PSICOLOGIA PARA TODOS

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PSICOLOGIA PARA TODOS – 10

Caro senhor Anónimo,Biblio

Conforme prometi, estou a transcrever mais uma parte do capítulo GRATIFICAÇÕES E PUNIÇÕES do livro PSICOLOGIA PARA TODOS (F).
Boa sorte na leitura e na execução.

PUNIÇÃO E SEUS EFEITOS

mario-70A vida não se compõe somente de satisfações e nem sempre se consegue um comportamento adequado exclusivamente com a gratificação, como aconteceu com o Manuel. Desde os tempos de «Adão e Eva», o «Paraíso» não foi para nós o suficiente, tendo havido necessidade frequente de cercear a nossa ambição.
A punição torna-se muitas vezes necessária. Por isso, é indis-pensável verificar em primeiro lugar se todas as outras soluções se esgotaram e se a punição é imprescindível. Após esta verificação, deve ser determinada qual a punição mais adequada para aquela pessoa, naquele momento. As características mais importantes a considerar numa punição são:
* ser facilmente reconhecível como punição (não confundível com gratificação);Psicologia-B
* estar especificamente relacionada com o comportamento a punir;
* ser eficaz como medida de dissuasão ou contenção;
* ser utilizada na dose minimamente necessária e eficaz;
* ser aplicada no momento em que o comportamento inadequado se inicia, não deixando que a pessoa obtenha o mais pequeno prazer com a execução do mesmo.
Esta última característica é fácil de exemplificar.
Vamos estacionar o carro num local proibido.Interacção-B30
Podemos, então, considerar várias hipóteses:
1ª – Quando regressamos cerca de 2 horas mais tarde, após a resolução de  todos os nossos afazeres, temos no pára-brisas uma notificação de multa que deverá ser paga na sede da Polícia no prazo de uma semana a fim de que o processo não seja enviado a Tribunal para cobrança coerciva.
2ª- Quando regressamos após a resolução das nossas necessidades, um polícia com o recibo na mão só nos deixa tirar o carro após o pagamento da multa.
3ª – Quando vamos arrumar o carro aparece um polícia que não nos deixa estacionar nesse local.«Educar»-B
Como punição, esta 3ª hipótese é a mais eficaz: ela não proporciona qualquer satisfação com o estacionamento do veículo.
A 2ª hipótese é menos eficaz do que a 3ª. Após satisfação com a execução do acto, podemos eventualmente voltar a estacionar o carro no local proibido quando necessitamos de o deixar próximo e possuimos dinheiro para pagar a multa.
A 1ª hipótese tem muito que se lhe diga. O estacionamento do carro não só não implica qualquer sanção imediata, como ainda uma amnistia pode perdoar as multas a serem coercivamente cobradas pela via judicial, muito tempo Depress-nao-Bdepois da infracção. É importante que, ainda nesta hipótese, a punição não passe a servir de reforço. Se o indivíduo em questão obtém satisfação com a realização do seu acto inadequado, o reforço daí obtido provoca aprendizagem socialmente indesejável. Após a satisfação de estacionar o carro em local proibido, sem multa imediata, com a vantagem de não pagar essa multa em consequência da amnistia, o castigo ou a punição podem transformar-se em prémio para quem prevaricou executando comportamentos inadequados que se desejariam eliminar. Por acaso, conheci um Professor Catedrático que fazia isso, por sistema!
 

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4 thoughts on “PSICOLOGIA PARA TODOS – 10

  1. Eu também estou neste grupo dos Compincha (CãoPincha).
    Quase todos gostámos destes últimos artigos com a transcrição de partes do livro PSICOLOGIA PARA TODOS.
    Anda bem que Maria Correia apresentou o caso dos seus sobrinhos para obter uma resposta e daí, com o comentário, se conseguir as transcrições do livro.
    Quando é que o livro será publicado?

  2. Estes últimos 10 postes de PSICOLOGIA PARA TODOS têm-me dado alguma ajuda para lidar com o meu filho.
    Obrigada.

  3. Como seria possível termos melhores noções sobre isto?
    Pode dar alguma ideia?

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