PSICOLOGIA PARA TODOS

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RESPOSTA 27

Tentando responder aos dois comentários seguintes, um de um Anónimo, e outro dos CãoPincha,Psicologia-B

Acabei de ler este artigo e vários outros antecedentes.
Gostaria de ter umas noções rudimentares de modificação do comportamento. Enquanto não estiver publicado o PSICOLOGIA PARA TODOS, que perece ser importante, poderei servir-me de mais algum?
 Anónimo

Lemos este poste e ficamos sem compreender se seria útil consultar o livro “JOANA A TRAQUINA ou Joana-Bsimplesmente criança?”
Um dos nossos companheiros necessita de noções que não conseguiu obter devidamente nos 5 pequenos volumes de Como Modificar o Comportamento”.
O livro “PSICOLOGIA PARA TODOS” nunca mais é publicado.
O que fazemos?
Responda logo que possível.
Agradecidos.
 CãoPinchaInteracção-B30

apetece-me dizer que, neste momento, não tenho outra solução a não ser transcrever o Prefácio do livro “JOANA, a traquina ou simplesmente criança?” (D) e dizer que, enquanto não tiver a capacidade financeira de publicar o “PSICOLOGIA PARA TODOS” (F), é melhor ler o livro da JOANA que dá amplas noções teóricas, aplicadas na prática, nas mais variadas situações do dia-a-dia.

 PREFÁCIO

Este livro baseia-se na história ficcionada da vida de Joana, a protagonista que, com a sua família, «reúne» os «casos» de Imagina-Bmuitas crianças que foram durante anos à consulta de Psicologia.
A JOANA, como tantas outras, era simplesmente criança em 1990. Podia ser traquina. Também é bem possível que fosse uma criança diferente se o seu meio ambiente lhe proporcionasse condições diversas daquelas que existiam.
O meio ambiente, na maior parte das famílias, é quase sempre composto pelos pais, irmãos, avós, familiares, amigos e todos os que interagem com a criança. Isto quer dizer que o meio ambiente da criança, assim como o de qualquer de nós, é toda a sociedade envolvente. É, geralmente, essa sociedade com a qual interagimos, que ajuda a estruturar uma personalidade que se encontra em formação.Acredita-B

* Se nesse ambiente, os pais resolverem viver cada um a sua vida, qual a situação em que colocam os filhos que não tiveram voz activa para pertencer a este mundo?
* Como deverão agir ou reagir?
* Que valores irão «adquirir» para formar a sua personalidade?
* Se os pais da Joana estavam em vias de se «separar» que «educação» se poderia esperar que eles lhe dessem?
* Depois de «afastados», como poderiam «exercer» essa acção educativa tão importante, em conjunto e com coerência?
* Se essa possibilidade de separação fosse uma das causas das traquinices da Joana o que fazer?Psicopata-B
* E se os pais não se separassem?
* A Psicologia poderia ajudá-los sob qualquer destes pontos de vista?
* Como?
* Com que oportunidade?

Acima de tudo, os pais são os principais agentes de educação «conjugada», «coerente» e «imprescindível» para a formação da personalidade da criança que vai crescendo no seu seio familiar. São os principais alicerces dos adultos em formação.Consegui-B
Porém, nem sempre é fácil lidar com os filhos ou educandos. Enquanto os pais dizem que os filhos são rebeldes ou birrentos, os filhos queixam-se de que os pais não os compreendem e são muito antiquados ou retrógrados. Não acontecia o mesmo connosco considerando-os, muitas vezes, reaccionários e caducos?
São essencialmente todas essas experiências de vida e os dissabores sofridos, que nos ajudam a encarreirar por um caminho que, por acaso, nem sempre é o mais satisfatório.
Também os professores se queixam de que os alunos dão «água pela barba» e que é difícil incentivá-los para obterem um bom rendimento escolar. Esta situação pode ter reflexos adversos não só na autorealização do docente, como também no bom desenvolvimento de todas as potencialidades do discente.neuropsicologia-B
Por sua vez, os gestores duma empresa podem sentir neces-sidade de motivar os seus empregados para os ajudar a produzir o máximo, podendo (e devendo?) o lucro final reverter numa distribuição equitativa entre patrões e empregados.

Para que tudo se possa «processar» de maneira saudável e desejada por muitos, é imprescindível divulgar a ciência do comportamento e os benefícios que a mesma pode propiciar. Utilizando criteriosa e atempadamente esta ciência comportamental, é possível fazer com que as nossas acções e comportamentos dêem o maior rendimento e contributo possível para o bem-estar que todos desejamos.Organizar-B
Por isso, todos aqueles que desejam manter uma boa saúde física e mental ou pretendem melhorar as suas capacidades e aptidões naturais, têm imensa vantagem em adquirir o conhecimento das leis, normas e técnicas que regem e condicionam o comportamento humano.
Tudo isto é necessário e muito importante no mundo actual para que uma vulgar «má situação» não se degrade, tornando-se incontrolável e inaceitável. Além disso, a prática e o treino são indispensáveis para o desenvolvimento das nossas aptidões, para a consolidação dos conhecimentos adquiridos e para a aquisição de novas capacidades, muitas vezes desconhecidas e que nos surpreendem com a sua eclosão e evidência.mario-70

Treinar o quê, como, quando e porquê, são noções a adquirir com aprendizagens específicas que vulgarmente ficam confinadas aos gabinetes dos especialistas que delas fazem uso para uma aplicação pessoal, restrita e pontual.
Contudo, para que pessoas mais interessadas, autónomas e confiantes em si próprias possam adquirir as noções elementares sobre o modo como o comportamento humano se forma e se modifica desde a nascença, apresentam-se a seguir diversos factores que influenciam a nossa vida relacional, tais como dissonância cognitiva, facilitação social, conflito, frustração e diversos outros. Biblio
Além disso, as ideias básicas sobre gratificação, punição, reforço, extinção e aprendizagem por modelo, identificação, etc., bem como as condições em que essas forças afectam os nossos comportamentos, quer num sentido positivo quer negativo, são apresentadas na sua utilização prática em casos do dia-a-dia.

O «caso» ficcionado que se descreve em forma de narrativa é o resultado da conjugação de inúmeras situações que continuam a ocorrer com muita frequência e que exigem uma actuação rápida e imediata. A linguagem que se utiliza pretende ser extremamente simples e o estilo romanceado ajuda a compreender com maior facilidade o seu Difíceis-Bsuporte científico. Se a apreensão de conhecimentos for facilitada, podemos aliar a teoria à prática, para que cada um fique a conhecer aquilo que pode e deve fazer para modificar uma situação concreta e específica.
Deixa-se assim ao próprio a liberdade de decidir se deve ou não actuar, depois de conseguir antever e prognosticar o resultado da sua acção (F) (I) (K).
Evita a sujeição a opiniões e conselhos de leigos, frequentemente inadequados, provocando consequências imprevisíveis e, às vezes, indesejáveis.

Todo o comportamento tem influência no meio ambiente do qual fazemos parte. O meio ambiente condiciona-nos igualmente gratificando ou punindo as nossas acções. Alguns disparates das crianças, só para contrariar os pais, redundam em prejuízos Psi-Bem-Cgraves, da mesma maneira como uma posição demasiadamente rígida dos pais para mostrar a sua autoridade, pode igualmente provocar consequências funestas e irreparáveis.

Os pais com dificuldade em lidar com os seus filhos têm tanto direito de conhecer o modo de os educar, como os professores que, igualmente, desejam «ensinar» da melhor maneira possível. Os gestores que pretendem atingir um desempenho óptimo, também podem utilizar as mesmas técnicas desde que as conheçam e saibam aplicar com oportunidade e bom senso, o que é sempre imprescindível nestes casos.
O essencial é aprendermos a lidar com o meio ambiente que nos rodeia. Por isso, como nós constituímos o meio ambiente dos outros e a influência é recíproca, basta aprender, até com crianças, aquilo que se deve fazer no Saude-Bmomento mais propício e «com conhecimento de causa». A Joana mostra isso. Demonstra-nos o modo fácil como até as crianças conseguem apreender e utilizar as noções mais basilares da modificação do comportamento.

Se uma criança de 7 anos, «birrenta por natureza», como dizia o pai, se modificou saudavelmente e essa mesma criança, com um treino indispensável, foi capaz de se iniciar aos 8 anos na aplicação da modificação do comportamento, qual a razão por que os pais, os professores e os gestores não deverão beneficiar dessa magnífica oportunidade?
Esta «história ficcionada» vai ser contada com exemplos que podem ser seguidos também pelos professores e empresários, Depressão-Btirando daí dividendos substanciais para o bom desempenho e produtividade, cada vez mais necessárias numa sociedade competitiva e em constante desenvolvimento.

Consegue-se também verificar neste livro, o modo como a simples actuação duma criança ajudou a «re-unir» uma família que se ia «des-unindo» devido a alguns «equívocos» que se resolveram com facilidade, sanando «desconhecimentos» que se foram colmatando com alguma leitura e empenho dos próprios.
Tudo isto se conseguiu apenas como um «efeito colateral» da modificação do comportamento da Joana que, segundo o pai, era «birrenta». Estes «efeitos colaterais» ou «secundários» serviram para que um casal à beira do divórcio, não só «regredisse» mas que ainda quisesse ter um outro filho para o poder educar «em conjunto», duma maneira Respostas-B30saudável, ajudando a filha a obter modelos de actuação duma família equilibrada e feliz.

As informações que abrangem o desenvolvimento humano desde o nascimento até à adolescência, caracterizado por quatro períodos de gestação e crescimento – concepção, primeira infância, segunda infância e adolescência – podem ser obtidas em livros da especialidade, com mais pormenores.
Também, compreender o modo como as pessoas «funcionam», aprendendo a lidar com elas para descobrir como vale a pena interagir socialmente, o que é muito importante até nas empresas, pode ser visto em outros livros (K).
As técnicas de modificação do comportamento essenciais para uma boa ajuda destinada a estruturar a personalidade de Maluco2forma adequada, podem ser apreendidas em Psicologia para Todos (F) e em vários livros que se indicam no fim, no capítulo RESUMO DO CONTEÚDO DAS OBRAS INDICADAS (305).

Para se poder compreender bem a simplicidade de actuação, o GLOSSÁRIO final ajuda a sintetizar e a sedimentar as ideias e os conceitos sobre as teorias e as técnicas utilizadas em todos os casos descritos a seguir, ou em quaisquer outras situações.

Por este motivo, convém também ler outros livros que são mencionados no capítulo final da «recomendação».

Fazem-se votos para que o conteúdo dos mesmos poupe muitas consultas especializadas (depois do mal instalado), além de«Educar»-B inúmeras horas de dissabores inúteis, tornando mais eficazes e benéficas as interacções entre familiares, amigos, colegas, chefes e subordinados.
 
É a prevenção ou profilaxia em acção.

Já leu os comentários?

Clique em BEM-VINDOS

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEISarvore-2

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

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2 thoughts on “RESPOSTA 27

  1. Anónimo on said:

    Já li este post depois de ter feito o comentário que lhe deu origem. Contudo, falando com uma pessoa amiga, não consegui descobrir porque insiste em continuar a psicoterapia com uma pessoa que tinha medos a 97% (9,7) e que na semana 84 da psicoterapia baixou para 42% (4,2).
    Pode explicar-nos a razão deste procedimento?
    Julgo que qualquer psicoterapia teria acabado nos 50% que é perfeitamente manipulável.

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