento para atingir o objectivo for bem sucedido, surge a satisfação. No caso exclusivo da punição, se a acção for mal sucedida ou o comportamento não conseguir atingir o objectivo desejado de fugir à mesma, surge a frustração.
Além da boa disposição ou ansiedade provocadas, respectivamente, pelas aprendizagens com gratificação ou punição, qual a Joana-Bconsequência da cessação da gratificação ou da punição nas aprendizagens efectuadas?
Quando um comportamento está aprendido e a gratificação ou a punição é consistentemente retirada, a aprendizagem ou o comportamento aprendido desaparece mais lentamente com a retirada da gratificação do que com a retirada da punição através da qual esse comportamento foi aprendido. Esta é uma das vantagens da gratificação sobre a punição. A outra vantagem é o evitamento da angústia que antecede o aparecimento da punição, da tentativa de fuga à mesma ou da sua redução. É mais difícil «curar» um viciado na «droga», no «álcool» ou no jogo se o protagonista utilizar estes procedimentos como um meio de «fuga» ou alívio em relação a qualquer «problema», do que aquele que se vicia porque gosta desses «divertimentos». Porquê?Saude-B
No segundo caso, temos uma aprendizagem com reforço positivo: a pessoa deseja jogar para ter mais dinheiro, sensações e emoções fortes, divertimento, etc. No primeiro caso, a «droga» é uma fuga a uma situação desagradável: deixar de ser inibido, baixar o nervosismo, evitar o desconforto dum mau juízo dos familiares ou amigos, reduzir a sensação de inferioridade, etc. Para a «cura», o mais importante é fazer desaparecer a situação de desagrado que teima em persistir. O «tratamento» individual dos que «sofrem» as influências desse meio ambiente desagradável para eles, é menos importante do que a alteração desse «ambiente punitivo». Só no caso de não se poder mudar o ambiente, é que se fará o tratamento do indivíduo ajudando-o a suportar esse Psicopata-Bambiente com coragem e criatividade: sublimação?
Entre a fuga a uma doença e a conservação da saúde, existe uma diferença significativa que se dilui muitas vezes com uma falsa percepção ou com a dificuldade em manter um estado saudável, quando o dia-a-dia exige muita tensão, não deixando tempo para a profilaxia. Apesar de tudo, a punição, com a frustração que provoca, pode fazer com que o sujeito, se for muito bem sucedido, aprenda a ter comportamentos peculiares que proporcionem a ultrapassagem das dificuldades, ajudando-o assim a criar uma personalidade vincadamente resistente à frustração (confundida, muitas vezes, erradamente, com teimosia ou obsessão).

Já leu os comentários?arvore-2

Clique em BEM-VINDOS

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “HISTÓRIA DO NOSSO BLOG – sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: