PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

ESCOLA – CONFLITOS – 19

CONCLUSÃOescol-conf-c

Depois de analisar diversos «casos» e de os enquadrar teoricamente, chegámos à conclusão de que existem algumas características fundamentais que devem ser apanágio do bom professor.
Fazendo um à-parte extra livro, ainda bem que hoje em dia as escolas estão mais bem espalhadas pelo país, não obrigando os jovens, ainda imaturos, a terem de abandonar a casa dos pais para ir estudar longe, tal como acontecia nos meados do século passado (E).
GOSTAR DA PROFISSÃO

É necessário que o docente goste da sua profissão, mais do que qualquer dos profissionais de outros ramos da ciência, técnica ou arte. A falta de gosto pela profissão ou seu exercício por necessidade de subsistência ou conveniência pode originar mau relacionamento com os alunos, deslocando para eles frustrações das quais não são culpados mas de que serão vítimas. Que tipo de personalidade se formará nos alunos educados e instruídos por professores que não gostam do seu mester?

 

GOSTAR DOS ALUNOSbiblio-b30

Outras características importantes são a simpatia, a afeição e a amizade que devem existir entre alunos e professores. Se não existir esse laço de união entre eles, que tipo de modelagem e moldagem poderão os professores fazer a não ser através de punições? Gostar do aluno é uma das componentes que ajuda o professor a dar-lhe o apoio necessário. Essa amizade faz com que o aluno responda da mesma maneira, sentindo que o professor é alguém com quem pode contar nos seus momentos de dificuldade. Com essa amizade, até muitos insucessos podem ser reduzidos porque a aquisição de conhecimentos irá aumentando com o esforço suplemen­tar feito pelo aluno (P).mario-70

 

CONHECER BEM A CLASSE

Este conhecimento é indispensável para que o professor possa «manipular» o comportamento da turma e as diferentes situações. Isto exige não só o conhecimento das leis do comportamento mas ainda uma compreensão do ambiente em si. Sem esse conhecimento, o professor sujeita-se a que muitas das suas acções tenham pouca oportunidade ou que até sejam inoportunas e prejudiciais. Dizer um sim ou um não não custa mas fazê-lo coincidir com o neuropsicologia-Bmomento adequado só será possível conhecendo o terreno que se pisa (K)

 

PRESSENTIR A ECLOSÃO DO CONFLITO

O professor necessita ter uma sensibilidade bastante desenvolvida para conseguir descobrir o momento em que algo de pouco vulgar está a acontecer. Pode assim, em muitos casos, desencadear reacções que consiga controlar. Para tanto, a observação cuidada, a percepção adequada e objectiva dos fenómenos que ocorrem na aula e fora dela, o conhecimentos da classe, são indispensáveis a fim de pressentir a eclosão do conflito que, em certas condições, pode ser gerido Psicologia-Bfavoravelmente (J).

 

TER EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Claro está que qualquer observação cuidada e objectiva exige muita calma e perspicácia ao menos durante os momentos em que essa observação está a ser efectuada. O equilíbrio emocional pode ser conseguido com exercícios e prática adequada. Qualquer observação efectuada nos momentos em que estamos emocionalmente perturbados Interacção-B30ficará forçosamente eivada de subjectivismos que em nada ajudam a manter uma atitude de isenção e de realismo que é necessário quando se lida com conflitos. Como se diz vulgarmente, a cabeça tem de estar fria e isso significa ter equilíbrio emocional (P).

 

UTILIZAR O BOM SENSO

A estabilidade emocional é uma das características mais importantes ligadas ao bom senso. Para termos bom senso, são Saude-Bindispensáveis cabeça fria, e pensamento racional e objectivo. Portanto, se quisermos gerir um conflito sem bom senso, não se conseguirá senão uma vitória ilusória enquanto o mesmo não for aumentando para eclodir mais tarde quando menos se espera e no momento mais inoportuno. Infelizmente, grande parte dos conflitos apanham-nos desprevenidos porque não soubemos perscrutar, com bom senso, os seus indícios (I).

Com esta trsnscrição fica completa a apresentação do livro que começou com o post nº 1, com este título. 

 

JoanaConsultou todos os links mencionados neste post?

Já leu os comentáriosVisite-nos no Facebook.arvore-2

Clique em BEM-VINDOS

Ver também os posts anteriores sobre BIBLIOTERAPIA

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS para a Biblioterapia
PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo)

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

2 thoughts on “ESCOLA – CONFLITOS – 19

  1. Fernanda on said:

    Conheci a Drª Zélia há muitos anos.
    O grupo acabou de ler todos os artigos da «ESCOLA / CONFLITOS» e gostou muito.
    Houve uma pessoa que mora junto de vocês e gostaria de falar sobre a psicoterapia porque tem um filho com dificuldades e não pode disponibilizar de dinheiro para as consultas, nem deseja sujeitar-se aos medicamentos que podem fazer mal.
    Pode ser que esse senhor possa contactar pessoalmente o Dr. Noronha num dia em que ele esteja mais disponível.
    Suponho que será numa quinta-feira.
    Obrigado pela ajuda dada e que talvez possam continuar a dar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: