PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

ESCOLA / CONFLITOS – 9

NEUTRALIZAR O CONFLITO, EVITAR A FRUSTRAÇÃOescol-conf-c

Quando chegam os primeiros dias de Primavera, as manhãs ainda são frescas, mas ao longo do dia começa a sentir-se uma temperatura morna e agradável que nos dá vontade de aligeirar o vestuário. É então frequente os alunos que estão numa aula levantarem-se e começarem a tirar os blusões, os pullovers, as cami­solas de lã de tal modo que, em determinados momentos, a sala corre o risco de se transformar em um vestiário se o professor não ajudar os alunos a compreender que esse não é o lugar apropriado para tirar todas aquelas peças de roupa (A).

Embora as boas maneiras devam ser aprendidas em casa com os pais e restantes familiares, muitas vezes isso torna-se difícil não só porque os pais não têm tempo para «educar» os filhos mas ainda porque julgam que essa tarefa deve ser cometida aos professores e à escola (D). Para além disso, os hábitos que se foram criando na «luta do dia-a-dia» nas cidades, torna estes aglomerados populacionais muito heterogéneos e impessoais, fazendo com que as normas de civilidade e etiqueta sejam muito diversas de criança para criança. Algumas delas crescem «ao Deus dará» e acham desnecessário o respeito pelo próximo e pelas instituições democrati­camente constituídas. Por isso, o papel dos professores Psicologia-Btorna-se, muitas vezes, complexo, melindroso e difícil: têm de fazer de pais, de mestres, de assistentes sociais e, às vezes, até de psicólogos.

É, portanto, necessário que os professores ajudem os alunos a compreender um pouco toda a engrenagem social. Para isso, necessitam de os instruir antecipadamente, isto é, logo nas primeiras aulas informá-los de que, sempre que necessitarem de tirar o blusão ou a camisola de lã, devem pedir licença ao pro­fessor, para sair dos seus lugares e ir à casa de banho onde poderão tirar as camisolas e guardá-las convenientemente consigo ou nos cabides da sala de aula (F).Interacção-B30

É necessário explicar as razões destes «procedimentos» para evitar que qualquer aluno entre em conflito com o professor visto que em casa, na maior parte das vezes, jamais alguém lhes chamou a atenção para estes comportamentos. Evita-se também a frustração que alguns alunos poderão ter na escola por se sentirem «apertados» pelos professores, sem saberem a razão porquê, quando o seu interesse era estarem na escola para se divertir e darem-se com os colegas num total à-vontade, independentemente da aquisição dos novos conhecimentos académicos. Nos seus lares ou residências é provável que quase nunca alguém se tenha preocupado com Joanaconversas que os possam ajudar a ser mais «civilizados» e «educados» (G). Para isso, é também importante que o professor saliente os benefícios obtidos com os procedimentos propostos, que não só deixam a sala com um aspecto mais decente e arrumado, como tornam a vida social totalmente diferente e mais agradável (K) .

***

É muito frequente durante uma aula que um ou mais alunos necessitem de pedir emprestado uma borracha, um apara-lápis, ou às vezes, qualquer objecto que não vem nada a propósito para a aula que está a decorrer. O aluno a quem foi solicitado o objecto, segura-o na mão e arremessa-o pelo ar para o fazer chegar ao colega que o pediu.Psicopata-B

Somente a trajectória do objecto pelo ar, que geralmente não cai no local pretendido, é um motivo de distracção que impede o bom funcionamento da aula. Certamente, se o professor deixar que isto aconteça duas ou três vezes numa aula, ele terá de interromper todo o trabalho iniciado para chamar os alunos à atenção, visto que o processo de aprendizagem está a ser prejudicado. Como evitar este prejuízo? (I)

Utilizando o autoritarismo ou o «quero, posso e mando», chega-se por vezes a uma situação de conflito que é muito desagradável. Como abordar uma situação destas por vezes inesperada?

neuropsicologia-BSuponhamos que o professor viu «voar» uma esferográfica de um ponto para outro da sala de aula. Muito calmamente, com um ar bem-disposto e até sorridente (mas sem provocar reforço) pode pedir ao aluno que fez «voar» a esferográfica que se levante, vá apanhá-la, volte novamente para o seu lugar e se sente para depois se levantar de novo e ir entregar a esferográfica na mão do colega que a pediu.

Os alunos podem achar uma certa graça a todo este ritual, mas tendo de o repetir mais de duas ou três vezes,  começam a «saciar-se», a achá-lo maçador e procuram evitá-lo pedindo licença ao professor para irem entregar o objecto na mão do colega que o solicitou. A técnica de «saciação» ou «flooding» pode ser utilizada em muitas situações escolares.Acredita-B

Para que o professor consiga actuar deste modo, além de conseguir manter com toda a turma uma boa relação, é necessário que logo no primeiro contacto com os alunos não se esqueça de os alertar para um determinado tipo de comportamento que é conve­niente ter nas aulas evitando outros que são prejudiciais para a boa aprendizagem e rendimento escolar (M).

A transcrição do conteúdo do livro com este título vai continuar com a publicação do post nº 10.

Consultou todos os links mencionados neste post?

Já leu os comentáriosVisite-nos no Facebook.

A parte fundamental deste livro está incorporada no novo livro «NEUROPSICOLOGIA na Reeducação e Reabilitação» e outros da colecção Biblioterapia.
Para adquirir quaisquer livros que escolher, clique aqui.

Ver também os posts anteriores sobre BIBLIOTERAPIA

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS para a Biblioterapia

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo)

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: