PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

PSICOLOGIA PARA TODOS – 8

Caro senhor Anónimo,Psicologia-B

Conforme prometi, estou a transcrever mais uma parte do capítulo GRATIFICAÇÕES E PUNIÇÕES do livro PSICOLOGIA PARA TODOS (F).
Boa sorte na leitura e na execução.

APRENDIZAGEM COM ULTRAPASSAGEM DA FRUSTRAÇÃO

Como não há bem que sempre dure, Flora viu-se na contingência de atender o público, sozinha, durante vários dias das férias Joana-Bdos colegas. Por mais que se esforçasse, muita coisa lhe escapava e as reclamações dos clientes eram frequentes. Sendo constantemente punida com as recriminações deles, Flora resolveu dizer ao chefe que não suportava mais a situação e que queria abandonar o emprego. O Chefe ponderou os factos e pediu-lhe que esperasse mais três dias, prontificando-se a dar-lhe a ajuda pontual de que ela necessitava.
Ficou então combinado que ela atenderia muito bem o cliente e, dizendo-lhe que necessitava de consultar documentos ou os supervisores para poder dar informações actualizadas, telefonaria ao chefe. Falaria com ele eliminando as dúvidas. Saindo-se bem desta dificuldade, ao terceiro dia, Flora foi informar o chefe que poderia continuar a trabalhar na empresa, desempenhando a mesma função de sempre.Interacção-B30
A punição inicial com as reclamações dos clientes, provocou em Flora um comportamento de fuga ou de evitamento da punição. Contudo, a frustração assim provocada (não conseguir atingir o objectivo de atender eficazmente os clientes), foi resolvida satisfatoriamente (reforço social positivo de razão fixa) com os telefonemas pontuais para o chefe quando os apontamentos eram insuficientes.
A resolução da frustração, provocou, neste caso, uma aprendizagem que foi futuramente utilizada em muitas ocasiões. Caso isso não acontecesse, a punição teria provocado os seus efeitos, ocasionando futuramente medo de enfrentar os clientes, isto é, tecnicamente, uma fobia e uma possível depressão.Saude-B

Já leu os comentários?

Clique em BEM-VINDOS

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVOarvore-2
de cada livro editado em post individual

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “HISTÓRIA DO NOSSO BLOG – sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

One thought on “PSICOLOGIA PARA TODOS – 8

  1. Julgo que este método é muito bom mas deve dar muito trabalho e exigir muita persistência.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: