PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

ENVOLVIMENTO FAMILIAR – 3

(continuação de Envolvimento Familiar – 2)

COMPARAÇÃO DE RESULTADOSPsicologia-B
 
No caso que acabámos de ver, haveria qualquer coisa de especial que ligasse o Gilberto aos desportistas e ao desporto? Ele confessou que lhe fazia muita falta deixar de praticar desporto, ao menos uma vez por semana. Era uma prática que lhe era habitual há mais de uma dezena de anos e abandoná-la, de repente, fazia-lhe muita diferença. Por isso, surgiu a ideia de ele falar com a mulher e os filhos para combinar como poderiam resolver este assunto.

Como a capacidade de diálogo do Gilberto com a mulher e com os filhos tinha aumentado em 7 pontos, isto é em cerca de 70 Difíceis-Bpor cento, este foi motivado a «conversar» com todos para estabelecer «um acordo». Por este motivo, ficou resolvido que praticaria o desporto nos fins-de-semana enquanto a mulher e os filhos davam um passeio de que gostavam (ver a seguir os «casos»).

É bom recordar que este caso complicado começou por uma simples enurese que, se fosse resolvida sem qualquer apoio familiar, podia obrigar a criança a ter outros comportamentos inadequados em substitução da enurese. Além disso, o equilíbrio familiar continuaria a ser muito instável e precário, com fortes possibilidades de se romper ao menor contratempo.

Os diversos mapas  apresentados, relacionados com «casos» isolados, poderão ter qualquer outra utilidade para além de cada Saude-Bpessoa poder fazer uma ideia global da sua própria situação?

Não existem dúvidas acerca das vantagens que as auto-avaliações e os seus registos oferecem para serem comparados, servindo de incentivo para que um dos membros da família melhore, incentivando a melhoria do outro (B). No «caso» anterior, foi utilizado um deles para incentivar o outro a melhorar e ter a ideia dessa melhoria. Por isso, não se deixou que cada um ficasse com os mapas depois de preenchidos. Eram apresentandos aos poucos à medida das necessidades e das vantagens que os mesmos poderiam oferecer para a melhoria da psicoterapia. Se assim não fosse, o próprio ou um deles, poderia ficar influenciado, vendo as dificuldades do Psicopata-Boutro e poderia ter alguma reacção adversa, mesmo que aceitasse que ambos podiam partilhar o conhecimento dos resultados. O psicólogo ajudou-os a fazer um apanhado num mapa que eles próprios elaboraram.

Assim, em relação à enurese do filho, para que os pais tivessem uma informação correcta e uma motivação acrescida a fim de prosseguirem nos seus esforços, foi feito um resumo com os resulta-dos de todas as semanas:
* Quantos dias por semana bebeu líquidos depois das 18 horas? (A)
* Quantos dias por semana a cama esteve molhada à meia-noite? (B)
* Quantos dias por semana a cama esteve molhada às 4 da madrugada? (C)Joana-B
* Quantos dias por semana a cama esteve molhada de manhã? (D)
* Quantas vezes foi elogiado durante a semana no fim de ir à «casa de banho»? (E)

(fim da página 212) (continua Envolvimento Familiar – 4)

Já leu os comentários?

Clique em BEM-VINDOS

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEISarvore-2

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Anúncios

Single Post Navigation

One thought on “ENVOLVIMENTO FAMILIAR – 3

  1. Anónimo on said:

    Lendo todos os artigos sobre ENVOLVIMENTO FAMILIAR que estão postados neste blogue, consegui ter uma ideia daquilo que devo poder fazer em casa. Estou a ter alguns problemas com os meus dois rapazes que, de repente, começaram a ficar difíceis. Vou mudar a minha actuação e ver o resultado. Se não der resultado, em breve direi qualquer coisa. Obrigado pela ajuda.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: