PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

A CRISE

Hoje, de manhã, quando fui saber do dono da oficina qual a disponibilidade para ir buscar o meu carro,Organizar-Barranjado, estive a conversar com ele sobre a nossa actual crise. Acerca deste assunto, o nosso diálogo foi mais ou menos o seguinte:

– O seu amigo Álvaro, da Nazaré, perguntou por si e desejou saber o que acha desta crise, como professor que leccionou psicologia social no ISMAT.
– Afecta todos e a mim também. Há cerca de 10 anos, não estava à espera deste desfecho.
– Já reparou que a crise não afecta todos por igual ou equitativamente?
– Como psicólogo, não digo coisa alguma sobre isso mas, como cidadão, tenho de concordar consigo.
– Estão agora a falar do Banco BIC. Quem está à frente do mesmo? Não foi um político que esteve como governante e, logo Psicologia-Bque perdeu o tacho, arranjou logo outro melhor ainda, na CGD e foi de seguida para gestor doutro banco? Enquanto eu, que trabalhei desde os meus 13 anos a ganhar uma miséria e a descontar para o Estado, ainda tenho de continuar a descontar para manter a actividade, esses senhores, recebem já a pensão do Banco donde se reformaram, um subsídio de reinserção ou uma subvenção vitalícia e um ordenado chorudo no lugar que actualmente ocupam, provavelmente, porque são conhecidos das pessoas com quem têm de negociar. Que belo tacho que arranjaram com o lugar que ocuparam na política!
– A única coisa que posso constatar em termos de Psicologia Social é que, em política, é assim. Em quase todo o mundo acontece quase o mesmo. O blog Compincha – CãoPincha refere-se muito a estes desmandos.Interacção-B30
– Sim. É o que eu vejo também em todo o lado. E o outro que está noutra Empresa, mesmo depois se ter metido em negócios escuros trocando robalos por alheiras?
– Já sei de quem está a falar. O indivíduo foi capaz de negociar, defender a sua posição e dar vantagens aos seus clientes. Em psicologia social, só posso dizer que demonstrou eficácia. É o acontece com os que saem bem nos seus negócios defraudando os Bancos, o Estado ou a População, para aumentar os seus lucros pessoais. Quando há um negócio a ser montado, esses são os indivíduos preferidos para tomar conta deles. Já deram provas públicas da sua capacidade, assim como da sua impunidade. Em psicologia geral ou social, o que posso dizer Saude-Bsobre isso, é que a Justiça não funciona ou é favorável para os prevaricadores. Senão, não teríamos tantos em lugares cimeiros e na chamada «alta sociedade» ou na «alta política». Se a Justiça é para averiguar a verdade e punir os culpados, já alertei para os perigos de se punir deixando fugas para a impunidade (F). No caso de isso acontecer, pode funcionar como reforço positivo e aumentar a frequência e a intensidade das acções ilegais. O que acontece em Oeiras? Agora, deixando de ser de psicólogo e olhando para a nossa sociedade como cidadão comum, o que tenho visto nos últimos anos, deixa-me preocupado. Parece que quase todos os culpados ficam impunes e até podem beneficiar com o pretenso castigo se não conseguirem depois, de algum modo, benefícios ainda maiores, tais como prescrições, indultos e até indemnizações.Joana-B
– E acha que não há volta a dar a tudo isto?
– A única volta a dar a sério, é a educação. Se todas as pessoas não educarem os filhos no sentido de honestidade, verdade, respeito pelo próximo, direitos dos outros, solidariedade e outros valores sociais, nunca mais teremos uma sociedade menos injusta do que a actual, porque a percentagem das pessoas normais que devia ser de, pelo menos,  70 por cento, com mais 15 por cento acima deste valor, irá diminuindo, para aumentar os 15 por cento dos que exibem menos valores sociais. A previsão que posso fazer é de que esses 15 por cento serão acrescentados, em muito, com os que já estão bem na vida e a usufruírem das suas posições cimeiras a fim deAcredita-B aumentar os seus lucros e poder. Nos finais do ano passado, li um post do Compincha sobre os nossos orçamentos e a transparência no Governo da Suécia. Quais são as semelhanças e as diferenças? Quais os ordenados dos governantes e gestores deles? Servirá de exemplo? Pelo que consigo observar, imagino que a nossa política, ao contrário da Suécia, é um óptimo campo para este tipo de influência e proveitos.
– Mas, a educação iria mudar o quê?
– A educação, como já disse, é importante, mas não se pode limitar a debitar conceitos aos mais novos e menos graduados. A modelagem é fundamental e a identificação também. Dar o exemplo é fundamental, se não, pode criar dissonância cognitiva como no sermão em que se diz e se faz significar: «faz o que eu digo, mas não faças Maluco2o que eu faço».
– O que é que diz do homem que, em França, meteu o filho numa máquina de secar a roupa?
Há cerca de meio ano, já tive ocasião de alertar, no post CONSEQUÊNCIAS e PREVISÕES, uma senhora que me apresentou a sua filha metida numa máquina de lavar a roupa. Pode ter sido por brincadeira «contextualizada» como se costuma dizer, mas também uma «descontextualização» pode ocasionar, subitamente um desastre. Depois, chegam as civilizadas «desculpas» e a «falta de intenção» de fazer mal à criança. Dizem também que a mãe deste rapaz, de França, é amorosa.
– E o Anders Breivik, da Noruega?
– Julgo que também tive oportunidade de falar dele e tecer algumas considerações no livro sobre o caso do Joel (PSICOPATA! Psicopata-BEu?), classificando-o possivelmente como sociopata. Só posso concordar com o diagnóstico actual, se servir para o internar permanentemente como «doente mental perigoso» e não como cidadão que pode continuar à solta, para voltar a incomodar os outros, como acontece em Portugal.
– Infelizmente, no nosso país estamos sujeitos a ir ficando ainda pior do que já estávamos nos tempos de Salazar. Agora, até dizem que no Estado os carros são comprados com contratos para os utilizar durante 30.000 quilómetros, com manutenção incluída, para depois os entregarem e trocarem por novos. Tudo alta gama e sem problemas de utilização. Só alguns (muitos) da Polícia e das Forças Armadas é que parece que não são assim porque os mandados podem esperar enquanto os mandantes têm de chegar bem e depressa. O POVO é que paga…Biblio
– O pior, é nós chegarmos mal e devagar, se algum dia chegarmos, não é? A moldagem a que estamos a ficar sujeitos pode não nos deixar chegar a lado algum
– Não haverá alguma possibilidade de abrir os olhos às pessoas para os descalabros actuais?
– Julgo que a única possibilidade, como os Compincha – CãoPincha preconizam, é exigir que exista um quadradinho em que numa votação possamos escolher legitimamente um “NÃO” ou votar com uma cruz sobre o boletim de voto como já comecei a fazer. Quando descobrirem que muitos discordam dos propostos, pode ser que abram os olhos. Mas, é necessário ir votar e não deixar o voto em branco. Pode ser que assim aconteça qualquer coisa. Para mim, é melhor do que as greves.

Já leu os comentários?arvore-2

Clique em BEM-VINDOS

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “HISTÓRIA DO NOSSO BLOG – sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

2 thoughts on “A CRISE

  1. Quem são os responsáveis por esses contratos blindados de compra de carros de que falam só agora na segurança social?
    Não deviam ser responsabilizados pelo prejuízo que causam à Nação e ao Povo?
    Com ajustes directos, melhor ainda!!!
    É só sacar e o Povo que pague.
    Eu também nunca mais vou votar nestes Vigaristas se não tiverem um quadradinho para dizer Não.
    Vou riscar o boletim.

  2. Faz-nos confusão ouvirmos, por exemplo, um Faria de Oliveira, bem acoitado na CGD, dizer que salários pouco atraentes fazem os melhores ir para o estrangeiro.
    Se de facto tivessem ido, talvez não estivessemos na miséria financeira e moral em que estamos agora.
    Agora não seria necessário reimportar alguns que já estavam fora e que voltaram para fazer asneiras, ao mesmo tempo que acumulam benesses.
    Quem vai para o estrangeiro, tem cabeça e não está agarrado à barriga e à espera de defraudar o outros.
    Fica lá, porque o modo de vida é diferente e a disparidade de salários não é tão grande como em Portugal.
    Os países em que as economias são mais equilibradas, como a Suécia, a Noruega, etc., a equidade é muito maior e o nível de vida também: de TODOS.
    Qual a razão de não tentarmos imitar esses, em vez de nos concentrarmos nas telenovelas chilras, portugueses, brasileiras, americanas e outras que tais?
    Que exemplos vamos proporcionar as nossos filhos para eles os poderem imitar como bons e no sentido de progresso e bem-estar de todos e não de uma meia dúzia de vigaristas que vão aumentando para muito mais do que uma dúzia? Não chegarão às centenas?
    Oxalá que, no fim desta chamada crise que vem de fora, possamos todos ver os resultados e abrir os olhos para reflectirmos melhor na nossa educação, mais do que só no nosso sentido de voto.
    Senão, nunca teremos em quem votar, sem ser com uma cruz ou com um grande NÃO.
    Estamos já a fazer um grande esforço no nosso grupo de reflexão. Hoje é dia 1º de Dezembro, aniversário da nossa independência em relação a uma dominação exterior.
    Seria bom que fosse também em relação à nossa autonomia de pensamento e de liberdade em relação aos inúmeros vícíos que a sociedade vai criando.
    Boa reflexão para todos.
    CãoPincha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: