PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

PUBLICIDADE OU INFORMAÇÃO / DIVULGAÇÃO ?

Houve em tempos alguém que, no Facebook, atribuísse à BIBLIOTERAPIA, a ideia de publicidade, mas a minha resposta sincera e pronta parece que esclareceu a situação.Biblio

Contudo, ao ver na televisão muitas entrevistas de políticos e alguns programas de diversos apresentadores congéneres, sou levado a imaginar que isso é que é uma publicidade, muitas vezes camuflada, enganosa e paga por nós e que nos distorce o juízo em relação a muitos assuntos que nos interessam na vida do dia-a-dia.

Especialmente algumas informações e comentários que são dedicados à saúde mental, como os de Fátima Lopes, Maya, etc., dizem-me respeito e parece que podem orientar muitos incautos a utilizarem-se dos serviços, camufladamente anunciados nesses programas como autênticas maravilhas.

Todo este raciocínio foi despertado pelo artigo ou entrevista de Santana Lopes, no Expresso, que parece estar a querer «impingir» qualquer coisa ao público, sem dizer abertamente o que é. Estará ele a preparar-se para se candidatar a algum «tacho» ou estará a iniciar a propaganda de alguém que lhe interessará mais tarde como apoiante?
Deixando-nos de politiquices, para passarmos ao que diz respeito à saúde mental, posso afirmar que as Saude-Bpessoas que se servirem dos préstimos anunciados nesses programas televisivos, devem ter o cuidado de se precaver com a idoneidade dos intervenientes, o seu passado, a sua competência e os resultados das suas actuações. Também posso acrescentar que em medicina e psicologia, isto é, saúde física ou mental, parecem-me espúrias e pouco éticas estas apresentações, do modo como são feitas.

Em relação à BIBLIOTERAPIA, posso afirmar peremptoriamente que não estou a fazer publicidade mas apenas informação e divulgação da sua utilidade, comodidade, eficácia e economia.
Comecei isso com a publicação de «casos» e, em contacto com os alunos e público em geral, fui continuando essa divulgação, Depressão-B
desde meados de 2007, primeiro com o blog Psyforall (entretanto desactivado) para continuar  no Psicologia para Todos (o blog antigo),  a partir de meados de 2008,  assentando agora de vez nesta versão do PSICOLOGIA PARA TODOS alojada no WordPress,  desde finais de 2009. Saber o que se passa ou passou com os outros pode orientar-nos num sentido que desejamos.

A partir de Setembro de 2011 que a reformulação de todos os livros publicados e a preparação de outros com «casos» a serem escrutinados, está a ser divulgada no blog Terapia Através de Livros, dedicado exclusivamente à apresentação desses livros. Acompanha os dois anteriores.

Interessa-me, de facto, que as pessoas tenham conhecimento desses livros porque, através de experiências pessoais, minha e de muitos «pacientes», consegui descobrir que o conhecimento dos mecanismos do funcionamento psicológico e o modo de Consegui-Borientar racionalmente a nossa vida, podem ajudar a reduzir ou evitar muitas das situações de tensão, desequilíbrio e desorientação que se nos deparam constantemente.

Isto é sobremaneira importante, porque na minha vida de 35 anos do exercício de psicologia clínica, dediquei-me essencialmente à psicoterapia, além de eventual consultoria e docência, tendo verificado até em mim próprio o resultado benéfico daquilo que estou a preconizar também para os outros. Não só reduz os eventuais desequilíbrios como os previne e melhora o desempenho de cada um. Contudo, sem leitura, apreensão de conhecimentos, treino e prática adequada, com persistência, nada se pode conseguir. E, não é isso que se pode fazer até nos bem montados consultórios com equipamentos electrónicos!Difíceis-B

Quero continuar a publicar a colecção dos livros que tenho apresentado na BIBLIOTERAPIA, a começar pelo “AUTO{psico}TERAPIA (P) e continuar com outros, ainda não publicados. Não o desejo fazer da forma tradicional entregando-os a uma editora devido à minha aversão de não poder intervir na sua publicação até ao último momento e a más experiências anteriores como está a acontecer agora com o título do «Autoterapia».

Contudo, interessa-me divulgar a ideia e os livros para ser eu a publicá-los em tiragem reduzida e a Acredita-Bdisponibilizá-los, sem intermediários, se isso for possível. Para isso, tenho de os divulgar e informar o público que, em vez de se fiar naquilo que eu digo ou escrevo, pode verificar pelo menos parte do resultado daquilo que proponho nesses livros, consultando os vários posts nos blogs mencionados.

Por exemplo, aquilo que estou a propor mais sistematicamente nesse livro preparado por sugestão de muitos alunos, «pacientes» e visitantes do blog, é experimentarem aquilo que começou a ser divulgado desde Fevereiro de 2008 no blog entretanto desactivado, e que continuou no antigo PSICOLOGIA PARA TODOS:

Diversos outros posts relacionados com a AUTOTERAPIA, Maluco2podem encontrá-los já neste blogue, nomeadamente:

AUTOTERAPIA 2
AUTOTERAPIA 3
AUTOTERAPIA 4
AUTOTERAPIA 5
AUTOTERAPIA 6
AUTOTERAPIA 7
AUTOTERAPIA 8
AUTOTERAPIA 9
AUTOTERAPIA 10

Alguns destes links  respondem a dúvidas de alguns comentadores que, provavelmente, se serviram dosPsi-Bem-C mesmos.

Existem outros dois links que também elucidam o leitor acerca de algumas dúvidas e apresentam os «perigos» ou inconveniências de utilizar «drogas» para resolver eficazmente os «problemas da mente», na opinião de Peter Breggin, um conceituado psiquiatra mundialmente conhecido.

Com todo este arrazoado de explicações, posso dizer que me interessa divulgar as vantagens da psicoterapia feita por cada um, ou com pouca ajuda do psicólogo. É mais cómodo e económico do que a tradicional visita ao psicólogo, o qualPsicopata-B pode ser utilizado como suplemento ou complemento, até em sessões conjuntas com mais de uma dezenas de intervenientes (B/109)

Seguramente, não é qualquer música, equipamento, hipnose, ou qualquer outra coisa, como a droga, que nos pode provocar relaxamento se a nossa «cabeça» não estiver envolvida no assunto e a sintonizar com os desejos. Os compostos químicos podem-nos «deitar abaixo» deixando-nos inoperantes e incapazes. Por isso, estes livros são importantes e o resultado daquilo que cada um consegue pode ser experimentado com a consulta destes e doutros posts relacionados, além duma experimentação individual para verificar os resultados obtidos.

Depois disso, quem assim o desejar, pode inscrever-se para a aquisição do novo livro a ser publicado Imagina-Bsobre AUTO{psico}TERAPIA (P) e que vai conter a sequência completa dos procedimentos a adoptar:
Tudo isto se baseia na Terapia do Equilíbrio Afectivo e na Imaginação Orientada (J)
que foi amplamente experimentada pelo Júlio (E), com autohipnose, durante 8 semanas à mesa dum recôndito café, bem como pelo Antunes (B) que se «desenrrascou» sozinho em sua casa com muita leituratreino e ajuda «escolar» à filha, que parecia a única a ficar descompensada quando, de facto, era ele que originava essa descompensação tanto na filha como até na mulher.

Explicando isto no Facebook em vez de ser no blog, para ter maior divulgação, pretendo que as pessoas se inscrevam para a Auterapia-B30aquisição do primeiro livro “AUTO(psico)TERAPIA” (P) a ser publicado quando houver inscrições suficientes, para depois se continuar com a publicação do “Eu Não Sou MALUCO!” (E) devendo-se-lhe seguir o “IMAGINAÇÃO ORIENTADA” (J).
A inscrição, indicando a quantidade de exemplares desejados, o nome, o e-mail ou o endereço, deve ser feita para [mariodenoronha@gmail.com]

Contudo, como por minha «incompetência» não consegui publicar esta notícia no Facebook, publico-a já aqui (para passar depois seguir para o Facebook).

Consultou os links mencionados neste post?arvore-2

Já leu os comentários?

Visite-nos no Facebook.

Clique em BEM-VINDOS

Ver também o post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo)

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: