PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

BIBLIOTERAPIA 11

Encontrei-me hoje com uma pessoa amiga que me disse estar a consultar, de vez em quando, os meus dois Imagina-B
blogs
, bem como o facebook.

Disse-me que tinha lido na revista Saúde Actual o meu artigo sobre Biblioterapia e perguntou-me porque não o transcrevia para o blog e para o facebook.
Achava que o artigo era ligeiramente diferente dos textos dos posts e disse-me que podia colocar nele os links necessários para orientar os leitores que desejassem aprofundar o assunto.
Deste modo, os que não tivessem acesso a essa revista, podiam adquirir os conhecimentos transmitidos no artigo.
Como achei razoável a sua proposta, vou transcrever a seguir as páginas 54 e 55, do número Mar/Abr de 2015, da Revista SAÚDE ACTUAL (Revista de Saúde Holística e Estilo de Vida Saudável).Biblio

 

BIBLIOTERAPIA
(Método psicoterapêutico, com leitura de livros indicados e prática de alguns procedimentos)

O que é uma BIBLIOTERAPIA?

Sente, sem causa aparente:Psicopata-B
desânimo, descontrolo e desespero;
▫ suores frios inesperados e inadequados;
▫ ansiedade exagerada ocasionada por factos irrelevantes;
▫ várias partes do corpo ou músculos contraídos ou doridos;
▫ necessidade de fechar dez vezes a porta, ao entrar em casa;
▫ ataques de pânico, medo descontrolado de sair à rua, de estar só?

Tudo isso perturba e desorienta imenso e também enferma pessoas de qualquer país «civilizado» e «industrializado» como os EUA,Depressão-B que têm dificuldade em lidar com esses males atempada, económica e eficazmente. Por isso, procuram soluções «low cost» e, no início deste século, o psicólogo clínico  Neil Frude, implementou no Reino Unido, um sistema de «prescrever» livros que, mediante «receita», se adquirem nas livrarias ou nas bibliotecas.
Kevin Helliker, do Wall Street Journal, citou no Courrier Internacional, dois estudos favoráveis a esse tipo de tratamento de depressivos, publicados no Behavior Research Therapy (posts BIBLIOTERAPIA no blog <psicologiaparaque.worpress.com>).

Também, o professor de psiquiatria, Peter Breggin (post Psicoterapia / Medicação), acha que este tratamento, acompanhado de aconselhamento empático, ocasiona melhores resultados do que medicamentos, que deixam a pessoa dependente,Maluco2 deteriorando a saúde mental e física.
Método semelhante de «ler» livros, foi experimentado pessoalmente, em Portugal, desde 1973/75. Uma depressão ansiosa reactiva grave foi «curada» em dois anos, com rejeição total de medicamentos que, ao anoitecer, provocavam perturbações com ilusões quase reais, de viaturas automóveis, em duplicado, a dirigirem-se contra o próprio.
O bom êxito obtido com a leitura de livros adequados e a prática de alguns exercícios, ajudou a conceber um novo tratamento através da Terapia do Equilíbrio Afectivo, com a técnica do reforço do comportamento incompatível. Num «estudo» com 71 pacientes, 23% dos casos «resolveram» e 63% «melhoraram», como o Joel e a Isilda, apresentados em «PSICOPATA! Eu?» e «Combata ou Evite a Depressão».Joana-B

Também, em 1980, sem qualquer ajuda do médico, o Júlio, de «Eu Não Sou MALUCO!», com 50 horas de leitura e compreensão do conteúdo dos apontamentos policopiados dos originais de «JOANA, a traquina ou simplesmente criança?», «Psicologia Para Todos», «Interacção Social» e «Saúde mental sem psicopatologia», seguindo as indicações dadas em «AUTO{psico}TERAPIA», ultrapassou uma depressão grave, não «curada» em dois tratamentos medicamentosos anteriores.

Com a prática do relaxamento mental todas as noites, os seus 9 sintomas passaram de 7,56 para 2,00 pontos, ao fim de 13 Psicologia-Bsemanas, com duas sessões num hospital, 95 horas de conversa e 25 horas de prática de autohipnose à mesa de café, em 19 sessões, no espaço de 8 semanas.
Continuando as investigações, descritas em «Imaginação Orientada», esta metodologia, com autohipnose, aumentou o sucesso para muito mais do que 86%.
Outros «casos» mais estudados, que seguiram o exemplo do Júlio, são os de Antunes, Cidália, «nova paciente», Cristina, Germana, Januário, Tiago, descritos em «Acredita em Ti. Sê Perseverante!», «Eu Também CONSEGUI!» e «Psicoterapias Bem-Sucedidas – 3 casos».

Interacção-B30Os que não quiseram, não conseguiram, ou os familiares não deixaram seguir este método, como o «Mijão», «Calimero», «Perfectionista» e «Pasteleiro», descritos em «Psicoterapias Difíceis», melhoraram muito tarde, pouco, ou nada, continuando alguns a depender de medicamentos e a «sofrer» aquilo de que gostariam de ficar livres: (doença mental?).
As conversas de café com o Júlio, poderiam ser em grupo, com muitas pessoas, como aconteceu com alunos de enfermagem do Hospital de Vila Franca de Xira – Resposta 17 (23Out11). 
O importante é ler e compreender o funcionamento do comportamento humano e praticar o relaxamento mental, para descobrir humilde e objectivamente as
causas que provocam os desequilíbrios psicológicos, analisá-las, Saude-Benquadrá-las racionalmente no tempo e encontrar soluções através da Imaginação Orientada, autonomamente ou com pouca ajuda do especialista.

Os posts Velhas Recordações (18 out 14) mostram muito bem que sem isso pouco ou nada se pode melhorar, a não ser de forma pontual, inadequada, aparente e alienante.

O blog <livroseterapia.wordpress.com> apresenta os livros que resumem esses casos, com as técnicas adstritas e a sua fundamentação teórica.

Em 2017, já existe o novo livro «PSICOTERAPIA… através de LIVROS…» (R) que orienta os interessados na consulta dos livros necessários para se fazer uma Psicoterapia, Psicopedagogia, melhoria de Interacção Social ou Desenvolvimento Pessoal, autonomamente ou com pouca ajuda do psicólogo.
ESte processo pode ser complementado ou suplementedo com músicas, dietas, representação, reilki, ioga, ou qualquer outra actividade ao gosto de cada um, sem efeitos secundários.


Em divulgação…

Consultou os links mencionados neste post e viu os posts anteriores sobre BIBLIOTERAPIA?

Já leu todos os comentários?   Visite-nos no Facebook.

Clique em BEM-VINDOS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.
Blogs relacionados:
TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS para a BiblioTerapia
PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo)

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

Anúncios

Single Post Navigation

2 thoughts on “BIBLIOTERAPIA 11

  1. Anónimo on said:

    Já que tenho visto escrever sobre Meditação, não acha que é perigoso fazê-la no avião? O actor Heitor Lourenço ia sendo prejudicado por isso na sua viagem de Paris s Lisboa. Já deu nos noticiários da televisão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: