PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

ACONSELHAMENTOS 4

Sr. Anónimo,Biblio
Acabei de ler o seu comentário:

“Já viu os vídeos brasileiros sobre psicologia e psicoterapia que são apresentados nos programas de Flávio Gicovate?
Podia fazer um programa semelhante.”

feito no domingo, no post “ACONSELHAMENTOS 3” e fui consultar na internet o citado site, relacionado com Flávio Gikovate, um famoso psiquiatra brasileiro.mario-70

Visitei, com especial razão, várias intervenções suas no You Tube, porque algumas delas se referem à “inteligência emocional” que foi cognominada e difundida por Daniel Goleman a partir de alguns estudos que ele foi fazendo.

Li, há anos, o original do livro, em inglês,  de Daniel Goleman sobre INTELIGÊNCIA EMOCIONAL e citei algumas das suas ideias e conceitos nos meus livros “Saúde Mental sem psicopatologia” (A), “Acredita em Ti. Sê Perseverante!” (B), e “Eu Também CONSEGUI!” (C). Especialmente por esta razão, interessou-me ouvir as Imagina-Bpalestras de Gikovate.

Durante cerca de 2 horas, fui ouvindo mais de 10 peças divulgadas na internet e em vários locais e meios de comunicação social de intervenção no Brasil, talvez mais em São Paulo.

Sendo médico, psiquiatra e psicanalista, conforme foi apresentado, fiquei admirado com o tom de ligeireza com que se exprimia, falando mais em assuntos pessoais, de futebol e de sua postura na intervenção, em conceitos moralistas, subjectivos, éticos e sociais, do que em aspectos científicos, «mesclando» tudo, como dizem os brasileiros, num discurso que não consegui entender.Maluco2

Quanto à inteligência emocional de que ele falou e que abordei também na minha intervenção da Biblioteca Municipal de Portimão, em 2004 e, mais tarde, em Lagoa, no Algarve, ele diz ser um assunto muito antigo relacionado com maturidade ou imaturidade emocional, sem citar quaisquer conceitos psicológicos ou psicanalíticos e muito menos científicos, em que baseava essa sua afirmação, muito diferente do que aconteceu com Daniel Goleman.

Assim, ficamos sem saber bem o que é a inteligência emocional que, para mim, é a «reactividade emocional» que pode ser Acredita-Bdiminuta ou exagerada, adequada ou inadequada, imatura ou amadurecida, tudo isto condicionado pela neurofisiologia do indivíduo em questão e do meio ambiente em que se insere no momento.

Já me referi a este assunto no capítulo “A Neurose é Combatível?” do livro “Eu Também CONSEGUI!” (C), assim como em quase todos os que tenho escrito e estou a preparar.

Em todos os livros estou a frisar a necessidade de «domesticarmos» a nossa amígdala (cerebral) para que não «disparate» antes de tempo. Para isso, proponho a aprendizagem do relaxamento mental, bem como o treino necessário para conseguirmos facilmente dominar os nossos primeiros impulsos que nos conduzem, a maior parte das vezes, à Consegui-Bexecução de disparates ou às mãos de psiquiatras e psicólogos ou psicoterapeutas que, muitas vezes, como é de esperar, podem zelar mais pelos seus interesses do que pelos dos pacientes (E).

Quanto ao meu interesse ou possibilidade de intervenções em público, especialmente em meios de comunicação social, não tenho grande apetência nem jeito para isso. Interessa-me muito mais servir as pessoas que necessitam do meu apoio do que ir buscar uma série de fãs através de intervenções espectaculares que possa fazer em qualquer lado.

Além disso, prefiro trabalhar em bases científicas, postas em prática na intervenção clínica. Por isso, comecei eu próprio a Psicopata-Bpublicar os meus livros, com a apresentação dos resultados das minhas intervenções clínicas, pretendendo ajudar só os que necessitam do meu apoio e o procuram, sem haver publicidade.

Também por isso, mantenho os dois bolgs, um sobre as respostas a ser dadas e outro com a descrição dos livros publicados e por publicar, que podem ser úteis para os consulentes.

Enquanto os dois blogs têm links no final deste artigo, os livros estão citados com letras entre parêntesis (…).

Quem quiser, que intervenha fazendo apenas um comentário.Depressão-B

Suponho que dei uma resposta condicente com o comentário que foi feito. Oxalá que tenha servido para fazer a diferenciação entre uma psicoterapia espectacular e uma psicoterapia honesta e profilaxia, com seriedade científica.

Já leu os comentários?

Clique em BEM-VINDOSarvore-2

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

