PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

ESCLARECIMENTO

Este post, de 22 de julho de 2008, foi originado pelo comentário seguinte, feito por um anónimo no post lNFORMAÇÃO:

“Li o seu blog que me pareceu destinado mais a impingir os seus livros do que a esclarecer as pessoas”

 

Em relação ao comentário recebido enquanto estava a preparar uma resposta para a pergunta duma professora, tenho imensa pressa em esclarecer o seguinte:

1- Ninguém obrigou o comentador a consultar o blog em relação ao qual tem o direito de discordar, quer quanto ao formato, quer quanto ao conteúdo, quer ainda no que respeita às ideias nele expressas.
Contudo, acho que não tem razão quanto a eu tentar «impingir» os meus livros.

2- As pessoas que conhecem o blog, ou até algumas que ainda não o conhecem, pedem-me informações que vou dando à medida que posso e consigo ter conhecimento das mesmas.

3- Não me posso alongar muito nessas informações porque ocuparia muito espaço em texto e em tempo, do qual não disponho em grande quantidade.

4- Por isso, tendo de me socorrer dos exemplos que já vivi e que conheço melhor do que os outros, nada mais natural do que citar aquilo que já está escrito e publicado.
Poderei, algum dia, conhecer os livros dos outros melhor do que os meus?
Que venha a primeira pessoa a demonstrar isso!

5- No blog, dou a indicação dos livros que me parecem úteis e os locais e formas de os adquirir, se a pessoa os quiser consultar sem ter de recorrer a uma biblioteca.
Nunca propus que os «comprassem» embora urna pequena parte do produto da venda possa eventualmente reverter a meu favor como acontece com muitos autores «best-sellers» cujos livros são constantemente divulgados e «propagandeados» nos vários meios de comunicação social.
Não é nenhum segredo!

6- Além disso, sou criticado, em sentido inverso, por não divulgar devidamente os meus livros, como deve ter lido na carta do próprio Sr. Franklin dos Anjos.
Isso não acontece com esses autores que acabei de mencionar.
A diferença fundamental é que estou mais interessado em que as pessoas utilizem, na prática, as experiências pessoais neles divulgadas, lendo-os em qualquer biblioteca, do que comprando-os, apenas para eu receber, eventualmente, mais direitos de autor.

7- Com esta ideia em mente, acabei de responder a uma professora que me pediu alguns conselhos sobre o comportamento a adoptar com um aluno «irrequieto» (e mal educado?).
Como queria que eu lhe respondesse?
Queria que não lhe desse exemplos práticos falando das minhas experiências pessoais?
Como poderia fazer isso sem qualquer indicação sobre os meus livros?
Que suporte bibliográfico iria indicar?

8- Não posso concordar com o seu comentário embora tenha o direito de o fazer e que eu lhe fique agradecido por o ter feito.
Isto quer dizer que, mesmo não concordando comigo, existem pessoas interessadas no meu blog e no seu conteúdo.

9- Tudo isto me fez lembrar a resposta dada por Eunice Caeiro, com o título Quando ao espelho nos vemos, aquilo que observamos é a imagem do que somos!, no n° 22 do jornal PARQUE, do Centro de Bem-Estar Social de Queluz, em Setembro de 1979, a um médico que se insurgiu contra a coluna dela intitulada O Ensino que Temos.

 

Comentário:
Tenho pena que algumas pessoas possam distorcer algumas intenções dos outros.
Eu até venho pedir que, se possível, no post INFORMAÇÃO ou em local semelhante, apresente as capas de alguns livros que não se vêem expostos nem guardados nas prateleiras das livrarias.
É necessário descobri-los de outra forma, como aconteceu com as indicações dadas por uma amiga minha e que redundou no post que me satisfez imenso.
Já li dois livros e quero saber que livros mais existem para poder apreender os conhecimentos, com exemplos do que já aconteceu com os outros.
Sou a professora do 3º ciclo que já teve direito a uma resposta, tal como o Sr. Franklin dos Anjos, que pode ser completada com as capas dos livros.   

Actualmente, em 2019, posso dizer que os 18 livros da nova colecção BIBLIOTERAPIA, quando são publicados, não ficam em qualquer livraria e tem de me ser directamente solicitados pessoalmente ou através do meu e-mail [mariodenoronha@gmail.com],  a fim de os receber pessoalmente ou pelo correio.

Já leu os comentários? Visite-nos também no Facebook.

Para adquirir quaisquer livros que escolher clique aqui.

Ver também os posts anteriores sobre BIBLIOTERAPIA

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:

TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS para a Biblioterapia

PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo)

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: