PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E O BEM-ESTAR INDIVIDUAL

Escreveram-me dum grupo de Positive Psychology, dos EUA, a solicitar a minha colaboração na investigação nBiblioUniversidade de Maastricht sobre como os meios sociais influenciam o nosso bem-estar imdividual.

Desejam saber se os meios de comunicação social contribuem para uma vida feliz ou têm, em nós, efeitos prejudiciais. O estudo deve analisar se nos sentimos melhor ou pior depois do «consumo» dos «meios sociais», tal como «viajar» pelas imagens divulgadas do Facebook ou no Instagram.

A participação neste estudo:mario-70

  • ajudá-los-ia a aumentar a compreensão do modo como as imagens influenciam as nossas emoções;
  • o participante obteria uma visão dos instrumentos de pesquisa e sua finalidade, recebendo os resultados finais;
  • o participante ganharia um ou dois cupões de $50 da Amazon.
  • o convite para participar neste estudo é feito a mulheres entre os 18 e os 40 anos de idade.Imagina-B

Antes de tudo, posso dizer que este assunto é mais do que «velho» com os estudos de Albert Bandura sobre a aprendizagem social e o reforço vicariante e já foi tratado há muito tempo neste blog. Além disso, posso imaginar que não vão ter em conta a educação, o ambiente familiar e as condições sociais e económicas de cada um dos participantes.

Pela minha experiência de 40 anos de prática clínica, posso garantir que os meios de comunicação social, as leituras e tudo o Psicologia-Bque se vive na sociedade, tem importância extraordinária, mas a vida familiar tem uma incidência ainda maior, sendo mais crucial ainda o modo como cada pessoa introjecta e incorpora na sua personalidade todos os estímulos que recebe e com os quais é influenciada através do reforço vicariante.

Por isso foram feitos dois posts relacionados com a televisão e as crianças que perceberam as mesmas coisas de forma diferente, embora duas delas pertencessem à mesma família, com idades divergentes em menos de 2 anos.

Isto também quer dizer que, embora a família e a cultura sejam am mesmas, a estrutura da personalidade influencia-nos Interacção-B30bastante e os estímulos que a vida vai proporcionando pode ocasionar respostas divergentes. Se não, os irmãos Portas, Paulo e Miguel não teriam ideologias e comportamentos totalmente opostos.

Além disso, as drogas a que muitas pessoas ficam sujeitas ao mais pequeno desequilíbrio psicológico, que facilmente se poderia resolver e evitar com a Terapia do Equilíbrio Afectivo (P) e com a Imaginação Orientada (J), aliada à autohipnose, ajudam a piorar a situação como bem diz o professor e psiquiatra Peter Breggin.

Com esta ideia e com as experiências acumuladas, iniciou-se, em 1990, a publicação da história da JOANA (D) que, agrupada Consegui-Bagora em livro único, está ficcionada com respostas dadas em 10 anos de consultas a crianças e seus pais, porque a EDUCAÇÃO é o meio mais importante para evitar muitíssimos males, embora nem todos.

Entretanto, em função de muitas consultas de psicoterapia muito semelhantes às do Júlio (E), compreendendo as dificuldades na obtenção de consultas e psicoterapias de modo prático e eficaz e em tempo útil, pensou-se incipientemente na BIBLIOTERAPIA (Q), apenas com apontamentos policopiados. É tudo o que é necessário para que cada um possa ir praticando em casa, com pouco dispêndio de tempo, mas bastante treino, leitura e compreensão do funcionamento psicológico (F) e dos fenómenos de interacção social (K). O importante, é a persistência em continuar a leitura e o treino, ultrapassando muitos momentos de desânimo e frustração, tal como aconteceu Joana-Bcom a Cidália (C). Agora, só a partir do início deste século, até se está a fazer no Reino Unido com a «prescrição de livros» apresentada e ampliada nos 10 posts relacionados com isso.

É um projecto que temos em mente, muito económico, de prevenção e profilaxia, mas que ainda não conseguimos difundir e divulgar, a não ser que exista um grupo que o queira experimentar, podendo ser até aos fins-de-semana. Cada um, mesmo sem a ajuda do psicólogo, pode fazer isso, tal como aconteceu com a Antunes (B).

Neste artigo ou post, é importante consultar pelos menos os 17 últimos links mencionados, que são os mais importantes.Acredita-B

Em divulgação…

Consultou os links mencionados neste post?

Já leu os comentáriosVisite-nos no Facebook.

Clique em BEM-VINDOS

arvore-2Ver também os posts anteriores sobre BIBLIOTERAPIA

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS para a Biblioterapia

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo)

 

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Anúncios

Single Post Navigation

2 thoughts on “OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E O BEM-ESTAR INDIVIDUAL

  1. Mário de Noronha on said:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: