PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

INFORMAÇÃO

Este post publicado em 20 de julho de 2008, deveu-se ao e-mail seguinte:

Depois de tornar conhecimento do blog através dos seus alunos, de quem procurei saber como motivaria o meu filho a estudar, consultei o último post sobre «Necessidade de Informações», bem como o anterior sobre «Desorientação» e procurei em algumas livrarias os livros mencionados nas respostas.
No entanto, foi muito difícil encontrá-los «em exposição» ou com a «divulgação» necessária.
Tive de me dirigir ao balcão e pedir que verificassem se tinham ou não esses livros à venda.
Em três livrarias de Portimão, Lagos e Faro, não consegui encontrá-los.
Disseram-me que iam pedi-los às editoras mas, passada uma semana, ainda não os tinham.
Resolvi então adquiri-los através da INTERNET e penso que vou fazer o mesmo com todos os outros que necessitar.
Talvez fosse conveniente dar o máximo de informação geral possível numa só página à qual as pessoas possam aceder sem ter de aumentar a extensão de cada resposta neste blog.
Por fim, cá vai uma pergunta que muito me preocupa:
Corno será possível ajudar o meu filho de 13 anos que não se interessa nada pelos estudos que está a prosseguir?
Aguardo ansiosamente a sua resposta.
Franklin dos Anjos, Faro

 

Caro senhor Franklin dos Anjos.

Agradeço, em primeiro lugar a opinião que me deu quanto à divulgação e exposição dos livros além da “dica” de página única para todas as informações necessárias.

Desde já o informo também, que penso melhorar a apresentação e a divulgação dos futuros livros, o que já começou, timidamente, com a SAÚDE MENTAL sem psicopatologia (A).

Quanto à sua pergunta, tenho de lhe dizer que vale a pena saber alguma coisa sobre a motivação para o sucesso (ver O HOMEM EM SOCIEDADE) (N) e compreender que o sucesso só se «ganha honestamente» com bastante trabalho.

Para isso, pode consultar o livro COMO EDUCAR AS CRIANÇAS para descobrir que até uma criança consegue modificar o comportamento da outra e que a aprendizagem para ultrapassar, «engenhosamente», as dificuldades e as frustrações é importante.

Consulte outros livros sobre Psicologia Social e Psicopedagogia.
Existe essa informação na bibliografia citada no fim de cada livro.

Tenho entre mãos um novo livro «Eu Não Sou MALUCO!» (E) em que descrevo o modo como o Júlio passou quase de «doente mental» a um homem de sucesso.

Persistiu, foi aproveitando as oportunidades da melhor maneira possível e conseguiu atingir uma posição que não esperava mas que foi desejando aos poucos, à medida que foi ficando bem-sucedido na vida.

O Júlio, na época em que eu ainda não tinha publicado qualquer livro sobre modificação do comportamento, leu os apontamentos policopiados preparados para os alunos de enfermagem.

Agora, a Plátano publicou os 5 volumes de COMO MODIFICAR O COMPORTAMENTO.

Espero que estas informações lhe sejam úteis

Contudo, disponha sempre deste blog para dar a sua colaboração e ajudar e melhora-lo como fez com o email que me enviou com as suas sugestões e pergunta.

Para melhor contacto quanto aos livros, consultas e demais informações vou dar as referências que me parecem ser úteis e que podem ser obtidas sempre neste blog, no post com o título INFORMAÇÃO.

 

Comentário de anónimo:
Li o seu blog que me parece destinado mais a impingir os seus livros do que a esclarecer as pessoas.

 

Resposta ao comentário
Embora aceite todas as opiniões, não posso concordar com este comentário.
Discordo dele completamente e, brevemente, darei os esclarecimentos necessários.
Mário de Noronha

 

Passados mais de 10 anos sobre este post, posso dizer que a colecção dos 18 livros da BIBLIOTERAPIA são suficientes para iniciar, autonomamente, uma tentativa de psicoterapia apoio psicopedagógico ou de desenvolvimento pessoal ou melhoria de interacção social.

Pode não ser fácil, mas é possível, desde que o interessado se empenhe em ler os livros necessários, compreenda o seu significado e seja persistente nos treinos que deverá manter, quase todos os dias, à hora de ir para a cama, podendo utilizar apenas 5 a 10 minutos depois dos primeiros tempos de prática durante cerca de um mês.

Se necessitar de ajuda, será muitíssimo pequena, porque todo o «trabalho» tem de ser feito pelo próprio, com

o seu corpo e dentro da sua cabeça, para não ficar na dependência permanente de um especialista.

Também posso afiançar que não tenciono promover ou publicitar os livros, que devem ser adquiridos pelos próprios segundo as indicações aqui dadas em Bem-vindos à BIBLIOTERAPIA, porque espero fazer chegar os livros desejados à casa das pessoas, através a via postal.

Não tenho intenções de os entregar a alguma livraria, distribuidora ou editora.

Presentemente, em vez do livro «PSICOLOGIA PARA TODOS» (F) que, por acaso ainda não está publicado, mas que conglomera os 5 volumes de «Como Modificar o Comportamento» da Plátano, pode-se utilizar, com vantagem, o livro «JOANA, a traquina ou simplesmente criança?» (D) que é um repositório de consultas a centenas de pais e filhos durante muito mais de 10 anos, descrevendo de forma prática, em linguagem muito simples, o modo de conseguir modificar o comportamento, para uma boa educação e estruturação da personalidade.

O importante, é não ter de haver castigos, que são muito utilizados em variadas situações, especialmente quando os pais se sentem desesperados e incapazes de se fazerem ouvir.
Posso acrescentar que a falta de educação e de um ambiente apropriado na família pode conduzir um indivíduo a ter comportamento aparentemente delinquentes, como aconteceu com o Joel (G)

Todos as opiniões e comentários e são bem-vindos e agradecidos antecipadamente.

 

 Já leu os comentários? Visite-nos também no Facebook.

Para adquirir quaisquer livros que escolher clique aqui.

 Ver também os posts anteriores sobre BIBLIOTERAPIA

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:
TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS para a Biblioterapia
PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo)

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Single Post Navigation

2 thoughts on “INFORMAÇÃO

  1. Anónimas on said:

    Lendo os últimos artigos publicados na página de Biblioterapia do facebook, estamos a imaginar que os livros são interessantes, mas não sabemos de que modo os poderemos adquirir.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: