PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

OS PROMETEDORES E SEUS PATROCINADORES

O comentário feito no último post: Já que está a falar deste desaparecimento que parece situar-se no campo da Biblio
investigação e da justiça, pode dar-nos alguma ideia sobre as intervenções políticas actuais?

teve a seguinte resposta:
Caro senhor Anónimo. Como sei pouco de Psicologia e menos ainda de Eonomia e Política, mas esta também me afecta, vou dizer no  próximo post apenas o que sinto, porque também leio umas coisas e vivo à espera, desde 2 de Maio de 1974, que a democracia seja institucionalizada e implementada por todos nós.

Por isso, vou tentar dar a resposta neste post:Imagina-B

Como sei pouco de Política e menos ainda de Economia, a não ser a de merceeiro de aldeia, vou expôr as minhas ideias baseadas naquilo que li em artigos e posts já publicados, para dar umas dicas logo de seguida.

Para mim, o «pai do monstro» começou toda esta desgraça, há muitas décadas, sabendo o que fazia ou aproveitando-se da situação e das oportunidades. Portanto, não me parece um patriota ou um estadista, mas sim um oportunista, podendo link seguinte proporcionar o esclarecimento necessário.
http://opinioesdealgibeira.blogspot.pt/2011/09/cavaco-silva-o-homem-por-detras-do.htmlmario-70

Um outro esclarecimento, pode situar-se nas respostas a obter acerca da nossa adesão ao euro, aparentemente recusada no início, mas facilmente aceite e (mal)utilizada depois, em proveito de muitos. Já se esqueceram daquele que «nunca tem dúvidas e raramente se engana» e quer que o «deixem trabalhar», até na terça-feira de carnaval e que nos prometeu que iríamos ter ordenados como os da União Europeia? Há quanto anos? O que se fez depois? Megalomanias e aproveitamentos? Em que é que ficou o tecido produtivo nacional capaz de gerar riqueza com o aproveitamento total das nossas potencialidades? Quando é que se começou a «dar cabo» do Serviço Nacional de Saúde? A mim, afectou-me bastante. Saude-B http://resistir.info/europa/euro_15_respostas.html

O terceiro esclarecimento, também muito importante, é a razão por que as subvenções vitalícias foram instituídas e não canceladas, tanto mais que já houve tentativas para isso. Quando e quem é que tratou dos vencimentos dos políticos? Aceitar perder reformas douradas, dadas quase de mão beijada, só se o indivíduo fôr malco!

Depois de ler tudo o que está explicado nos posts dos links mencionados, faz-me agora muita confusão os constantes empurrões Psicologia-Bdas desculpas, sempre para cima dos outros, quando quase todos estiveram metidos na «caldeirada» desde o início, tirando daí proveito pessoal, familiar, para amigos e para partidos. Existem dúvidas? 

Embora este assunto não se refira especificamente à Psicologia, vou tentar enquadrá-lo na mesma (F).

  • Quando um comportamento desejado provoca satisfação, ocasiona reforço positivo e tem tendência a ser repetido.
  • Quando um comportamento de fugir a um castigo ou situação indesejável fica bem-sucedido, ocasiona reforço negativo e também tem tendência a ser repetido.
  • Quanto maior fôr a associação entre os acontecimentos destas duas situações, o reforço obtido provoca aprendizagem que é tanto maior quanto mais bem distribuído ficar o reforço → passar de razão ou tempo fixo para tempo ou razão variável, ou aleatório.Interacção-B30
  • Também, o reforço vicariante, observando modelos bem-sucedidos, ajuda imenso a aprendizagem → demonstração de Albert Bandura com comportamentos de delinquentes.
  • A desaprendizagem também se dá quando não houver um reforço consistente e permanente ou se se conseguir um procedimento de extinção ou punição, podendo utilizar-se também, de preferência, o reforço do comportamento incompatível, muito útil em psicoterapia e na educação (D) (F) (K).

No estado de coisas em que estamos e na democracia que queremos manter e preservar, a única arma possível, neste momento,
é o votar em quem possa demonstrar, na prática, que é possível uma governação diferente, para o bem do povo e não de Joana-Balguns privilegiados.

Haverá alguém que se queira sacrificar, perdendo privilégios adquiridos e não os criando para outros, a fim de endireitar este País que está à espera disso desde 2 de Maio de 1974?

Por fim, com o exemplo dos dirigentes e a mudança das mentalidades dos que os elegeram, a fim de instituir uma governação decente e uma cultura de valores democráticos, de solidariedade, equidade e humanismo, talvez se possa salvar o muito que ainda existe e que está à espera de ser desenvolvido neste magnífico rectângulo à beira-mar plantado, sem acordo ortográfico.

Acredita-B

Chamo a atenção que o reforço do comportamento incompatível está a ser optimamente utilizado por muitos propagandistas que estão rodeados dos que lhes «fabricam» a imagem, apresentando-os como salvadores, já com a chave na mão para abrir a porta do futuro, e que devem ter perdido há 4 anos quando… Depois de o «pai do monstro» ter iniciado a sua brilhante carreira, os seguintes, saltaram sucessivamente para as costas do último, tal como nas cavaladas. E tudo isso, deu no que deu. Por isso, cabe a todos estar alerta e ficar esclarecidos daquilo que desejamos para o futuro, tanto para cada um de nós como para os nossos descendentes. Abram os olhos enquanto ainda é tempo. A seguir, só ficam os dissabores, os arrependimentos, as frustrações e, quando possível, as manifestações que não dão em nada a não ser mais despesas e depredações.Consegui-B

 

Em divulgação…

Consultou os links mencionados neste post?

Já leu os comentáriosVisite-nos no Facebook.

Clique em BEM-VINDOSarvore-2

Ver também os posts anteriores sobre BIBLIOTERAPIA

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS para a Biblioterapia

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo)

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

4 thoughts on “OS PROMETEDORES E SEUS PATROCINADORES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: