PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

DEPRESSÃO 2

No domingo, estava eu a dar o habitual passeio de 3 quilómetros, a pé, quando fui abordado por um rapaz não muito novo, Depressão-Bpobremente trajado e com ar de desorientado que me abordou e perguntou se não era o Dr. Noronha. Respondi-lhe que sim.

Perguntou-me depois se não tinha, há anos, um consultório na Praceta dos Lírios, em Martins, que ele tentava descobrir.

Expliquei-lhe que já não tinha esse consultório há muitos anos e que o respectivo apartamento tinha sido vendido. Olhou para mim, desconsolado.

Achando estranha essa sua atitude de querer descobrir esse consultório, disse-me que o seu pai tinha sido meu consulente e que
mario-70falava sempre em mim, dizendo também que eu fora colaborador muito assíduo do Jornal de Queluz onde escrevia peças sobre o comportamento humano. Dias antes, um seu amigo tinha ido a sua casa, com um computador portátil e, por necessidade sua, estava a tentar descobrir qualquer coisa sobre psicologia, já que ele necessitava de apoio.

Entre outras coisas, descobriram no FACEBOOKCentro de Psicologia Clínica. Quando o pai soube disso, informou que ele próprio tinha sido nosso paciente e que ficara muito satisfeito com o apoio obtido. Agora, o filho, aquele que me estava a interrogar, tinha acabado o curso superior há mais de um ano, não tinha emprego e estava quase desesperado com a situação que se ia degradando de dia para dia. O pai tinha-lhe falado do Centro e como havia agora uma Imagina-Bconta no Facebook com esse nome, queria saber se eu teria alguma coisa a ver com isso. Respondi-lhe que sim e que a conta do CPC,  juntamente com este blog, o PSICOLOGIA PARA  TODOS, e o de edição [TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS Biblioterapia] se destinavam a tentar dar algum apoio às pessoas que deles necessitassem.

– E não me pode dar algum apoio, já que estou num estado de depressão muito grande, desempregado e a socorrer-me de médicos que me dão comprimidos que de quase nada me servem agora a não ser para me porem excitado ou a dormir e alheado de tudo? EStou quase maluco com isto tudo o que está a acontecer!Saude-B

Compreendendo o seu desânimo perante a vida, e talvez a perder o interesse em procurar emprego à medida que o tempo vai passando e depois de saber que não tinha posses para fazer uma psicoterapia formal, perguntei-lhe:

– Se eu lhe der uma ajudinha para fazer uma espécie de psicoterapia por si próprio, com a ajuda de livros, contendo algumas instruções para praticar muito em casa, seria capaz de ficar satisfeito?

– Para livros ainda o meu pai pode arranjar-me algum dinheiro, e tempo, também tenho. Vontade não me falta mas estou Bibliodesanimado com toda esta situação. Qualquer dia fico mesmo maluco.

– Então, como agora não posso dispor de tempo suficiente, você tem um amigo que lhe disponibiliza o computador e tem acesso à internet e Facebook, vou fazer um novo post intitulado DEPRESSÃO, no meu blog. Com os posts deste blog e com a ajuda do de Biblioterapia, talvez consiga reduzir a sua dificuldade. Depois comunicaremos, porque tem aí todos os contactos necessários. Entretanto, vá consultando no mesmo blog todos os posts relacionados com DEPRESSÃO, REFORÇO DO COMPORTAMENTO INCOMPATÍVEL, AUTO-AJUDA, PSICOTERAPIA, PREVENÇÃO, PROFILAXIA ou quaisquer outros que lhe interessem, para poder tentar entender os meandros do comportamento normal e anormal e praticar o Acredita-Brelaxamento muscular e mental de que eu falo e utilizo para na psicoterapia, com excelentes resultados. Quanto aos livros não sei se os conhece, mas se mora por estas bandas, posso dizer que colaboro de vez em quando com a Universidade Sénior de Massamá, onde deixei alguns livros que irei mencionar.

– Calha bem que eu moro em Mira Sintra e, qualquer dia, posso passar por lá e saber de que modo os poderei consultar.

Despedimo-nos com a minha promessa de elaborar, logo que possível, este post para o blog e um outro texto para o Facebook.

Já leu os comentários?arvore-2

Clique em BEM-VINDOS

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Single Post Navigation

5 thoughts on “DEPRESSÃO 2

  1. Dr. Noronha,
    Já vi este poste que me pareceu interessante. Já consultei quase todos os postes que recomendou. Vou ver outros e tentar o relaxamento segundo o AUTOTERAPIA, de fevereiro de 2009.
    Estou a ver cá muita coisa interessante que vou aproveitar.
    As minhas desditas, só as posso minimizar ou evitar se tiver a cabeça a funcionar em pleno. Foi o que não aconteceu no domingo, quando o abordei. Nem disse o meu nome. Chamo-me Cândido.
    Quando o meu pai soube, fez a seguinte exclamação:
    – Já descobriste porque razão a cabeça deve estar a funcionar bem! Trata de a pôr a funcionar como deve ser para melhorares a vida. Estar desorientado não serve de nada a não ser para ficar pior.
    À noite vou ver o facebook e dedicar-me ainda mais aos postes, aos livros e aos treinos. Pode ser que assim consiga estar um pouco melhor do que agora.
    Tristezas não pagam dívidas.
    Obrigado por tudo.

  2. Estou ou, melhor dizendo, estamos a gostar do que tem escrito aqui e no facebook. Dá para pensar um pouco e ter esperança no futuro.
    Mas, é necessário trabalhar muito e ter persistência, como bem disse.
    Obrigado. O meu pai envia cumprimentos.

  3. Anónimo on said:

    Li este artigo e gostei. Estou com uma depressão muito forte e parece que tenho ideias malucas de vez em quando.
    Há alguma coisa que eu possa fazer para reduzir isto?
    Gostaria de ter uma ajuda mas não sei como.
    Eu moro em Queluz e estou em risco de perder o emprego por causa disto.

Deixe uma Resposta

