PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

RESPOSTA 29

Em relação ao comentário feito no post RESPOSTA 28, pelos CãoPincha, para poder tornar mais clara a minha ideia, tenho Bibliode acrescentar o seguinte:

Dei o exemplo do rapaz a conduzir em más condições. Se ele não tiver um treino suplementar, pode ficar aflito. Não sabemos que reacção poderá ter: De pânico? De fuga? De fazer disparates? De se deixar desanimar? Contudo, se tiver um treino extra, pode desenrascar-se como o McGyver. Que comportamento poderá ter? É o que tentam fazer os que são treinados para as guerras de guerrilha. E muitas vezes, no dia-a-dia, é uma guerrilha que temos de travar no nosso ambiente natural, com o menor número possível de baixas.

Além disso, pode ser que a viatura desse rapaz tenha de ser reforçada com mais potência de motor, melhor transmissão,
mario-70suspensão e amortecedores reforçados, além de mil e uma coisas que ajudam nas emergências. Será que se pode fazer isso em psicoterapia?

Contudo, é a cabeça dele que têm de funcionar para pôr em acção todos os meios disponíveis. De quem é essa cabeça e quem é que a pode fazer funcionar se não o próprio, mesmo que tenha a ajuda esporádica de mais alguém (psicoterapeuta?).

Se no sonho da Cidália, o dono do carro ou um mecânico não tivessem dado a ajuda principal de empurrar o Saude-Bcarro inicialmente, como poderia ter sido posto a trabalhar?

Se a Cidália não tivesse resistido às «tentações» ocasionadas pela mãe para tomar os comprimidos contra a depressão, o seu restabelecimento teria lugar tão cedo? E se não fossem os «empurrões» do Antunes?

A Cristina, pormenorizadamente mencionada neste livro,  teve de ser suavemente empurrada para uma compreensão racional da vida, a fim de evitar um comportamento «civilizado» e preconceituoso a que a mãe, muito «bem educada», a tinha habituado desde pequena. Quantas horas se despenderam porque não foi possível ajudá-la de forma tradicional num consultório? Se não lhe tivesse sido dada a ajuda naquele momento, que danos Consegui-Bpoderiam advir mais tarde num eventual casamento ou gravidez? Que educação daria ela aos seus filhos?

Para um psicoterapeuta, torna-se muito simpático conseguir descobrir que o seu trabalho insano de ir falando, às vezes sem ninguém o ouvir em termos, deu resultado positivo.

Se a Cristina não tivesse os preconceitos arreigados desde a infância, a sua simples ida à consulta de psicologia ter-lhe-ia poupado muito tempo de dissabores passados com os colegas e com o público que ela atendia. Mas, graças às contingências, até os pais conseguiram descobrir, que saber alguma coisa sobre o comportamento humano os poderia ter ajudado tanto no passado como os iria ajudar no futuro com os eventuais netos.Acredita-B

Senhores colegas do Compincha – CãoPincha. Aconselho-vos vivamente que leiam de vez em quando os diferentes posts que contêm as matérias mais diversificadas e que se podem facilmente vereficar através da lista que se encontra no post da HISTÓRIA. Faço votos para que tenham um bom proveito. Não custa quase nada mais do que o tempo, a internet, a electricidade e o desgaste do computador!!! Mas, evita consultas e os incómodos consequentes se as mesmas não forem possíveis.

É assim a vida!” como dizia o outro, que bem se safou da nossa crise para a qual nunca fomos treinados, Maluco2talvez nem por Salazar!

Já leu os comentários?

Clique em BEM-VINDOS

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVOarvore-2
de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Anúncios

Single Post Navigation

2 thoughts on “RESPOSTA 29

  1. Anónimo on said:

    Vi esta resposta dada a CãoPincha mas se eu estiver com dificuldades o que posso fazer?

  2. Mário de Noronha on said:

    Vou dar-lhe uma indicação rápida com o post RESPOSTA 30.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: