PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

ACONSELHAMENTOS 9

 Vou responder com este post ao seguinte comentário:Joana-B

“Estive a ver alguns dos artigos aqui publicados, especialmente os de “Envolvimento Familiar” e “Aconselhamentos” que já começaram há anos.
Agora, deparei com os artigos “Perceber e/ou Resolver” que parecem relacionar-se mais com os diversos medos que ainda tem o meu único filho de 20 anos.
Arranja poucas amizades, mas com muita facilidade.
Às vezes enfia barretes porque é muito ingénuo e os outros gozam com isso.Psicologia-B
Queria ver se conseguia ajudá-lo porque não tenho meios de levar a um psicólogo particular que lhe dê apoio.
Já foi a consultas de neurologia, psiquiatria e psicologia, do Estado, onde lhe deram muitos conselhos, com alguma medicação que o deixava sonolento.
Achei melhor desistir, mas agora que vi o blogue e sei que posso fazer comentários com perguntas ou dúvidas, gostaria de obter algum apoio, se possível, porque ele arranjou um trabalho e eu queria que não o perdesse.Interacção-B30
O meu nome é Fortunato.”

Caro Sr. Fortunato,
Conforme prometi na resposta imediata ao seu comentário transcrito antes, posso dizer que será muito difícil fazer qualquer coisa pelo seu filho sem ter noções profundas de MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO (F) e alguma prática e bom senso, além de muita calma e racionalidade.
É por isso que insisto muito nas noções de modificação do comportamento que podem ser dadas em conjunto a mais de 20 Difíceis-Bpessoas que, num grupo assim formado, podem tirar todas as dúvidas que surgirem. Até as dúvidas de uns podem ajudar outros que ainda não as tinham. Vinte horas, distribuídas por palestras de 2 ou 3 horas de cada vez, ao longo de mais de 2 meses podem ajudar imenso, especialmente se as pessoas estiverem a seguir ou colaborar num caso.
Além disso, a pessoa visada – o seu filho – necessita de ter vontade de melhorar e contribuir para isso fazendo os exercícios de relaxamento, visualização e recordação necessários. A propósito disso, a pessoa de quem falei  nos posts Perceber e/ou Resolver já foi viajar de avião, a seu pedido, com os pais, enquanto a mãe não cabia de contente e o pai ficava atónito com esse pedido.Acredita-B
Temos de descobrir a origem dos medos o que só se pode conseguir com um relaxamento profundo. O caso do Antunes (B) é muito elucidativo. Depois, perante situações hipotéticas ou, antigas, cada um tem de verificar como pode dominar ou ultrapassar o medo, a não ser que consiga descobrir que o medo não tinha razão de existir.
A seguir, tem de enfrentar e ultrapassar o medo em situações reais, devendo ser reforçado pelos acompanhantes.
Tudo isto tem de funcionar como dessensibilização para que não entre nos parâmetros da saciação ou punição. Esta ajuda dos Saude-Bpais, familiares ou amigos, quando não for possível do próprio psicólogo ou psicoterapeuta, tem de ser dada racionalmente mas nunca emocionalmente, mesmo que exija uma representação teatral. Pode, às vezes, exigir facilitação ou estimulação.

Para que tudo isto fique bem encaixado no sistema psicoterapêutico, necessita de conhecimentos que se podem adquirir também com a leitura de livros sobre a teoria e sobre os casos em que se descreve como tudo foi aplicado, bem como os resultados conseguidos.

Sob o meu ponto de vista, julgo que pode fazer algo, depois de ler muito, assistir a algumas palestras sobre as Maluco2noções de modificação do comportamento e praticar isso, com a ajuda de alguém que tenha essas noções.

Leia bem os 4 ou 5 posts anteriores sobre “Perceber e ou Resolver” (e mais estes continuados: 1, 2, 3 e 4) Pode ser que uma segunda leitura o ajude um pouco mais do que até ao momento.

Se não tiver os livros à mão, entretenha-se a ler também todos os posts sobre modificação do comportamento, auto-ajuda, psicoterapia, aconselhamentos, psicologia para todos, reforço do comportamento incompatível, dessensibilização, facilitação.Psicopata-B

Para a escolha dstes temas, também se pode socorrer do post sobre a “História do nosso blog – sempre actualizada”.

Já leu os comentários?

Clique em BEM-VINDOS

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEISarvore-2

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Anúncios

Single Post Navigation

2 thoughts on “ACONSELHAMENTOS 9

  1. This is very interesting site and also very informative.

  2. Anónimos (dois casais) on said:

    Estamos a gostar dos aconselhamentos.
    Vamos aproveitar as nossas férias de 10 dias na praia para lermos qualquer coisa útil sobre a psicologia ou melhor dizendo sobre o comportamento humano.
    É tão complexo e imprevisível…!
    Antes de fazermos qualquer qualquer coisa não pensamos nas consequências disso e depois queixamo-mos.
    É melhor ir à “História” escolher os artigos que falam sobre o relaxamento, auto-ajuda e psicoterapia e tentar praticar tudo já nas férias ociosas que estamos a ter.
    Depois iremos aos livros se for necessário.
    Há muito que fazer para aproveitar as férias e depois … até os futuros filhos talvez possam aprender desde logo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: