PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

RESPOSTA 39

“Finalmente agora estou de descanso e à espera do resultado das cadeiras… que medo… tem sido umas semana do piorio…!
Tenho está com um problema doutor… O meu medos podes influenciar nas relações sexoais com a minha mario-70namorada?
Como ando todo stressado e tambem tivemos uns stresses das coisas mas ja está tudo bem, pode “mexer” comigo nisso?
Pode-me dar alguma ajuda?”

Em relação ao seu comentário acima, embora não saiba de quem, nem a sua idade e o curso que frequenta, posso adiantar que insisto sempre com os meus «pacientes» que leiam aquilo que aconteceu com os outros e o modo como resolveram os seus problemas (P).
AutoTerapia Para Todos é a informação sobre um novo manual que dá indicações de como cada um pode «tratar» se si próprio, ficando inserido no blog onde também estão apresentados todos os livros que podem ser úteis, mas queMaluco2 necessitam de pessoas interessadas neles. Por isso, está aberta uma inscrição à espera de ajudar a publicar o livro.
Mas, é imprescindível que cada um «trabalhe» na sua própria psicoterapia para além de ler o livro.
Geralmente, as causas das dificuldades não são exactamente aquilo que as pessoas dizem na primeira consulta e, muitas vezes, até nas seguintes, como aconteceu com o Júlio (E) e está apresentado no post PSICOTERAPIA 3.

Com a Cidália (C) e com o Antunes (B) também aconteceu o mesmo.
Às vezes, são «causas» completamente diferentes daquilo que os próprios julgam e nas quais nunca pensaram. Contudo, Consegui-Bsaber quais são as «causas» não ajuda muito se não se preparar a mente para as compreender, aguentar ou descobrir formas novas de as evitar ou reduzir adoptando comportamentos novos, com muito treino do próprio e com a «cabeça» capaz de raciocinar em vez de reagir emocionalmente.

Para isso, é necessária uma disponibilidade mental muito grande que não é proporcionada por qualquer conversa, justificação, lamentação ou medicamento. Essa disponibilidade mental é criada pelo próprio com muito treino, fácil de se fazer todas as noites, e com a evocação dos factos traumatizantes que, escritos numa espécie de diário, facilmente se recordam posteriormente para os discutir, se necessário e possível.Psi-Bem-C

É importante que as pessoas não imaginem que as dificuldades desaparecem como por milagre. Os sucessos que tivemos têm de ser recordados para adquirirmos uma nova força. Os objectivos a atingir têm de estar dimensionados com as nossas possibilidades e não ser irrealistas. Querer muitas e variadas coisas ao mesmo tempo, só se pode admitir nas mentalidades das crianças ou de quem ainda não está «maduro». A areia tem de estar dimensionada com a camioneta. Temos de ser realistas e pragmáticos reconhecendo as nossas capacidades. Por isso, o treino de cada um é importante.

É o que eu recomendo a todos os meus consulentes, alguns dos quais arranjam justificações de falta de tempo ou quaisquer Acredita-Boutras para não praticar coisa alguma, ficando satisfeitos com os primeiros «ganhos» que obtêm por terem deixado de sentir o «muito mal» que sentiam. Depois, voltam os medos e as descrenças. Aconteceu com o Júlio (E), com a Cidália (C), com a Germana (L), e até podia ter acontecido com o Antunes (B). Mas este, leu muito e discutiu comigo e treinou imenso.

As dificuldades nas relações sexuais, os medos infundados, a necessidade de comportamentos obsessivos e vários outros, podem ter origem na necessidade de redução de ansiedade que também pode paralisar a nossa acção. Se tudo isso não for reduzido com o trabalho de cada um, pode ir aumentando com o tempo e com as más experiências Saude-Bou maus resultados que se forem acumulando.

Sem se criar essa disponibilidade mental, com relaxamento muscular, quando necessário no início, pouco ou nada de útil se pode fazer numa psicoterapia séria, a não ser «conversas» que aliviam o sofrimento momentaneamente, tal como os comprimidos e enquanto durar e seu efeito.

post AUTOTERAPIA 2  dá indicações sobre o que se pode e deve fazer.

O «trabalho» de cada um é importante.Psicologia-B

Posso dizer que «stress», quase todos nós aguentamos mas, o modo aceitável ou difícil com que o encaramos e reduzimos, depende muito da nossa acção e não das nossas justificações ou conversas.
Se não fizermos o nosso trabalho de casa, pouco ou nada conseguiremos de duradouro.

É o que eu faço todas as noites há quase 35 anos, desde que comecei a preparar a minha tese sobre psicoterapia. Também é um modo de ir tendo novas ideias e propostas de solução das nossas dificuldades. Nas sessões com várias pessoas, de que tenho falado muitas vezes, poderiam ser abordados estes e outros assuntos de que muitos Imagina-Bnão têm conhecimento e são essenciais para uma boa psicoterapia e profilaxia.

O difícil é começar e, talvez seja mais custoso continuar depois de se ter atingido algumas melhores e, o pior de tudo, é conseguir ter persistência para não esmorecer e insistir nos 5 minutos do início do relaxamento, para que as dificuldades nem apareçam de novo. Depois a autohipnose ajuda muito mas, a «entrada» na mesma, depende muito de pessoa para pessoa.

Já leu os comentários?

Visite-nos no Facebook.arvore

Clique em BEM-VINDOS

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS [http://livroseterapia.wordpress.com/]

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo) [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Anúncios

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: