PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

AMEAÇA DE SUICÍDIO

Este post publicado em 4 de Agosto de 2008, deveu-se a um e-mail enviado por um senhor que se intitulou Nuno.

Soube que tem um blog para dar algumas informações das quais as pessoas possam necessitar.
Oxalá que a minha pergunta possa ser respondida em tempo oportuno.
Depois de um ano de intenso trabalho sem qualquer descanso, penso ausentar-me, em princípio de Setembro, para passar férias com o meu único filho Marco, de 15 anos, num local bem longe da minha residência.
No entanto, tenho um súbito problema, muito grave, em relação ao meu filho que me traz extremamente preocupado.
Há cerca de 3 meses, fui informado que o rendimento escolar do Marco baixou consideravelmente em quase todas as disciplinas do 10° ano que frequenta.
O seu comportamento tornou-se bastante estranho neste último trimestre.
Para tornar tudo ainda mais difícil, mesmo em casa, o Marco, nestas últimas semanas, facilmente se irrita e ameaça frequentemente que se vai suicidar.
Nas férias que vamos passar juntos e no local que escolhi, certamente ele vai encontrar alguns dos seus amigos e eu receio muito que possa vir a acontecer qualquer coisa desagradável.
Ficaria um pouco mais aliviado se me pudesse dizer o que fazer e como me comportar para que durante os próximos dias eu possa acompanhar o Marco mais de perto.
Por favor, responda-me o mais rapidamente possível.
Estou muito ansioso e desesperado.
Pode-me chamar Nuno.”
 
 

Caro Senhor Nuno,

Acabei de ler o seu e-mail de ontem à noite e, por causa da gravidade da situação, apresso-me a responder, embora de pouco possa servir enquanto não eu tiver outras informações mais importantes e necessárias do que aquelas que me deu.
O seu «caso» é para ser tentado resolver em uma ou mais consultas de psicologia ou com o apoio psicoterapêutico.

Contudo, como me parece que a sua maior aflição é «aguentá-lo» no tempo das férias, vou dar algumas indicações que talvez possam ser úteis.
Antes de tudo, pela sua carta não fico a saber porque é que vai de férias só com o filho.
A esposa não vai?
Estão separados ou em vias de separação?
Ela faleceu?
Aconteceu qualquer outra coisa de importante e «traumatizante» na vossa vida (especialmente do filho) nos últimos tempos?
O filho não tinha indícios do comportamento que agora apresenta?
As suas notas tinham sido sempre melhores do que as actuais?
Existe alguém no vosso círculo familiar mais próximo que tenha ideias de suicídio ou faça ameaças deste tipo?

Tudo isto tem de ser bem estudado, escrutinado, avaliado e relacionado com o contexto actual para lhe ser dado o devido «valor» ou «importância».
Só depois, poderá obter uma resposta válida.
Se me quiser enviar estes dados e quaisquer outros que possam parecer relevantes, talvez o consiga ajudar, mas vai demorar algum tempo.

Entretanto, pela avaliação muito superficial que faço da sua carta ou e-mail, posso dizer-lhe que me pareceu o senhor estar separado ou em vias de separação nestes últimos tempos e que tudo isto está a influenciar negativamente o seu filho.
Sem me apresentar outros dados concretos sobre a vossa vivência familiar não lhe posso dar outra ajuda a não ser indicar o caso relatado nas páginas 67 a 74 do livro SUCESSO NA VIDA! Por Que Não? ou o seu antecedente «Como”EDUCAR”Hoje», da Hugin.

Se ler o «caso» do Manuel, pode tirar dai as suas conclusões e experimentar novos modos de actuação.
Além disso, como vai de férias, se não tiver tempo ou possibilidades de ir a uma consulta de Psicologia, posso aconselhá-lo a ler os livros relacionados com a Joana:
– Como Compreender as crianças  
– Adolescência: idade critica?
– Preparação para a Maternidade  
– Como Educar as Crianças
e tirar dai algumas ilações que possam servir para o seu caso.

Os 5 volumes relacionados com Como Modificar o Comportamento também podem ter a sua utilidade como leitura de férias e aprendizagem em ambiente calmo.
Até podem ajudar a fazer experiências como aconteceu com a Joana.
Com a resposta que estou a dar, resta-me esperar pelas suas informações complementares, «essenciais», ou desejar boa sorte por ter acertado na hipótese que acabei de colocar.
Em qualquer das hipóteses, Bom Sucesso.

Para melhor contacto quanto aos livros, consultas e demais informações vou dar as referências que me parecem ser úteis e que também podem ser obtidas sempre neste blog, no post com o título INFORMAÇÃO.

 

 
Presentemente, em 2019, posso dizer que o primeiro livro citado pode ser adquirido na sua versão inicial «Como «EDUCAR» Hoje», da Hugin, embora exista o plano de publicar, quando possível “PSICOTERAPIAS BEM-SUCEDIDAS: 3 «casos»(N), no âmbito de colecção dos 18 livros da Biblioterapia.

Os quatro livros citados a seguir, relacionados com a JOANA, já estão conglomerados em «JOANA, a traquina ou simplesmente criança?» (D), já publicado.

Os livros relacionados com a Modificação do Comportamento, serão conglomerados no novo livro «PSICOLOGIA PARA TODOS» (F), da colecção já citada, podendo ser utilizados os antigos, da Plátano.

Também posso fazer uma recomendação muito importante.
Os pais devem ser equilibrados e dar exemplos dos comportamentos necessários e, para isso, existem livros que podem ajudar para que os filhos não sofram aquilo que o Júlio (E) e o Joel (G) sofreram.

Já leu os comentários? Visite-nos também no Facebook.

Para adquirir quaisquer livros que escolher clique aqui.

Ver também os posts anteriores sobre BIBLIOTERAPIA

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

 

Blogs relacionados:
TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS para a Biblioterapia
PSICOLOGIA PARA TODOS (o antigo)

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

 

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: