PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

RESPOSTA 22

BiblioExmª Senhora Anónima.
Para responder ao seu comentário

“Estou numa situação aflitiva por causa das restrições que se estão a viver com a crise actual.
A minha filha passou dum colégio particular, onde estava por causa do meu horário muito sobrecarregado, para o ensino público onde se dá menos mal.
Agora, por causa da diminuição do rendimento, aumento de impostos e dos juros das mario-70prestações, além do aumento do custo de vida, estamos desorientadas.
O meu marido morreu de doença cancerígena há dois anos e agora, quando a filha tem 16 anos, não sei o que fazer.
Poderei ter alguma ajuda?”

esclareço que o caso se situa mais no campo da economia e finanças do que no da psicologia e psicoterapia.

Contudo, o impacto que o mesmo provoca na saúde mental pode ser minimizado.

Julgo que no caso de existir alguma dificuldade psicológica, da maneira sucinta como apresentou a sua situação, sem outros dados em relação ao passado, parece que não deve ser grave.

Parece também que a «perda» do marido e do pai, foi superada com alguma «regularidade», sem deixar muitas sequelas.

Pode haver, contudo, uma preocupação da mãe em relação ao futuro da filha, especialmente no que toca aos estudos e/ou profissão, nos tempos conturbados em que vivemos.

Em psicologia, nada mais se pode fazer a não ser ajudar a pessoa a pensar bem em todo o seu passado, nas dificuldades já ultrapassadas, nos recursos que existem e na utilização dos mesmos na situação actual. Para isso, a senhora e a filha, tal como fizeram o Antunes e a Cidália, têm de se prontificar a fazer alguns exercícios.

Sem perder tempo durante o dia, o mais importante é utilizar a hora de dormir para fazer o relaxamento, entrar no não consciente, recordar bem os bons momentos vividos, «vasculhar» bem as dificuldades já ultrapassadas e tentar descobrir os recursos existes para enfrentar a situação actual.

Um ponto a favor, pode ser a forma como foi ultrapassada a perda do marido e do pai.

Falando em casos resolvidos, o Antunes conseguiu resolver as suas dificuldades enquanto ajudava a filha a melhorar no sucesso escolar e, como efeito colateral, a mulher também começou a sentir-se muito melhor.

Os procedimentos sobre o relaxamento, além de estarem sucintamente indicados no livro do Antunes (B/37-52), estão mencionados nos vários posts deste blog relacionado com psicoterapia, autoterapia, auto-ajuda, modelagem, moldagem, identificação e especialmente nas respostas 6 e 11.

Vou realçar que o modelo de ultrapassagem de dificuldades e de prática de exercícios que a mãe fizer, são um bom figurino a ser imitado pela filha, que se pode identificar na mãe.

Além disso, a visita a diversos posts deste blog, consultando “História do nosso blog, sempre actualizada” pode dar uma ajuda suplementar. Cada um pode escolher o assunto ou assuntos que mais lhe interessam. Alguns já fizeram isso.

Ler muito, pobre a psicopatologia e psicoterapia, compreender e interiorizar aquilo que se leu, é muito importante para tomar as medidas posteriores necessárias.

Boa sorte e bom relaxamento.

Se quiser mais informações e esclarecimentos pode fazer mais comentários.

Já leu os comentários?arvore-2

Clique em BEM-VINDOS

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Anúncios

Single Post Navigation

One thought on “RESPOSTA 22

  1. Anónima on said:

    Estou a seguir os conselhos dados neste poste e parece-me que tanto eu como a minha filha começámos a ficar mais aliviadas.
    Obrigada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: