PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

RESPOSTA 28

Por causa do comentário seguinte:Imagina-B

“Já li este post depois de ter feito o comentário que lhe deu origem. Contudo, falando com uma pessoa amiga, não consegui descobrir porque insiste em continuar a psicoterapia com uma pessoa que tinha medos a 97% (9,7) e que na semana 84 da psicoterapia baixou para 42% (4,2).
Pode explicar-nos a razão deste procedimento?
Julgo que qualquer psicoterapia teria acabado nos 50% que é perfeitamente manipulável.”
 
dum Anónimo, que deu origem ao post anterior, sinto-me na necessidade de clarificar a situação para que as pessoas não Acredita-Bachem que todas as psicoterapias são iguais, que todos os psicoterapeutas têm o mesmo treino e aptidão e que todas são feitas com as salvaguardas necessárias para evitar futuros deslizes.

Há dias, estive a «conversar» numa Universidade Sénior e houve pelo menos uma pessoa, com os braços a tremer muito, que me disse estar desesperada com a sua situação porque, com menos de 60 anos, não conseguia fazer quase nada na vida, como desejava.

Dizia que estava a ser acompanhada pelo menos por médico de clínica geral, neurologista, psiquiatra e psicoterapeuta.Consegui-B

Quando lhe perguntei se estava a ser bem medicada por causa do Parkinsonismo que aparentava ter, disse-me «publicamente» que não tinha essa doença e que os médicos receitavam os medicamentos sem fazerem um diagnóstico. Contudo, um dizia que tinha de pôr em ordem a cabeça, o outro dizia que «tinha de lavar a alma» e o psicoterapeuta fartava-se de conversar e de dar conselhos.

Quando me perguntou o que poderia fazer em modificação do comportamento que ela desejava, esqueci-me Maluco2de lhe perguntar se tinha querido saber do tal especialista que dizia ser necessário lavar a alma, qual o supermercado ou mercearia onde poderia comprar um detergente adequado para obter bons resultados. Contudo, aventei a hipótese de que ela teria de ler muito sobre a ciência do comportamento para se poder dar ajuda adequada só depois de deixar de tomar os medicamentos. Enquanto ela os tomasse, especialmente sem saber qual o «doença» de que sofria, nada de válido e eficaz se poderia fazer em psicoterapia realizada com seriedade. E mesmo assim, a maior parte das acções teriam de ser realizadas por ela, com a possível ajuda dum psicoterapeuta.Psicopata-B

Muitas psicoterapias são dadas como concluídas sem as salvaguardas necessárias para evitar remissões com alguma coisa que possa correr mal ou fora do vulgar na vida da pessoa.

Como um exemplo vulgar, podemos mencionar um jovem que acaba de tirar a carta de condução e está apto a conduzir em estradas asfaltadas, mesmo do interior do país.

No dia em que tiver de enfrentar uma chuva forte, terreno muito enlameado, nevoeiro, acidentes súbitos no Depressão-Bcaminho, falta de iluminação total, ou qualquer outro azar o que fará? Já não tem o instrutor à mão de semear para lhe pedir ajuda!

Às vezes, é isso que se torna necessário salvaguardar. Se a tal pessoa cujos medos baixaram para 42% os puder fazê-los chegar pelo menos aos 30%, estará mais apta a enfrentar o seu meio ambiente, o qual pode ter ajudado a «construir-lhe» os medos. Ela aprende a enfrentar esse meio ambiente e diminuir os seus medos a 42%, mas se esse meio ambiente se tornar ainda mais hostil do que anteriormente o que faz? É bom pensar nisso e, por isso, remeto a um post anterior.mario-70

Muito custou à pessoa do post mencionado, chegar às tais memórias que tinham ficado gravadas na sua cabeça e das quais não se queria (ou podia?) lembrar, mas que eventualmente tinham aparecido, uma vez, nos seus sonhos e pesadelos.

Uma outra pessoa cujos braços tremiam, mas que pintava há muito tempo, usava o artifício de fixar o cotovelo. Não gostava de ler livros, mas sim de ouvir a conversa do psicoterapeuta. Eu não lhe conseguia dar qualquer Biblioapoio ou informação útil enquanto não terminasse a toma dos comprimidos. Como também  não sabia se tinha de lavar a alma, não a encorajei a encontrar o tal detergente ideal para essa lavagem. Pode ser que, qualquer dia, se descubra esse detergente em comprimidos ou injecções. Os laboratórios farmacêuticos trabalham afincadamente para isso!

Já leu os comentários?

Clique em BEM-VINDOS

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEISarvore-2

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Anúncios

Single Post Navigation

One thought on “RESPOSTA 28

  1. Estivemos a ler este poste e não compreendemos bem a ligação deste com o seguinte, dedicado aos TRAUMATISMOS. Pode dar-nos mais uma explicaçãozita?
    Somos todos reformados e defraudados e, presentemente, temos de lidar só com um computador, de cada vez, para muitos.
    Por isso, podemos não conseguir consultar o seu blogue quando queremos, individualmente, como faziamos antigamente e demorar algum tempo para ver o que queremos.
    É a vida como dizia o Alto Comissário das Naçõss Unidas para os Refugiados. bom tacho!
    Obrigado por tudo.
    CãoPincha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: