PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

ENVOLVIMENTO FAMILIAR – 1

Dos CãoPincha tivemos  no post Só Toxicodependências?” o comentário:Saude-B

Gostámos deste poste, mas um dos nossos companheiros deseja conseguir ter algumas ideias simples sobre a «educação» de que fala.
Pode ajudar-nos a pensar em algumas, já que muitos dos nossos companheiros têm crianças entre os 4 e os 15 anos?”

 
Respondemos o seguinte:Psicologia-B
 
“Vamos tentar responder logo que for possível, depois de consultar ou ver alguns livros que podem ser interessantes.”

Agora, ao reler o livro PSICOLOGIA PARA TODOS (F) e sem ter, neste momento, quaisquer outros elementos, verificámos que existe material que pode ajudar a aclarar o nosso ponto de vista a ser apresentado em seis posts com o titulo dado a este.Interacção-B30
Embora possamos continuar com outros elementos a serem descobertos no futuro, vamos definir, antes de tudo, o nosso conceito sobre «educação».

Para nós, a «educação» é a formação da personalidade que nos leva a ter uma determinada «maneira se ser», que orienta a nossa conduta.
Tudo isto se forma desde a nascença em contacto íntimo com o meio ambiente em que a pessoa vai vivendo e interagindo.
Depende não só da cultura mas também do ambiente social e familiar que, com os seus reforços (gratificações e Joana-Bpunições), vai modelando e moldando uma personalidade que irá actuando autonomamente no futuro.  Nestas condições, o ambiente famíliar é da maior importância, tendo especial prevalência até numa psicoterapia que se pode acelerar, obtendo melhores ganhos do que quando feita só no consultório. Também, ao contrário, essa mesma família pode retardar uma melhoria ou até reduzí-la substancialmente em determinadas condições. Se não quiser ou até não souber actuar devidamente, pode «deitar abaxo» todo um processo de recuperação que estava a ser conseguido num consultório de psicoterapia.

Por isso, como exemplo do que vai acontecendo, vamos apresentar 6 posts, iniciandoos com esta introdução a ser continuada mario-70
com parte da transcrição tanto quanto possível, do livro PSICOLOGIA PARA TODOS, sem quadros ou mapas, dos capítulos situados entre as páginas 205 e 216, bem como de outras páginas afins, entre da 229 à 236, dedicadas à adolescência do Estêvão:
▫ Um conjunto de avaliações
▫ Comparação de resultados

Como complemento deste «introito», apetece-nos recomendar a série “Blue Bloods” exibido no canal da FOX Crime e que apresenta o modo como uma família se apoia mutuamente, sem o consumo de quaisquer Bibliopsicotrópicos, mantendo um contacto quase permanente e tentando não deixar que qualquer dos seus membros «se vá abaixo».

(continua no Envolvimento Familiar – 2)

Já leu os comentários?

Clique em BEM-VINDOS

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEISarvore-2

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Anúncios

Single Post Navigation

One thought on “ENVOLVIMENTO FAMILIAR – 1

  1. Anónimo on said:

    Boa ideia de apresentar estes artigos com a importância da família na educação das crianças ou, como gosta de dizer, futuros adultos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: