PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

CONVERSA ENTRE AMIGOS – 4

Hoje de manhã, quando dava o meu passeio habitual, o senhor que tinha conversado comigo há bastante tempo e a quem eu dera o livro «AUTO{psico}TERAPIA» (P) obrigando-me quase a fazer um post sobre PREVENÇÃO E PROFILAXIA, estava à minha espera à porta do café para «irmos conversando».

P: O que se poderia fazer de facto para melhorar o estado de coisas em que estamos?  
R: Mobilizar as pessoas interessadas tomando consciência do estado em que estão as coisas. Isto só se consegue tomando conhecimento de toda a situação envolvente. Para isso, é necessária muita leitura e conhecimento da situação real. Da minha parte, estou a manter o blog [psicologiaparaque.wordpress.com] para dar respostas às dúvidas das pessoas com base nos comentários que fizerem. Estou a trabalhar nos livros e a divulga-los através de outro blog [livroseterapia.wordpress.com] a fim de que as pessoas interessadas os conheçam. Tudo isto se insere na estratégia da Biblioterapia que eu comecei já em 1980 só com apontamentos policopiados que se transformaram depois em livros. Agora, esta estratégia está a ser seguida na Inglaterra, País de Gales, apenas desde os princípios deste século, como tratamento «low cost» porque os seus serviços de saúde não chegam para atender todos os que vão aumentando no desequilíbrio psicológico com a vida frenética que vão tendo. É a vida.

P: Não acha que seria melhor entregar os livros a uma editora?  
R: Acerca disso, posso falar das minhas más experiências. Estive ligado a uma editora como consultor e director de colecção e as decisões finais não conseguiam ser minhas . Publiquei os livros através da Plátano, da Clássica, da Escolar, da Hugin e da Calçada das Letras, mas nenhum dos livros ficou totalmente ao meu gosto e até as capas não foram do meu inteiro agrado. Fui sócio de editora e distribuidora mas não deu bom resultado. Com toda esta aprendizagem acumulada, resolvi seguir conselhos de alguns dos meus consulentes: “Ser editor dos meus livros“. Assim, consigo acompanha-los até ao fim, alterá-los e dar a apresentação que me parece que eles merecem. É por isso que faço a edição em impressão digital, com tiragem reduzida. Só necessito que os livros sejam adquiridos por aqueles de quem necessitam deles. Para isso tem a internet, os correios e o meu endereço electrónico.

P: Parece-me boa esta explicação mas se, na psicoterapia, isso se consegue com a ajuda de livros, melhor é começar a pensar no assunto e reagir logo que possível.
R: Dou-lhe toda a razão e, por isso, prometo a minha colaboração. Os interessados que se movimentem para fazer a sua parte. Boa sorte para todos, porque, logo que chegar a casa, vou já transformar a nossa conversa em post para que muita mais gente tome conta destes factos, antes que a «doença mental» aumente mais do que os 25% que conseguiu progredir na última década.

Consultou todos os links mencionados neste post?

Já leu os comentáriosVisite-nos no Facebook.

Clique em BEM-VINDOS

Ver também os posts anteriores sobre BIBLIOTERAPIA

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS para a Biblioterapia
PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo)

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Single Post Navigation

One thought on “CONVERSA ENTRE AMIGOS – 4

  1. Edmar da Silva on said:

    “O meu nome é Edmar da Silva, sou psicoterapeuta e promotor e animador da leitura para grupos de pessoas.
    Neste sentido, desenvolvo formações para biblioterapia em Portugal e no Brasil.
    Desenvolvo alguns projetos na área da Leitura em Lisboa, Barreiro e Algarve.
    Depois de ler este poste e de ter consultado o seu blogue PSICOLOGIA PARA TODOS apeteceu-me falar consigo pessoalmente para discutir algumas das suas ideias sobre BIBLIOTERAPIA que estou a incentivar e que são compartilhadas no seu blogue TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS.
    Como já sei o local por onde vai passar na quinta-feira, podemos encontrar-nos e bater um papo durante algum tempo para debater ideias novas, que até podem ser difundidas no seu blogue para mais gente tomar conhecimento das vantagens, como diz que gosta?
    Eu também estou a manter o blogue SOS DAS EMOÇÕES” e o projecto de amigos de leitura.

Deixe uma Resposta

