PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

DEMOCRACIA 2

Quanto ao comentário transcrito a seguir, submetido em 2014/03/27 às 15:12, por An (provavelmente anónimo):Psicologia-B

“Quando hoje fui falar com uma pessoa conhecida, vi outra que entrou no estabelecimento. Cumprimentei-a ela disse-me que já me tinha cumprimentado quando eu passara pouco antes por ela. E perguntou-me:
– Não viu que eu estava a querer tirar o meu carro do estacionamento e tinha outro a bloquear-me? Tive de tocar a buzina durante muito tempo, telefonar à polícia e só passados 15 minutos é que o dono do carro apareceu e disse-me que tinha ido pedir uma informação. Tive de telefonar outra vez à polícia para dizer que o dono do carro já tinha aparecido. Como é que podemos ter uma democracia entre pessoas que não se respeitam umas as outras? Vim-me embora muito aborrecida com tudo isso.
Quando lhe perguntei:
– E o outro? – respondeu-me:Joana-B
– Pediu desculpas e foi-se embora. De facto, assim, a democracia é muito difícil. O que diz
em relação à psicologia?”

apetece-me responder (com perguntas):

− Se o outro se foi embora sem qualquer castigo, não ficou reforçado com aquilo que fez e com probabilidade de voltar a fazer o mesmo?

− Com este tipo de comportamentos, tais como as prescrições que abundam, especialmente em alguns casos «muito típicos», Imagina-Bcomo é que pode haver justiça e democracia?

− Se as pessoas não aprenderem a ter respeito pelos outros, como é que pode haver democracia?

− Se aqueles que sofrem estes «desmandos» não tiverem o trabalho e não quiserem aguentar a maçada de
fazer queixa e enfrentar sujeitos deste quilate, como é que estes irão aprender?

− Se os outros chegarem a ver que este tipo de comportamentos ficam«prescritos» ou «impunes», qual a razão de não os querer imitar, com o reforço vicariante que daí recebem?Depressão-B

− Se o número de «imitadores» for aumentando, não se estará a aumentar o número de anti-democratas?

Muitas mais perguntas se poderiam fazer mas o essencial é que para uma democracia verdadeira, o respeito pelo próximo é muito importante e, neste caso, parece que não houve e o que se poderia ter feito em psicologia, é conseguir sancionar esse comportamento para que o seu autor não desejasse voltar e repetir nem houvesse imitadores, como muitas vezes acontece com a aprendizagem social.

É por este motivo que insisto que uma educação adequada é muito importante (D). Por acaso, em alguns dos nossos mario-70
governantes, não terá havido uma falha nesseaeducação? Embora digam o contrário, não haverá desejo de retaliação contra os mais idosos? Podem os velhos não sentir e eles próprios não dizer algo a esse respeito, mas lá no fundo pode haver mágoas não saradas. Sabe-se lá! Por isso, uma viagem ao fundo do nosso inconsciente (P) pode ser útil e trazer alguma luz para o fundo do baú das recordações! Com o Júlio (E) aconteceu isso!

Já leu os comentários?

Visite-nos no Facebook.arvore-2

Clique em BEM-VINDOS

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo)

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Anúncios

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: