PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

REEDUCAÇÃO DE DEFICIENTES 5

Face ao seguinte comentário dos CãoPincha:Biblio

“A propósito deste artigo, da reeducação deficientes e das actuais crise e austeridade que não deixam dinheiro nem para o essencial, gostaria de saber se existe alguma solução para as crianças mais carenciadas.
A mãe duma criança que é conhecida do nosso grupo necessita de reeducação para a sua filha de 8 anos. Está desempregada, não consegue arranjar emprego e o dinheiro que o marido ainda ganha não chega para as despesas usuais.
A escola não dá qualquer apoio a não ser a crianças em grupos que não apresentam qualquer melhora.
O que se poderá fazer? Se puder dar alguma ideia, agradecemos sinceramente.”

acima seguido, vou transcrever um dos prefácios do livro em melhoramento eNeuropsicologia-B2 que já foi editado anteriormente em três volumes indicados na letra (I) do blog TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS.

Atendendo às circunstâncias difíceis da actual situação económica e financeira, bem como da dificuldade em obter apoio psicopedagógico adequado, a nossa intenção é que cada um utilize os recursos existentes para minimizar os prejuízos e aumentar a eficácia.

Nós já tentamos fazer isso no passado e descrevemos as experiências, além de outros, o Antunes (B) que demonstrou, eficazmente, isso ser possível.

Não sei quais as dificuldades reais da criança mas, suponho que pelo menos essas indicações poderão ser obtidas na escola.Psicologia-B

Os livros indicados servirão para o efeito, desde que a mãe utilize o tempo que for possível com a criança, melhorando também o clima afectivo e emocional de toda a família.

Aproveitem os conhecimentos ao máximo para ultrapassar a crise tirando o melhor proveito possível do tempo que a mãe tem de passar em cada sem trabalhar.

Boa sorte.

PREFÁCIO

O insucesso inunda as escolas e transforma em autêntico sacrifício a boa sucess2vontade de professores honestos, talvez porque se pense mais em combater o insucesso do que em promover o sucesso. A reabilitação também não tem tido um sucesso muito melhor.

Não é fácil lidar numa sala de aula com uma criança que é incapaz de dar o rendimento indispensável, por ter défices nas suas capacidades cognitivas, por se sentir perturbada com diversos problemas pessoais ou ainda porque a aquisição dos vários conhecimentos não lhe diz algo de significativo. Também os deficientes e os acidentados gostariam de ter uma vida melhor do que a actual.

Referimo-nos em primeiro lugar ao sucesso ou ao bom rendimento que a pessoa deve ter na vida escolar, em função da sua natural motivação para a curiosidade e para o sucesso académico na idade propícia da pré-adolescência e adolescência.

As causas do insucesso podem ser muitas, desde os problemas genéticos eAcredita2 peri-natais até às doenças infecciosas, má nutrição, mau ambiente familiar, défices no desenvolvimento psicofisiológico, pressões sociais, acidentes, etc. Não podemos, de modo algum, tentar debelar todas as causas, mas havendo condições profissionais e técnicas adequadas, boa vontade da parte dos terapeutas, professores e especialmente dos pais ou outros familiares, muitas das causas do insucesso escolar ou incapacidades podem ser reduzidas ou, melhor ainda, inactivadas, como profilaxia imprescindível para o desenvolvimento saudável das funções cognitivas da criança ou do bom desempenho do adolescente ou do adulto.

Como primeiro passo, os pais podem tentar proporcionar à criança o melhor ambiente socio-familiar que lhes for possível. UmaInteracção-B30 conversa diária amigável pode ajudar a criança a «depositar» nos pais a sua «carga de problemas». Ouvir é mais importante do que dar conselhos. Ajudar a obter soluções é mais vantajoso do que arranjar soluções pré-fabricadas.

Os chineses já nos fizeram entender que ensinar um faminto a pescar é mais vantajoso do que dar-lhe o peixe. Deste modo, ninguém fica na nossa dependência, nem nos incomoda com futuros pedidos de auxílio. Por este motivo, os chineses continuam a ajudar os filhos a exercitarem-se nos estudos desde a mais tenra idade e ficamos admirados com o enorme progresso que começaram a ter no século XXI, depois de muitos anos de estagnação e isolamento do Ocidente. O que o Ocidente inovou, está a ser rápida e eficazmente «absorvido» por eles com o treino de Difíceis-Baprendizagem que sempre mantiveram durante séculos.

Uma alimentação saudável e racional, com dieta proteica adequada sempre que possível, é extremamente importante. Neste caso, a distribuição de um suplemento alimentar ou dietético na escola pode servir de «remédio».

É também salutar que a criança se consiga identificar com os pais modelando-se nos seus comportamentos. Desenvolver as capacidades e aptidões desde a mais tenra idade é lançar os alicerces para uma boa aquisição de conhecimentos e para um desenvolvimento equilibrado da personalidade. Para tanto, a criança necessita de treino. Se esse reed2treino não se efectuar por iniciativa própria, compete aos progenitores e educadores favorecer a estimulação psicomotora, verbal, conceptual e ideativa desde o nascimento. Assim, a pouco e pouco, a criança vai ganhando prática e confiança nas suas aptidões. O treino é indispensável não só para a minoria das crianças consideradas «deficientes» mas, com maior razão, para a maioria das «normais» nas quais é desejável desenvolver ao máximo todas as suas potencialidades.

Essas capacidades estão latentes desde a nascença e vão-se desenvolvendo ao longo de toda a vida em permanente interacção com o meio ambiente. Não é por acaso que as crianças abandonadas ou «selvagens» não conseguem desenvolver a sua aptidão para a linguagem falada quando a mesma lhes seria normalmente incentivada se apoio2estivessem em contacto com a sociedade humana. Contudo, em interacção com o «meio animal e selvagem», elas conseguem desenvolver outras capacidades (visuais, auditivas, sensitivas, motoras, etc.), em muito melhores condições do que as crianças «civilizadas». Tudo isto é consequência da influência do meio ambiente no desenvolvimento cerebral.

O conteúdo deste livro é um repositório de experiências, conceitos e termos indispensáveis, não só para despistes e intervenções profilácticas e preventivas com o intuito de se obter um óptimo sucesso escolar, mas também para uma recuperação eficaz ou para um desenvolvimento superior àquele que se poderia obter sem uma intervenção suplementar ou extra-curricular.

Os seus autores são dois especialistas bem conhecidos em Psicopedagogia. ALN-b adaptação da Bateria Neuropsicológica LURIA-NEBRASKA para português, preparada por eles no Centro de Psicologia Clínica, oferece a possibilidade de escrutinar mais eficazmente, com critérios objectivos e científicos, as dificuldades das crianças na sua tentativa de sucesso escolar. Parece-nos importante que os conhecimentos de psicologia e pedagogia sejam utilizados com o máximo empenho, explorando na totalidade as potencialidades dos indivíduos em formação.

Como «EDUCADORES POR EXCELÊNCIA», colocamos em primeiro plano os pais e professores de todas as crianças, tecnicas1quer «normais» quer «deficientes», visto que, para a sua espinhosa e difícil missão não recebem qualquer treino específico, pautando muitas vezes a sua acção ao sabor do acaso e com resultados totalmente imprevisíveis. São-lhes especialmente destinadas as páginas que se seguem, porque julgamos que, com a ajuda dos pais, professores, familiares e técnicos, as noções especializadas de psicologia e pedagogia servirão para reduzir muitos dos males que afligem as nossas escolas e sociedade, tendo como causa e consequência fundamentais o actual insucesso escolar.

Além de outras obras, a vasta gama de folhetos sobre reeducação, comportamento humano e psicoterapia, publicados Imagina-Bpelo CENTRO DE PSICOLOGIA CLÍNICA, de Mem Martins, são do maior interesse para professores, terapeutas, psicólogos e educadores. Porém, a paixão dos dois autores pela preparação e divulgação de livros de carácter técnico e científico de índole prática, ainda não acabou e recentemente soubemos do seu interesse em preparar uma nova colecção com a aglutinação e reformulação de quase todas as suas antigas publicações, conjugadas com outras, originais, sobre educação e psicoterapia, tal como a Imaginação Orientada.

Natal de 1990 e ANO NOVO de 2012.

Charles J. Golden, PhD
Past-Professor of Medical PsychologyLN-a
University of Nebraska Medical Center
Director of Neuropsychology Clinic
Head Injury Recovery Associates
Drexel University – Philadelphia
U.S.A.

Já leu os comentários?arvore-2

Clique em BEM-VINDOS

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Anúncios

Single Post Navigation

One thought on “REEDUCAÇÃO DE DEFICIENTES 5

  1. Anónimo on said:

    Li este prefácio mas não consegui saber como poderei dar apoio ao meu filho que necessita de alguma ajuda. A minha mulher tem muito trabalho mas eu disponho de algum tempo e pouco dinheiro. O filho de 9 anos está com dificuldades na escola e eu não posso pagar a uma especialista. Sabe como estão os tempos actuais. Posso ter alguma ajuda?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: