PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

RESPOSTA – 53

O seu post é muito interessante e compreendi-o muito bem.
Tenho muitos amigos que estão na mesma fase de vida do que eu (pais recentemente), e vou procurar divulgar a informação porque espero que sejam tão interessados como eu…
Gostava de lhe perguntar se não pensa em realizar uma palestra sobre o assunto (educação dos filhos).
Estou interessado!
As novas alterações ao livro “Joana”, são suficientes para justificar da minha parte a sua aquisição?
Tenho o livro anterior.
TL

Face a este comentário feito no post A Propósito – 2, o qual agradeço imenso, a minha resposta é a seguinte:

 

Ψ Se tem o livro anterior, o actual vai incluir algumas alterações e mais esclarecimentos, mas a sua essência não mudou.

Ψ Se se quiser certificar, vê os diversos posts publicados neste blog relacionados com o livro e vai verificar que o conteúdo principal é o mesmo.

Ψ Julgo que este livro é muitíssimo importante não só para os pais poderem educar devidamente os filhos, sem «embarcar» nas muitas falácias que se propagandeiam na comunicação social e até em vários livros, mas ainda para prevenir futuros desequilíbrios psicológicos e ajudar o bom desenvolvimento da personalidade, com uma interacção familiar e social satisfatória.

Ψ Se consultar o índice do livro e até um dos posts dedicados ao mesmo, vai verificar que é importante as pessoas tomarem conhecimento dos diversos mecanismos e forças que influenciam o comportamento humano.
É uma abordagem científica apresentada em linguagem muito simples, com exemplos do dia-a-dia e da vida prática de qualquer de nós, sem haver a limitação à utilização restrita do significado etimológico de cada um dos termos.
O importante é apreender o conceito de cada termo para o aproveitar com oportunidade, utilizando com eficácia as técnicas necessárias, a fim de obter o resultado pretendido.

Ψ Aproveitando a experiência de mais de 10 anos de consultas a centenas de pais e crianças, a mesma foi transformada numa história ficcionada duma criança que foi apoiada mais amiudadamente do que muitas outras, porque o problema principal  dela (efeito), eram os comportamentos díspares e inadequados dos pais (causa).
Parece-me que é quase o contrário do que foi apresentado (muito mal, na minha opinião) na SUPERNANNY.

Ψ Acerca disso, custa-me aceitar que fiquemos indiscriminadamente «encantados» com tudo o que vem «de fora», quando muito mais do que isso já cá tínhamos há muito, em melhores condições, e que também se comece a imitar tudo muito mal, sem ter a noção das consequências nefastas que isso possa provocar.

Ψ Estou a falar também na apresentação da «prescrição de livros» nos princípios deste século, no País de Gales, quando isso já se fazia cá a partir de 1980, só com apontamentos policopiados que deram origem ao livro da JOANA assim como a:
«SAÚDE MENTAL sem psicopatologia»
«PSICOLOGIA PARA TODOS»
«INTERACÇÃO SOCIAL»

Ψ O pior de tudo, é que se utilizam muito mal essas experiências e informações estrangeiras, deturpando o seu sentido verdadeiro para servirem apenas como proveito pessoal.

Ψ É exactamente isso que eu não quero fazer com as palestras.
Se elas fossem promovidas por mim, teria de as publicitar e «encantar» as pessoas com as mesmas, tal como o Calcitrim, podendo ser desnecessárias para algumas pessoas.
Se forem as pessoas necessitadas ou interessadas a promover essas palestras, estou pronto para colaborar com aquilo que é da minha especialidade.
Os interessados podem-se reunir e promover aquilo que desejarem, porque reuniões de 3 ou 4 horas devem servir para esclarecer muitas dúvidas e imprecisões de 30 ou mais pessoas ao mesmo tempo.
Já me aconteceu isso no Hospital de Vila Franca de Xira, há dezenas de anos.
Aliás, essas dúvidas sempre existirão e necessitarão de muitas consultas individuais feitas com tempo limitado (e talvez sem direito e perguntas excessivas).
É muito mais vantajoso fazer consultas conjuntas porque, além de muitíssimo mais económico, as outras pessoas podem ter dúvidas que serão esclarecidas, deixando os restantes participantes mais preparados para o futuro → prevenção e profilaxia em acção.

Ψ Contudo, para que tudo isso se possa concretizar, é necessário que os participantes leiam e compreendem aquilo que está exemplificado no livro da JOANA a fim de poderem solicitar, nessas reuniões, os esclarecimentos necessários.
São as noções mais básicas que podem ocasionar dúvidas, que podem ser clarificadas e melhor explanadas nas palestras e sem as quais poderemos situar-nos apenas no reino das ilusões e dos conceitos morais ou éticos.

Ψ Nessas reuniões, além de esclarecer certas dúvidas e imprecisões, é possível abordar diversas outras dificuldades como as fobias, depressões, obesidade, outros desequilíbrios psicológicos, apoio psicopedagógico, dificuldades de interacção social ou necessidades de desenvolvimento pessoal, sem ser em forma de «receitas» que se costuma apresentar em muitos cursos de formação.

Ψ É por esse motivo que a colecção de BIBLIOTERAPIA, com os seus 18 livros, além da teoria e prática exposta, foi reorganizada e acrescentada com «casos» que foram resolvidos obtendo bons resultados («Calimero»), exemplificando também de que modo o meio ambiente é importante para a modificação do comportamento.
Esses exemplos podem ser seguidos, devidamente adaptados para cada um.
É o que o medicamento não pode fazer e os especialistas mais experientes e honestos explicam as razões, recomendando uma abordagem diferente em que o próprio «paciente» é o elemento mais importante.

Ψ Sintetizando o que ficou explanado, parece que se pode chegar à conclusão de que a prevenção é melhor do que uma má tentativa de resolução depois de o mal estar instalado, ocasionando muitos prejuízos, com resultados desagradáveis ou desastrosos.
Não é por acaso que se fala agora mais nos tiroteios, assassinatos, depressõessequestros, maus tratos, assédios, etc. quando a própria «civilização» nos deveria enveredar por um caminho diferente.

Ψ Por acaso, para as pessoas «menos preparadas» ou «mais desiludidas com a família», os vários filmes e modelos apresentados nos meios de comunicação social, não serão um forte motivo e modelo para se fazer uma aprendizagem social que pode proporcionar reforço vicariante, transformado em reforço secundário negativo, conduzindo muitos indivíduos a um comportamento descontrolado?
É bom pensar nisso e agir enquanto é tempo.

Ψ É por este motivo que a minha preocupação de apresentar os 18 livros da colecção, em impressão digital e tiragem reduzida, irá continuar à medida das minhas possibilidades e da aceitação pelos interessados, sem os entregar a outras editoras, ficando eu sempre disponível para os actualizar.

Ψ É por este motivo que estou a tentar disponibilizar o livro da JOANA por 23.00€ com uma inscrição para  pedido atempado e um pagamento antecipado, quando o seu preço, depois de publicado, terá de ser 35.00€.
Os modos de actuação ou procedimentos necessários para essa inscrição estão explícitos no link do livro, a fim de cada um poder resolver o que desejar depois de o consultar com cuidado.

Ψ Começando as palestras com base neste livro, muitas coisas mais se poderão fazer, tal como aconteceu com o Júlio, cuja história será publicado em seguida para ajudar as pessoas a evitar ou reduzir os desequilíbrios psicológicos, especialmente os da depressão, que abundam agora em todo o mundo «civilizado».
É um exemplo que pode ser seguido por muitos, porque o seu «caso» ficou resolvido com duas sessões de meia hora em ambiente hospitalar e cerca de 60 horas de «conversa» e experiências de hipnose e autohipnose em 19 tardes, no decurso de 8 semanas, à mesa de um velho café em Lisboa, só com o apoio de apontamentos policopiados que deram origem a vários livros da nova colecção.
Se assim não fosse, ele teria de pagar 122 consultas ou períodos de picoterapia, apesar do apoio desses apontamentos (ou livros?), porque, sem esse apoio, o tempo de terapia seria mais do que o dobro.
Afinal, as «conversas» mantidas com ele durante cerca de dois terços desse tempo, podem ser em palestras com muitas mais pessoas.
Só o resto do tempo teria de ser individual.
O grande mal dele (efeito) era ter-se sentido «desterrado», em Lisboa, longe da família entre os 10 e os 16 anos (causa), para prosseguir os seus estudos, que não poderiam ser na sua terra natal.

Ψ Como última informação ou advertência posso dizer que em casos de desequilíbrio psicológico ou necessidade de melhor desenvolvimento pessoal, ir a um curandeiro ou até ao psiquiatra ou psicólogo e solicitar que ponham o transviado «em ordem» será totalmente irrealista e impossível se a «cabeça do próprio» não colaborar e também o ambiente não se modificar.
Todos nós nos influenciamos uns aos outros → De que modo? Com que intensidade? Em que direcção? Quando? Com que finalidade?

Ψ Tudo isso pode ser esclarecido nas palestras que se podem ter em ambiente descontraído.
É por isso que os participantes devem estar antecipadamente esclarecidos, sendo muito importante que consultem todos os links que foram apresentados e façam leituras complementares.

Ψ Para orientar os interessados sem as palestras, ou até antes das mesmas, existem agora os livros «PSICOTERAPIA… através de LIVROS...» (R) que pode orientar as leituras, «BIBLIOTERAPIA» (Q) que indica que o objectivo fundamental é ajudar as pessoas a ultrapassar dificuldades e «AUTO{psico}TERAPIA» (P) que apresenta um conjunto de procedimentos para que cada um possa realizar a maior parte das tarefas que se conseguem fazer em casa, à hora de dormir e que num consultório ocasionariam incómodos, gastos de tempo e despesas desnecessárias.

Consultou todos os links mencionados neste post?

Já leu os comentáriosVisite-nos no Facebook.

Para a aquisição de livros clique em BEM-VINDOS

Ver também os posts anteriores sobre BIBLIOTERAPIA

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS para a Biblioterapia
PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo)

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

 

 

Anúncios

Single Post Navigation

2 thoughts on “RESPOSTA – 53

  1. Estive a ler com atenção todo o post solicitado pelo comentário de TL e demorei mais do que um dia, porque quis consultar todos os links, alguns de novo.
    É muitíssimo extenso.
    É pena que os artigos sejam tão vastos.
    Parece que não gostou minimamente do Supernanny.
    Não sei porque se lembrou do Álvaro que deve ser um personagem do livro citado.
    Porquê?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: