PSICOLOGIA PARA TODOS

BLOG QUE AJUDA A COMPREENDER A MENTE E OS COMPORTAMENTOS HUMANOS. CONSULTA-O E ESCREVE-NOS, FAZ AS PERGUNTAS E OS COMENTÁRIOS QUE QUISERES E COLABORA PARA MELHORAR ESTE BLOG. «ILUMINA» O TEU PRÓPRIO CAMINHO OU O MODO COMO FAZES AS COISAS…

ELEIÇÕES?

Em relação ao comentário transcrito a seguir, feito há bastantes dias pelos Compincha – CãoPincha, faço este novo post dando Interacção-B30uma ideia do que posso dizer quer em Psicologia Social, quer como cidadão e político não filiado em qualquer partido:

“Nosso caro doutor,
Depois de conhecermos o seu perfil e de ouvirmos os vários candidatos a presidente da república e especialmente o debate de hoje (23) na SIC, apetece-nos dizer que o seu «arregaçar as mangas» não chega.
É necessário alguém que comece a dar com a marreta na cabeça dos nossos políticos (?).Psicologia-B
Dos que se apresentaram, só Defensor de Moura e Fernando Nobre parecem pensar nos outros. Os restantes, que sejam mandados para a reciclagem.
Hoje ficamos surpreendidos com os argumentos do candidato Cavaco Silva que nos pareceu ser exímio em utilizar o «seu» reforço do comportamento incompatível. Ele respondeu a qualquer das acusações que lhe foram feitas? Não desviou bem a conversa? Que actuação teve desde que foi Primeiro-Ministro? Chegou ao ponto de um dos nossos convivas, já farto de o ouvir, dizer: “este gajo, além de vaidoso é sacaninha”.Biblio
Que Portugal não se afunde em tanta mesquinhez.

Antes de tudo, já tinha dado aos CãoPincha a minha opinião de cidadão em relação às actuais eleições. É um blog que visito frequentemente porque gosto dos seus posts bastante elucidativos e que nos obrigam a pensar.

Agora, falta-me apenas dizer alguma coisa no âmbito da psicologia social.

Como todos puderam constatar, esta campanha foi tudo menos política. Foi uma campanha de politiquice e maledicência. Como cidadão, não consegui saber o que é que qualquer dos candidatos irá fazer depois de eleito.Saude-B
Contudo, já posso fazer uma atribuição em relação ao que o candidato Cavaco Silva poderá fazer depois de ser eleito a partir do seu «trabalho» desde que foi Primeiro-Ministro há muitos anos. Também posso fazer uma previsão sabendo o elenco que teve nos seus governos. Fazendo essa atribuição, não prevejo nada de bom.
Em relação aos outros, fazendo também as atribuições necessárias a partir da sua conduta e da sua intervenção na vida pública, posso dizer que nenhum deles, a não ser Fernando Nobre mostrou obra feita.
Por isso, concordo com o vosso post O NOBRE chamado Fernando, de 21 de Fevereiro de 2010 que, até ao momento, parece ter tido 18 comentários. Da minha parte, estou decidido a votar em Fernando Nobre apesar de alguns deslizes (efeitos de facilitação social ou contaminação) que teve nos últimos dias.Imagina-B
Em relação aos outros candidatos, exceptuando o Francisco Lopes, que para o PCP é um ponto de honra, serviram para fazer «denúncias », abrindo os olhos dos portugueses para as inúmeras falcatruas que se vão cometendo em nome do interesse público e para o bem do mesmo.

Quase todos eles, desde que assumem o comando da situação, sentem-se «democratica e legalmente seguros» e vão fazendo tudo ao arrepio do que «prometeram».
Na política, é geralmente assim. É por isso que temos de compreender as intenções e as manobras dos «fazedores da imagem» que bem conhecemos no mundo da moda, do espectáculo, das promoções, da política, etc. Está tudo dentro da psicologia Acredita-Bsocial (K) (F), que é utilizada essencialmente para dar lucro a quem se expõe, da mesma maneira como acontece com estes candidatos. Mas, como a nossa memória é fraca e nos deixamos impressionar pelas últimas impressões, compete a quem vai votar relembrar aquilo que já aconteceu, ponderar sobre tudo o que se foi vivendo e decidir em consciência.
Tendo verificado a grande obra feita por Fernando Nobre na AMI, sem espalhafatos, julgo que a consciência dos portugueses despertou dando-lhe uma boa subida nas últimas sondagens.

Continuando com as minhas atribuições, será que a estratégia de alguém nesta campanha foi a de lançar ou incentivar todas as outras candidaturas para diminuir a votação em Cavaco Silva?Consegui-B
Se foi, não concordo com a mesma e a verificação do aumento da simpatia por Fernando Nobre na última sondagem, bem pode demonstrar que apenas a sua candidatura contra a de Cavaco Silva, poderia determinar um rumo diferente.
Em relação aos políticos ou candidatos, quase nunca sei o que fizeram antes (na governação) e muito menos fico a saber o que fazem e fizeram depois de terem assumido as rédeas do poder. A minha ideia ficou bem clara no post FOME OU MENTIRA?, de 17 de Outubro de 2010.

Da minha parte, já sabem que vou votar em Fernando Nobre porque estou farto dos desmandos a que tenho assistido Psicopata-Bdesde o ano 75 do século passado.

Haja democracia para todos!

Ver post LIVROS DISPONÍVEIS

É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO
de cada livro editado em post individual

Blogs anteriores:arvore

PSY FOR ALL
 (desactivado) [http://www.psyforall.blog.com]

PSICOLOGIA PARA TODOS [http://psicologiaparaque.blogspot.pt/]

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado. 

Para saber mais sobre este blog, clique aqui

Anúncios

Single Post Navigation

4 thoughts on “ELEIÇÕES?

  1. As eleições são muito bonitas para alguns dizerem que ganharam com mais de 50% de votos. Esquecem-se que houve abstenções. O que diz a isso?

    • Mário de Noronha on said:

      Sei perfeitamente que há abstenções por dificuldade em ir votar.
      Mas agora já existem abstenções como protesto.
      Não concordo.
      A abstenção pode ser considerada também como um comodismo do eleitor. Depende da sua leitura.
      Se for protesto, deve ser um voto riscado, já que não existe um quadrado para que o eleitor diga que não concorda ou que rejeita qualquer dos candidatos. Sou apologista desse quadradinho.
      Mário de Noronha

  2. CãoPincha on said:

    Afinal parece que Cavaco Silva vai ganhar com cerca de 53% dos votos.
    Mas lembre-se que ele só ganhou com votos de cerca de 25% dos portugueses ou possíveis eleitores. Qual será a vontade dos restantes 75% de portugueses? O que querem? Aceitam o que não puderam escolher?
    Concordo consigo quando diz que em vez de protestar não indo votar, eles podiam votar com uma cruz já que não existe o quadrado para dizer NÃO.
    Temos de o gramar mais 5 anos!
    O interessante é que Fernando Nobre, que era o nosso candidato, apesar de não ter quaisquer apoios de vulto, conseguiu uma boa votação de cerca de 14%.
    Esperemos pelo futuro e pelo quadrado para dizer NÃO.
    A não ser que os políticos sejam reciclados para uma mentalidade mais decente!!!

  3. Anónimo on said:

    Quem vamos escolher se não há qualquer pessoa válida que queira ir para a governação?
    Acho que pelo menos devíamos dizer que não queremos a escolha que nos é proposta.
    Olhem que o Coelho ganhou em três concelhos da Madeira e diz o Cavaco Silva que ganhou em todo o lado!
    Que grande desplante, humildade e sinceridade do nosso actual e futuro «nosso»?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: