PSICOLOGIA PARA TODOS

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A RESPONSABILIDADE DOS PAIS ** (republicado)

Este assunto foi abordado no nosso anterior blog PSICOLOGIA PARA TODOS, ao tomar conhecimento dos problemas que Joana-Ba Antena 2 apresentou em Julho de 2009. Vai ser transferido agora para este, devido à sua actualidade com as novas regras.

A sociedade de amanhã vai ser constituída pelos jovens de hoje e pelas crianças que ainda estão por nascer. Todas elas têm o direito à alimentação, alojamento, afecto, educação, bem-estar que devem ser obtidos, em primeiro lugar, na própria família. Como pode a família escusar-se às responsabilidades que ela própria criou com a existência de um novo ser? Quem toma conta e se responsabiliza por esse ser e pelos seus actos inadvertida ou deliberadamente impróprios? Até os donos de quaisquer animais domésticos são responsabilizados pelos comportamentos inadequados dos mesmos porque estes não podem ser responsabilizados. Qual a razão de não se Psicologia-Bresponsabilizarem os pais enquanto os filhos não têm responsabilidade própria?
Para os outros animais irracionais existe a domesticação e treino, até quanto aos hábitos de higiene. Para os humanos temos a educação que se inicia desde o berço e continua durante muitos mais anos do que nos não-humanos porque tanto o período da sua socialização e responsabilização como o de duração de vida é muito mais alargado.
Impingir às escolas e a outros centros de educação essa responsabilidade, que começa muito mais tarde do que a interacção com a própria família onde todas as crianças passam muito mais tempo do que na escola, é «lançar a batata quente» para as mãos daqueles que estão em desvantagem.Interacção-B30
A educação, que é a base fundamental para a estruturação da personalidade e da socialização, baseia-se essencialmente na estimulação que o «meio ambiente» proporciona através dos instrumentos disponíveis que são os estímulos, incentivos, modelagens, moldagens, reforços e identificações «manipulados» pelos pais ou pela família desde que a criança nasce. Isto continua até ela ser responsável e se transformar num cidadão útil para si e para a sua comunidade ou, ao contrário, tornar-se um autêntico «parasita» como os muitos que infelizmente passamos a conhecer em qualquer sociedade.

Esta responsabilização não pode limitar-se ao pagamento de multas pelo mau comportamento dos educandos como se faz com Acredita-Bum vulgar estacionamento irregular dum veículo automóvel. Passa antes pela garantia de ajuda dos mais responsáveis, incluindo o Estado e os seus dirigentes que, com o seu exemplo, conselhos, incentivos, prémios, castigos e outros «instrumentos» necessários, poderão tornar os mais novos suficientemente responsáveis. Estes devem ser capazes de se tornar hábeis e saudáveis para que a sociedade de amanhã seja mais útil, humana, progressiva e feliz do que a actual, onde a cada instante se depara com a ganância dos mais poderosos, o que até nem acontece no mundo animal irracional.

Basta dar um golpe de vista mais atento por qualquer sociedade chamada «civilizada» que vai progredindo nos bens materiais e formas de dominação económica, psicológica, física, ideológica. As tentativas de contra-dominação ou subversão, divergemneuropsicologia-B cada vez mais das leis naturais segundo as quais se regem algumas sociedades primitivas onde a nossa «civilização» ainda não chegou. Infelizmente, não só as famílias mas ainda as televisões dão, constante e insistentemente, exemplos que ajudam a difundir modelos de identificação cada vez mais nefastos para o bom desenvolvimento psicológico numa sociedade humanizada.
Temos de reverter esta situação.
Por isso, acho muito bem que, segundo os ensinamentos da psicologia e do desenvolvimento humano, os pais e os familiares mais directos sejam sempre responsabilizados e ajudados a educar quem devem, da maneira mais adequada possível, para que o mundo possa mudar e progredir num sentido mais humanista e menos ganancioso do que agora.Psicopata-B
Tenhamos o bom senso de aprender com o passado para precaver um presente e um futuro melhor do que o actual para os nossos descendentes.
Os ensinamentos de Psicologia devem servir para isso.
Esta resposta pode parecer um pouco moralista mas um praticante da Psicologia tem de ter uma determinada ética na utilização dos conhecimentos que possui e difunde do mesmo modo como um médico deve ter ética suficiente ao lidar com receitas que podem ser benéficas para uns e maléficas para outros, pelo menos em determinados momentos e em doses inadequadas.Maluco2

Em quaisquer circunstâncias, é à família que cabe a difícil tarefa de preparar um indivíduo para a plena cidadania com os meios simples de que dispõe: o seu exemplo, os meios de castigo e elogio, os ideais e a afectividade, a ser utilizados com o bom senso e a responsabilidade que esta magna tarefa exige.

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Ver também o post LIVROS DISPONÍVEISarvore-2

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

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