PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

RESPOSTA 38

Em relação ao post anterior, RESPOSTA 37, uma pessoa conhecida encontrou-me ontem à noite na rua quando ia dar o meu passeio diário de quilómetro e meio e fez-me o seguinte reparo:

– Já li o seu post RESPOSTA 37, bem como a resposta imediata aoSaude-B comentário que, no post AUTOTERAPIA, do blog antigo, deu origem ao novo post. Por isso, depois do almoço e durante um pequeno descanso, tentei fazer muitas perguntas a mim próprio em relação a diversas coisas que me afligem, especialmente no momento. Não consegui ter qualquer sossego durante o resto do dia e não sei se conseguirei dormir hoje, como já aconteceu frequentemente. Pode-me dizer o que é que posso fazer mais?

A minha resposta, foi mais ou menos a seguinte:

– Vá para a cama a pensar nos seus problemas e não fuja deles. Se necessário, tente começar pelo relaxamento muscular para mario-70depois desviar a atenção para o relaxamento mental e orientar os seus pensamentos no sentido dos problemas que está a enfrentar. Não fuja deles e procure descobrir soluções com toda a teimosia. Não se deixe vencer a não ser pelo sono. Leia todos os posts sobre PSICOTERAPIA e AUTOTERAPIA, os comentários feitos e as respostas dadas. Até pode ser que me lembre de qualquer coisa mais e, neste caso, darei uma nova RESPOSTA neste blog logo que puder.
Depois desta informação, lembrei-me de eu próprio pensar nas dificuldades apresentadas pela pessoa minha conhecida e numa sessão de imaginação orientada, lembrei-me de fazer este post para continuar a resposta dada.Imagina-B

– Vai verificar que, se não descobrir alguma solução nova, há-de sentir um cansaço muito grande e ficar farto de pensar no mesmo. Apesar de tudo, não desista e tente sempre descobrir algo de novo. Pode também lembrar-se das dificuldades passadas anteriormente e do modo como foram superadas.

“Se não conseguir resolver ou, pelo menos, descobrir uma possível solução, continue a insistir no que está a pensar. Lembre-se dos filmes com o MacGyver e, agora, até pode ver a série “Investigação Criminal Los Psicopata-BAngeles” em que entra a Daniela Ruah.
https://psicologiaparaque.wordpress.com/2012/10/21/criancas-e-televisao-1/

“Esses filmes e muitos outros não servem apenas para «dar maus exemplos». Existem muitos bons exemplos que se podem extrair de qualquer deles. É por isso que a nossa percepção tem de funcionar em boas condições. É também por isso que os pais devem discutir os filmes com os filhos, sem emoção mas com razão, para os ajudar a encará-los numa perspectiva adequada.

“Repare que os actores não desistem. São teimosos que se fartam até conseguirem encontrar uma solução mínima desejável ou, pelo menos,Acredita-B possível.
“Só assim conseguiremos ficar cansados de pensar e imaginar, e até pode ser que à falta de outra solução, o sono nos dê algum descanso. Julgo que é o que muita gente terá de fazer nos tempos actuais, em que todos os dias nos deparamos com surpresas desagradáveis mas que têm de ser superadas. Não falo só em dificuldades psicológicas mas sim materiais e bem reais que temos de superar, embora com muito sacrifício e perdas consideráveis

“Isto é uma espécie de técnica de saciação ou flooding (F), em que os medos ou as dificuldades são vencidos pelo cansaço. OPsicologia-B importante é cada um não descobrir uma fuga para escapar aos mesmos, mas o modo de os superar. Por isso, vale a pena recordar sempre os triunfos anteriores. Além de ser motivantes, podem proporcionar-nos autoreforço com as conquistas já alcançadas, talvez nunca antes imaginadas.

“É como dizia o outro «É a vida» mas, está mais bem colocado do que todos nós. Nós temos de tratar da nossa vida mas, vamos conservá-la com as menores perdas possíveis.

Lembrei-me também de muita coisa mais e, especialmente, do meu amigo Júlio (E) que me dizia:
«Quem não tem cão caça com gato» e «A fome e o frio põem a lebre ao caminho»Depressão-B

Uma das vezes, quando ele não conseguia dormir nem relaxar e tinha insónias, fazendo tudo para as reduzir, com medo de não ter um dia seguinte melhor, lembrei-me do médico (H) que tinha sido operado e que se habituara a tomar hipnóticos para dormir e já não conseguia prescindir deles. Quando se lembrou de os deixar à cabeceira da cama para os tomar quando necessário, foi conseguindo dormir menos intranquilo, até ter sonos mais reparadores sem a ajuda dos medicamentos. A nossa ansiedade de querer dormir deixa-nos despertos mas, durante o resto do tempo, «cochilamos» um pouco de modo a preencher muitas necessidades de sono e não termos, como é vulgar, ter um sono seguido como é natural, com alguns momentos de interrupção absolutamente Maluco2«normais».

Na ocasião, em relação aos pensamentos desagradáveis que não saiam da cabeça do Júlio tive de dizer em relação aos mesmos:
– «Se não os consegues combater, junta-te a eles».
O Júlio só começou a tomar mais consciência das suas dificuldades e do modo de as ultrapassar, quando o seu amigo RUI lhe disse:

Aprende a enfrentar as coisas pá. Só assim vais conseguir vencer!Consegui-B
E o Júlio, depois de várias experiência fracassadas de querer ver-se livre dos seus pensamentos desagradáveis, verificou que, como a Cidália (C), não podia fugir da sombra, nem do touro. Tinha de enfrentar qualquer deles. Por isso, tornando-se necessária muita prática, que foi mantida em casa e quase «conversada» à mesa dum remoto café, o Júlio convenceu-se que:
Se a lebre se perder, encontrará o caminho de acordo com a fome que sentir”.

E foi isso que me deu imensa satisfação no reencontro que tive com ele, 20 anos depois.

Já leu os comentários?Joana-B

Visite-nos no Facebook.

Clique em BEM-VINDOS

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:arvore

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Single Post Navigation

2 thoughts on “RESPOSTA 38

  1. Finalmente agora estou de descanso e à espera do resultado das cadeiras… que medo… tem sido umas semana do piorio…!

    Tenho está com um problema doutor… O meu medos podes influenciar nas relações sexoais com a minha namorada?
    Como ando todo stressado e tambem tivemos uns stresses das coisas mas ja está tudo bem, pode “mexer” comigo nisso?

    Pode-me dar alguma ajuda?

Deixe uma Resposta

