PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

Ler ou mandar ler?

Este post baseia-se numa conversa que fez reviver em mim a ideia de que cada um tem de mudar a sua atitude paraBiblio«engendrar» novos comportamentos capazes de transformar uma «educação» sem objectivo específico, numa outra capaz de melhorar o futuro de todos e especialmente dos que nos são mais queridos.

Essa conversa, que tive hoje com um velho amigo com quem me encontrei por acaso, foi mais ou menos baseada na avaliação que ele fez do livro sobre a JOANA (D).

Dizia-me ele que já tinha acabado de ler o livro e que o achava muito necessário e útil para todos os pais. Estava escrito em linguagem compreensível, sem linguagem complicada e com bastante explicação sobre os termos técnicos que, de vez em quando, é necessário utilizar. Achava que contem muita matéria que os pais devem saber para Joana-Beducar os filhos.

Por isso, ele julgava que sua neta de 15 anos devia lê-lo. Contudo, não se referia aos seus próprios filhos e filhas, todos com famílias. Ele queria também mais exemplares desse livro e estava à espera de ir à Bertrand para os adquirir, já que um dos funcionários era seu conhecido e lhe podia fazer um desconto.

Tive de lhe explicar, antes de tudo, que seria muito mais útil que, em vez da neta, fossem os pais dela e de outros netos a ler o livro porque no nosso contacto familiar, o «comando» fica geralmente nas mãos dos mais velhos. São eles que dão os exemplos e incentivam os mais novos a terem um determinado tipo de comportamentos. Se forem neuropsicologia-Bsó os filhos a ler os livros, pode ser que «descubram» nos pais uma série de comportamentos, inadequados para atingir os objectivos desejados numa boa educação. Também, se forem só os filhos a ler o livro, estes não terão modelos para seguir ou imitar, ficando os pais sem saber como actuar.

A modelagem, a moldagem, a identificação e a manipulação dos reforços são «armas» importantes a ser utilizadas numa «educação» que pode trazer vantagens para todos os familiares.

Expliquei-lhe depois que se a Joana (D) tivesse mais idade e lesse o livro, talvez não conseguisse voltar a «juntar» os pais que se iam separar por maus entendimentos, despropositados e desnecessários, especialmente porque não Psicologia-Btinham lido um livro semelhante.

Porém, no caso da Cristina (L) – já com 23 anos –, embora não tivesse lido o livro, teve acesso aos originais dactilografados de muitos livros que a ajudaram a iniciar a sua psicoterapia.

Quando se lê um livro deste tipo, existe uma grande diferença entre a compreensão duma criança e dum adulto. Além disso, é necessário que se possa fazer uma utilização correcta dos conceitos nele inseridos.

Por isso, tive de fazer ver que a consulta do blog PSICOLOGIA PARA TODOS é importante e que a aquisição de mais livros Interacção-B30não pode ser feita na Bertrand porque ficaram todos na minha posse a fim de não serem onerados com a comissão das livrarias. Qualquer pessoa podia solicitar os livros através duma mensagem para mariodenoronha@gmail.com, indicando apenas a morada para onde devem ser enviados. O livro chegaria à cobrança através dos correios com porte pago.

Para isso, depois de ler os diversos posts incluídos no blog acima indicado, podia passar para o outro blog TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS, clicando apenas no link BEM-VINDOS (inserido no final de alguns posts). Aí, lendo o resumo de cada livro, escolheria os mais desejados e, indicando o nome do livro ou até a letra Acredita-Bcorrespondente, faria o pedido que seria satisfeito com a rapidez possível.

Alertei também que seria muito útil, ler todos os comentários feitos em cada um dos posts espalhados pelo blog que pode ser consultado em qualquer parte do mundo, desde que se utilize a internet.

Todos têm respostas dadas a pessoas que delas necessitaram num determinado momento e que podem outras pessoas que estejam em condições idênticas.

Enquanto não houve o blog, a Cidália (C) muito utilizou os apontamentos dactilografados que tinha no momento, para Consegui-Bcomplementar e suplementar a sua psicoterapia que foi muito bem sucedida e económica.

No caso do meu amigo, disse-lhe que ele também devia consultar os blogs com a ajuda da neta que lhe poderia também dar algumas lições sobre esse manuseamento. Entrando na internet e no Google, basta procurar por Mário de Noronha blogs para aparecer a indicação do blog PSICOLOGIA PARA TODOS [em: https://psicologiaparaque.wordpress.com/%5D, ou digitar em alternativa psicologiaparaque, para que apareçam resultados para ambos os blogs (o antigo e o actual) PSICOLOGIA PARA TODOS. A neta podia dedicar-se a assuntos mais interessantes para a sua idade e ele, lendo os posts e os livros, devia elucidar os filhos, as noras e os genros que tinham a possibilidade de estar ocupados com outras coisas.«Educar»-B

Desejei muita sorte e um bom ano de 2012 ao meu amigo. Deseja o mesmo a todos os que consultarem este post.

Já leu os comentários?

Clique em BEM-VINDOS

Ver post LIVROS DISPONÍVEISarvore-2

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “HISTÓRIA DO NOSSO BLOG – sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Anúncios

Single Post Navigation

One thought on “Ler ou mandar ler?

  1. Li este artigo com atenção e consultei os anteriores, relacionados com este.
    Em todos encontrei material que me tem ajudado muito.
    Obrigado pela ajuda que tive com os seus postes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: